Design de experiência de aprendizagem: avaliação do modelo Addie e contribuições para o ensino a distância

Autores

  • Andrea Moura da Costa Souza INSTITUTO FEDERAL DO CEARA
  • Maria Lucijane Gomes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Marcos Antônio Martins Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Blússia Tétis Brito Batista GPAGE, grupo de pesquisa em avaliação e gestão

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133831922

Resumo

Refletir sobre o design da aprendizagem nos remete a entender como o discente apreende para que os processos de ensino e aprendizagem ocorram de modo eficaz. O papel do professor se mostra importante em todo o processo, pois este irá proporcionar ao discente uma experiência orientada para que o aprendizado seja alcançado. O objetivo desta pesquisa é descrever o modelo Addie - análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação - e avaliar as suas contribuições para prática docente, fazendo uso do design de experiência de aprendizagem no ensino a distância. Conclui-se que o modelo Addie se apresenta como importante ferramenta no planejamento pedagógico, por meio do qual o professor precisa cumprir as etapas para então avaliar a aprendizagem do estudante.

Palavras-chave: design de experiência; avaliação; modelo Addie.

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Biografia do Autor

Andrea Moura da Costa Souza, INSTITUTO FEDERAL DO CEARA

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - Linha de pesquisa Avaliação Educacional / Eixo Avaliação Institucional - Mestre em Administração e Educação pela Université de Nancy 2, Especialista em Gestão e Planejamento Estratégico. Bacharel em Administração e em Filosofia. Atuando no Instituto Federal do Ceara, UFC- virtual e Universidade Aberta do Brasil como professora-tutora e colaboradora de conteúdo. Docente da Faculdade Fametro. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE) UFC/CNPq, atualmente desenvolve pesquisas em Avaliação de competências, Formação docente, Tecnologias digitais e Planejamento estratégico. Tem experiência técnica em consultoria organizacional ,docência no ensino superio

Maria Lucijane Gomes de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PEDAGOGA, DESIGN INSTRUCIONAL, MESTRE EM EDUCAÇÃO

Marcos Antônio Martins Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Dr. em Educação, pós doutor em Gestão, professor do programa de pós graduação em Educação.

Blússia Tétis Brito Batista, GPAGE, grupo de pesquisa em avaliação e gestão

Graduada em Administração e pesquisadora do grupo Gpage

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Publicado

06-01-2019

Como Citar

Souza, A. M. da C., Oliveira, M. L. G. de, Lima, M. A. M., & Batista, B. T. B. (2019). Design de experiência de aprendizagem: avaliação do modelo Addie e contribuições para o ensino a distância. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–9. https://doi.org/10.5902/2318133831922

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