Sistematização de dados: uma análise do estado da arte no campo educacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133836283Resumo
Neste texto se analisa a produção acadêmica a respeito de mecanismos de informação - doravante monitoramento - no campo educacional, identificando e descrevendo nas pesquisas a temática da sistematização de dados para gestão educacional. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica do tipo sistemática. Os dados foram obtidos pelo portal de periódicos da Capes, base de dados do Scielo e Scielo Educ@. Busca-se ampliar a complexa posição conceitual da pesquisa ao qual está vinculado, revisitando a literatura existente, delineando o estado da arte, para reconhecer as diferentes contribuições científicas sobre a temática problematizada. Consta-se que a sistematização de dados é uma temática a ser explorada no campo educacional.
Palavras-chave: monitoramento; gestão educacional; estado da arte.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Janete Maria Lins. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 2004.
BELLONI, Isaura; MAGALHÃES, Heitor; SOUSA, Luzia Costa. Metodologia de avaliação em políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2007.
COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
DUPRIEZ, Vincent; MAROY, Christian. La régulation dans les systems scolaires. Revue Française de Pédagogie, v 130, n. 1, 2000, p. 73-87. Disponível em https://www.persee.fr/doc/rfp_0556-7807_2000_num_130_1_1054. Acesso em 5 dez. 2014.
GATTI, Bernadete Angelina. Avaliação: contextos, histórias e perspectivas. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, 2014, p. 8-26.
GOMES, Alfredo Macedo. Políticas públicas e gestão da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
GUBA, Egon G; LINCOLN, Yvonna Sessions. Avaliação de quarta geração. Campinas: Unicamp, 2011.
HOUSE, Ernest Robert. Evaluación, ética y poder. Madrid: Morata, 2000.
HOUSE, Ernest Robert. School evaluation: the politics and process. Berkeley: McCutchan, 1973.
LANDSHEERE, Gilbert. A natureza da pilotagem. In: LANDSHEERE, G. A pilotagem dos sistemas de educação. Lisboa: Asa, 1997.
LÜCK, Heloisa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Petrópolis: Vozes, 2012.
MAINARDES, Jefferson.- Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, 2006, p. 47-69.
MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
PARLETT, Malcolm; HAMILTON, David. Evaluation as ilumination: a new approach to the study of innovatory programmes. Edinburgh: Centre for Research in the Educational Sciences, University of Edinburgh, 1972.
RUSSELL, Michael; AIRASIAN, Peter. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre: AMGH, 2014.
SILVA, Assis. Leão. Avaliação institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Recife: UFPE, 2015. 372f. Tese (doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco.
STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
STAKE, Robert. The countenance of educational evaluation. Teachers College Record, 68, n. 7, 2967, p. 523-540.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.