Processo avaliativo utilizado pelos professores do ensino médio nas aulas de educação física da rede estadual de ensino de Santa Rosa do Sul/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133835180

Resumo

Neste texto tem-se como objetivo analisar o processo avaliativo utilizado pelos professores de Educação Física com os estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de Santa Rosa do Sul/SC. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Os principais resultados acerca do processo de avaliação foram: dentre os capítulos do PPP da instituição apenas três instrumentos avaliativos são citados; quanto ao conhecimento dos estudantes acerca da avaliação percebemos que há um entendimento básico; aa auto-avaliação é utilizada apenas por um dos professores; quanto aos critérios avaliativos identificamos que são definidos a partir de documentos como PCNs e Base Nacional Curricular.

Palavras-chave: sistema avaliativo; Avaliação; auto-avaliação; ensino médio.

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Biografia do Autor

Leonan Peres Santana, Universidade do Extremo Sul Catarinense

licenciado em Eucação Física pela Unesc. Residente na cidade de Santa Rosa do Sul/SC.

Robinalva Ferreira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora universitária, com formação inicial em Educação Física, mestre e doutora em educação, há 21 anos trabalhando na UNESC, Criciúma/SC. Destes, 14 anos foram na gestão, desde coordenadora de curso de graduação, coordenadora de ensino da Unidade Acadêmica, assessora da pró-reitoria de graduação até a gestão superior como pró-reitora de graduação por seis anos, isto de 2002 a 2016. As disciplinas da docência são integrantes do currículo dos cursos de licenciatura e Metodologia Científica e da Pesquisa nos demais cursos. As pesquisas estão relacionadas a docência no ensino superior acerca da avaliação, práticas pedagógicas, metodologias ativas entre outros. Sou avaliadora do CEE/SC e integrante do BASIs.

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Publicado

06-01-2019

Como Citar

Santana, L. P., & Ferreira, R. (2019). Processo avaliativo utilizado pelos professores do ensino médio nas aulas de educação física da rede estadual de ensino de Santa Rosa do Sul/SC. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133835180