Diretrizes nacionais e o descompasso na formação humanística do curso de graduação em Administração Pública da UFRRJ
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133826212Resumo
Neste texto discute-se o projeto pedagógico do curso de graduação em Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nos apoiamos em documentos oficiais da referida instituição e nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Analisamos conteúdo do projeto e da matriz curricular, que propõe uma formação humanística. Entendemos que existe um descompasso da formação humanística do curso de graduação em Administração Pública da UFRRJ. Tal formação não é humanística por renegar elementos básicos de desigualdades sociais e não preparar devidamente o discente para análise crítica da realidade social. É uma formação mecânica, engessada e descompassada entre o plano teórico do projeto pedagógico e sua pedagogia em si, retratada na matriz e ementas das disciplinas que a compõe.
Palavras-chave: projeto pedagógico, administração pública, formação humanística, UFRRJ.
Downloads
Referências
BOERE, Natalia. Alunas denunciam três casos de estupro na Rural em dois meses. O GLOBO, Rio de Janeiro, 6 abr. 2016. Disponível em http://oglobo.globo.com/rio/alunas-denunciam-tres-casos-de-estupro-na-rural-em-dois-meses-19022263. Acesso em 16 mar. 2017.
BORILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo: 34, 2009.
HOOKS, Bell. Ensinando e transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
HOULSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. Companhia das Letras: São Paulo, 2013.
MARSHALL, Thomas Humprey. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MATIAS-PEREIRA. Curso de administração pública: foco nas instituições e ações governamentais. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.
O GLOBO. Alunos registram abandono no campus da UFRRJ, em Seropédica. Rio de Janeiro, s/d. Disponível em http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/alunos-registram-abandono-no-campus-da-ufrrj-em-seropedica-7847009. Acesso em 16 mar. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Projeto pedagógico do curso de Administração Pública. Seropédica: UFRRJ, 2010.
VIEIRA, Leonardo. Alunos da UFRRJ denunciam problemas em dossiê. O GLOBO, Rio de Janeiro, 16 mar. 2013. Disponível em http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/alunos-da-ufrrj-denunciam-problemas-em-dossie-7846985. Acesso em 16 mar. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.