Censo escolar e Sistec: as mais importantes bases de coleta de dados para a EPT
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133834593Resumo
O censo escolar e o Sistec destacam-se como ferramentas pelas quais busca-se oferecer suporte ao planejamento, execução e controle de ações voltadas à educação profissional e tecnológica. A identificação de dificuldades com esses sistemas, frente a sua relevância para a gestão pública, justifica a necessidade de estudá-los. Este trabalho foi realizado mediante entrevistas semi-estruturadas com professores de estabelecimentos das redes privada e pública do município de Santa Maria/RS. Procurou-se compreender estes sistemas, identificando suas principais dificuldades, sob a ótica de seus usuários. Constatou-se que os sistemas não funcionam como o planejado, e possuem uma série de problemas em seus mecanismos de treinamento, coleta, armazenamento, fiscalização e análise de dados.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Dezembro de 1996. Brasília, 1996.
BRASIL. Decreto n. 2.208, regulamenta a educação profissional, abril de 1997. Brasília, 1997.
BRASIL. Decreto n. 5.154, regulamenta a educação profissional, dezembro de 2004. Brasília, 2004.
BRASIL. Decreto n. 787, regulamenta a educação profissional, dezembro de 2004. Brasília, 2004.
BRASIL. Lei n. 11.892, Lei que institui os Institutos Federais, dezembro de 2008. Brasília, 2008.
BRASIL. Lei n. 12.513, Lei que institui Pronatec, dezembro de 2011. Brasília, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: https://www.mec.gov.br. Acesso em 13 de março de 2018.
BRASIL. Histórico da educação profissional. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em 10 mar. 2018.
BRASIL. Sistec. Disponível em http://sitesistec.mec.gov.br/consulta-publica. Acesso em 13 mar. 2018.
BRASIL. Censo escolar. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo. Acesso em 13 mar. 2018.
DINIZ, Ednar Maria Vieira. O censo escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 194, 1999, p. 156-163.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnica de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.