Delineamento do perfil conceitual de avaliação de mestrandos em ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133839681

Palavras-chave:

Avaliação, Perfil Conceitual, Práticas Avaliativas.

Resumo

O conceito de avaliação é um tema relevante, polêmico e, ao mesmo tempo, controverso. Esse tema tem sido discutido no âmbito acadêmico, contudo, não se observa a presença dessas reflexões na prática educacional da sala de aula, sobretudo na educação básica. A discussão levanta a necessidade de uma mudança de concepção de avaliação, tendo em vista que as práticas avaliativas têm assumido uma postura classificatória e de seleção, aplicada num momento final da ação didático-pedagógica. Nesse contexto, procurou-se identificar o perfil conceitual da concepção de avaliação que profissionais em capacitação stricto sensu, em nível de Mestrado, apresentam. Após análise dos dados oriundos de uma avaliação diagnóstica realizada pela turma de 2016, identificou-se quatro zonas: realista, relacional, reflexiva e axiológica, sendo que a realista foi a dominante entre todas.

Palavras-chave: avaliação; perfil conceitual; práticas avaliativas.  

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Biografia do Autor

Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Cornélio Procópio

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciéncias Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

 

Marlize Spagolla Bernardelli, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Cornélio Procópio

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciéncias Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciéncias Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Editor chefe da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciéncias Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

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Publicado

15-09-2019

Como Citar

Luccas, S., Bernardelli, M. S., Coelho Neto, J., & Lucas, L. B. (2019). Delineamento do perfil conceitual de avaliação de mestrandos em ensino. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–12. https://doi.org/10.5902/2318133839681