Sistematização de dados: uma análise do estado da arte no campo educacional

Assis Leão da Silva, Vilma de Albuquerque Santos, Cristiano Dornelas de Andrade, Wilma dos Santos Ferreira

Resumo


Neste texto se

analisa a produção acadêmica a respeito de mecanismos de informação –- doravante monitoramento –- no campo educacional, identificando e descrevendo nas pesquisas a temática da sistematização de dados para gestão educacional. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica do tipo sistemática. Os dados foram obtidos pelo portal de periódicos da Capes, base de dados do Scielo e Scielo Educ@. Busca-se ampliar a complexa posição conceitual da pesquisa ao qual está vinculado, revisitando a literatura existente, delineando o estado da arte, para reconhecer as diferentes contribuições científicas sobre a temática problematizada. Consta-se que a sistematização de dados é uma temática a ser explorada no campo educacional.

Palavras-chave: monitoramento; gestão educacional; estado da arte.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2318133836283



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