Systematization of data: an analysis of the state of art in the educational field

Authors

  • Assis Leão da Silva Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-5926-652X
  • Vilma de Albuquerque Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Cristiano Dornelas de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Wilma dos Santos Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133836283

Abstract

Abstract

The paper analyzes the academic production regarding information mechanisms - henceforth monitoring - in the educational field, identifying and describing in the research the thematic of data systematization to educational management. As a methodological procedure we used bibliographical research of the systematic type. It presents as reference the Capes journal portal, the Scielo and Educ @ database. Also, it seeks to broaden the complex conceptual position of the research to which it is linked, revisiting the existing literature, outlining the state of the art, to recognize the different scientific contributions on the subject matter. The systematization of data, henceforth monitoring, is a subject to be explored in the educational field.

Key-words: monitoring; educational management; state of art.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Assis Leão da Silva, Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Licenciado em História, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Docente e Pró-reitor de ensino do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (GPAPE); colaborador do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES)" e do Grupo de Pesquisa Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1). A ênfase de suas investigações é a Política Educacional e suas interfaces com a Avaliação na Educação Superior, Educação Profissional e Educação Básica, focalizando aspectos relacionados às políticas de avaliação. Também, pesquisa a respeito do amplo e variado aspecto semântico e aplicativo da avaliação nos âmbitos da aprendizagem, do ensino, do ensino-aprendizagem, da escola, do sistema educacional, entre outros. Também, é docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional no IFPE e colaborador do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife.

Vilma de Albuquerque Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Licenciada no Curso de Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE- Campus Vitória). Mestranda em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE CAA). Atualmente, atua como colaboradora no grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (GPAPE),  tratando acerca da temática da avaliação educacional e institucional

Cristiano Dornelas de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Técnico em Assuntos Educacionais no Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE). Professor, coordenador do curso de Pedagogia e presidente da CPA da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL). Possui licenciatura em Filosofia (UECE) e em Pedagogia (UNINTER), e especialização em Literaturas de Expressão Portuguesa (FAINTVISA). Mestrando em Educação (UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (GPAPE-IFPE), atuando na linha de pesquisa política educacional e avaliação da educação superior. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES-UFPE), atuando na linha de pesquisa política educacional, planejamento e gestão da educação. Está associado ao Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES-UNICAMP-SP). É filiado à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Wilma dos Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), Especialização latu-sensu no Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE), Gestão do Trabalho Pedagógico pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Pesquisadora, realiza estudos sobre Avaliação da Educação. Integra os grupos de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Políticas Públicas de Educação e Enfrentamento da Desigualdade Social /Avaliação de Políticas Públicas de Educação e do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação; e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) integra o Grupo de Pesquisa sobre Avaliação e Política Educacional. Experiência profissional em coordenação e supervisão escolar, tutoria, orientação e regência em sala de aula. Atualmente leciona a disciplina Avaliação da Aprendizagem no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco.

References

AZEVEDO, Janete Maria Lins. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 2004.

BELLONI, Isaura; MAGALHÃES, Heitor; SOUSA, Luzia Costa. Metodologia de avaliação em políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2007.

COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

DUPRIEZ, Vincent; MAROY, Christian. La régulation dans les systems scolaires. Revue Française de Pédagogie, v 130, n. 1, 2000, p. 73-87. Disponível em https://www.persee.fr/doc/rfp_0556-7807_2000_num_130_1_1054. Acesso em 5 dez. 2014.

GATTI, Bernadete Angelina. Avaliação: contextos, histórias e perspectivas. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, 2014, p. 8-26.

GOMES, Alfredo Macedo. Políticas públicas e gestão da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

GUBA, Egon G; LINCOLN, Yvonna Sessions. Avaliação de quarta geração. Campinas: Unicamp, 2011.

HOUSE, Ernest Robert. Evaluación, ética y poder. Madrid: Morata, 2000.

HOUSE, Ernest Robert. School evaluation: the politics and process. Berkeley: McCutchan, 1973.

LANDSHEERE, Gilbert. A natureza da pilotagem. In: LANDSHEERE, G. A pilotagem dos sistemas de educação. Lisboa: Asa, 1997.

LÜCK, Heloisa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Petrópolis: Vozes, 2012.

MAINARDES, Jefferson.- Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, 2006, p. 47-69.

MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

PARLETT, Malcolm; HAMILTON, David. Evaluation as ilumination: a new approach to the study of innovatory programmes. Edinburgh: Centre for Research in the Educational Sciences, University of Edinburgh, 1972.

RUSSELL, Michael; AIRASIAN, Peter. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre: AMGH, 2014.

SILVA, Assis. Leão. Avaliação institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Recife: UFPE, 2015. 372f. Tese (doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco.

STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

STAKE, Robert. The countenance of educational evaluation. Teachers College Record, 68, n. 7, 2967, p. 523-540.

Published

2019-03-07

How to Cite

Silva, A. L. da, Santos, V. de A., Andrade, C. D. de, & Ferreira, W. dos S. (2019). Systematization of data: an analysis of the state of art in the educational field. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–24. https://doi.org/10.5902/2318133836283