Diretrizes nacionais e o descompasso na formação humanística do curso de graduação em Administração Pública da UFRRJ

Autores

  • Vinicius Ferreira Baptista Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133826212

Resumo

Neste texto discute-se o projeto pedagógico do curso de graduação em Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nos apoiamos em documentos oficiais da referida instituição e nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Analisamos conteúdo do projeto e da matriz curricular, que propõe uma formação humanística. Entendemos que existe um descompasso da formação humanística do curso de graduação em Administração Pública da UFRRJ. Tal formação não é humanística por renegar elementos básicos de desigualdades sociais e não preparar devidamente o discente para análise crítica da realidade social. É uma formação mecânica, engessada e descompassada entre o plano teórico do projeto pedagógico e sua pedagogia em si, retratada na matriz e ementas das disciplinas que a compõe.

Palavras-chave: projeto pedagógico, administração pública, formação humanística, UFRRJ.

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Biografia do Autor

Vinicius Ferreira Baptista, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Administrador. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

26-09-2017

Como Citar

Baptista, V. F. (2017). Diretrizes nacionais e o descompasso na formação humanística do curso de graduação em Administração Pública da UFRRJ. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(13), 101–119. https://doi.org/10.5902/2318133826212

Edição

Seção

Artigos