Avaliação progressiva na E. E. M. Dr. Brunilo Jacó, Redenção/CE

Autores

  • Fernando Moura Mendes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB/CE
  • Joana Elisa Röwer Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB/CE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133837651

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções e transformações na implantação do modelo de avaliação progressiva na E. E. M Dr. Brunilo Jacó, do município de Redenção/CE. Buscou-se compreender a percepção de agentes escolares - professores, gestores e estudantes -, assim como observar, comparativamente, as taxas de aprovação, reprovação, transferência e evasão, antes e após a implantação desse modelo avaliativo. As principais referências estudadas foram José Carlos Libâneo, Tomaz Tadeu da Silva, Heloísa Lück, Cipriano Luckesi e Antoni Zabala. Os resultados indicaram que a implantação da avaliação progressiva na escola não teve como consequência direta um maior índice de aprovações, mas facilitou o aprendizado, conforme depoimentos dos professores e estudantes. Esses resultados demonstram que outros aspectos interferem no processo de ensino e aprendizagem, como o aumento do número de alunos por sala. Conclui-se que a gestão escolar precisa continuar repensando os processos de avaliação diante das dinâmicas educacionais.

Palavras-chave: avaliação progressiva; ensino médio; escola.

a.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Moura Mendes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB/CE

Bacharel em Humanidades e Licenciado em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB/CE

Joana Elisa Röwer, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB/CE

Professora Adjunta do Curso de Sociologia, do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB/CE. Doutora e Mestre em Educação, Bacharel em Ciências Sociais e Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.

Referências

BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: BARROSO, João. O estudo da escola. Porto: Porto, 1996, p. 20-44.

CREDE. Projeto político-pedagógico da EEM Dr. Brunilo Jacó. Redenção: Crede, 2012.

FERREIRA, Juara R. Arthury de Almeida. Gestão escolar: desafios e possibilidades. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2009.

GATTI, Bernadete A. Pós-graduação e pesquisa em Educação no Brasil 1978-1981. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 44, p. 3-17, 1983.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola teoria e pratica: Goiânia: Alternativa, 2008.

LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Porto Alegre: Artmed, 2000.

RIBEIRO, Djeissom Silva; MACHADO, Lourdes Marcelino. Teorias de administração escolar em Querino Ribeiro e Lourenço Filho: raízes e processos de constituição de modelos teóricos. RBPAE, v. 23, n. 1, p. 13-28, 2007.

RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Araxá, n. 4, p. 129-148, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

15-09-2019

Como Citar

Mendes, F. M., & Röwer, J. E. (2019). Avaliação progressiva na E. E. M. Dr. Brunilo Jacó, Redenção/CE. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133837651