Sistematização de dados: uma análise do estado da arte no campo educacional

Autores

  • Assis Leão da Silva Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-5926-652X
  • Vilma de Albuquerque Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Cristiano Dornelas de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Wilma dos Santos Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133836283

Resumo

Neste texto se analisa a produção acadêmica a respeito de mecanismos de informação - doravante monitoramento - no campo educacional, identificando e descrevendo nas pesquisas a temática da sistematização de dados para gestão educacional. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica do tipo sistemática. Os dados foram obtidos pelo portal de periódicos da Capes, base de dados do Scielo e Scielo Educ@. Busca-se ampliar a complexa posição conceitual da pesquisa ao qual está vinculado, revisitando a literatura existente, delineando o estado da arte, para reconhecer as diferentes contribuições científicas sobre a temática problematizada. Consta-se que a sistematização de dados é uma temática a ser explorada no campo educacional.

Palavras-chave: monitoramento; gestão educacional; estado da arte.

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Biografia do Autor

Assis Leão da Silva, Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Licenciado em História, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Docente e Pró-reitor de ensino do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (GPAPE); colaborador do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES)" e do Grupo de Pesquisa Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1). A ênfase de suas investigações é a Política Educacional e suas interfaces com a Avaliação na Educação Superior, Educação Profissional e Educação Básica, focalizando aspectos relacionados às políticas de avaliação. Também, pesquisa a respeito do amplo e variado aspecto semântico e aplicativo da avaliação nos âmbitos da aprendizagem, do ensino, do ensino-aprendizagem, da escola, do sistema educacional, entre outros. Também, é docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional no IFPE e colaborador do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife.

Vilma de Albuquerque Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Licenciada no Curso de Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE- Campus Vitória). Mestranda em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE CAA). Atualmente, atua como colaboradora no grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (GPAPE),  tratando acerca da temática da avaliação educacional e institucional

Cristiano Dornelas de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Técnico em Assuntos Educacionais no Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE). Professor, coordenador do curso de Pedagogia e presidente da CPA da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL). Possui licenciatura em Filosofia (UECE) e em Pedagogia (UNINTER), e especialização em Literaturas de Expressão Portuguesa (FAINTVISA). Mestrando em Educação (UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (GPAPE-IFPE), atuando na linha de pesquisa política educacional e avaliação da educação superior. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES-UFPE), atuando na linha de pesquisa política educacional, planejamento e gestão da educação. Está associado ao Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES-UNICAMP-SP). É filiado à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Wilma dos Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), Especialização latu-sensu no Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE), Gestão do Trabalho Pedagógico pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Pesquisadora, realiza estudos sobre Avaliação da Educação. Integra os grupos de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Políticas Públicas de Educação e Enfrentamento da Desigualdade Social /Avaliação de Políticas Públicas de Educação e do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação; e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) integra o Grupo de Pesquisa sobre Avaliação e Política Educacional. Experiência profissional em coordenação e supervisão escolar, tutoria, orientação e regência em sala de aula. Atualmente leciona a disciplina Avaliação da Aprendizagem no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

07-03-2019

Como Citar

Silva, A. L. da, Santos, V. de A., Andrade, C. D. de, & Ferreira, W. dos S. (2019). Sistematização de dados: uma análise do estado da arte no campo educacional. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–24. https://doi.org/10.5902/2318133836283