Avaliação da organização do espaço escolar na percepção docente: um estudo realizado em escolas da rede pública municipal de Fortaleza/CE

Autores

  • Marcos Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)
  • Denize de Melo Silva Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)
  • Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133824966

Resumo

Neste texto busca-se apresentar os resultados de uma avaliação acerca da gestão escolar com base na percepção dos docentes oriundos das escolas da rede pública municipal de Fortaleza, Ceará. A metodologia da pesquisa compreende as etapas de investigação e análise do objeto. A escolha das instituições foi feita com base no Índice de Desempenho Escolar Alfa (0-10) correspondente ao período de 2012 e 2014. A análise qualitativa foi realizada com base no Atlas.ti7 com vistas a entender os discursos provenientes dos docentes para a compreensão acerca da organização do espaço escolar e do papel desempenhado pelo gestor. Verificou-se que o trabalho atrelado à formação docente deve considerar os anseios dos docentes e discentes, além do contexto em que as práticas são conduzidas nas escolas.

Palavras-chave: organização escolar, percepção docente, avaliação educacional.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Denize de Melo Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira (PPEB)

Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira (PPEB)

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Publicado

07-04-2017

Como Citar

Lima, M. A. M., Silva, D. de M., & Tahim, A. P. V. de O. (2017). Avaliação da organização do espaço escolar na percepção docente: um estudo realizado em escolas da rede pública municipal de Fortaleza/CE. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 9–21. https://doi.org/10.5902/2318133824966

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