Epistemologia dos modelos em avaliação institucional: um estudo sobre o Spaece-alfa adotado pelo governo do Estado do Ceará/Brasil

Autores

  • Marian Cristina Alves de Abreu Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ana Cléa Gomes de Souza Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Marcos Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED) https://orcid.org/0000-0001-5541-6220

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133832097

Resumo

Neste texto tem-se como objetivo apresentar os fundamentos epistemológicos dos modelos em avaliação educacional, tomando-os como meio para ampliar a compreensão em torno da validade consequencial que subjaz às avaliações em larga escala, notadamente o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. Quanto à natureza trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica cuja base se assenta em consultas a sites, periódicos, legislação e dissertações. Mediante o estudo epistemológico da avaliação educacional, apresenta-se uma reflexão sobre a avaliação institucional e os desafios inerentes ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Alfabetização - Spaece-Alfa. As pesquisas de Lima, Pequeno e Melo (2008), Lima (2012), Costa (2016), Junior e Farias (2016) e de Soares e Werle (2016) apontam a relevância do Spaece-Alfa mas sinalizam, sobretudo, para a necessidade de se compreender a alfabetização como um processo complexo para além das escalas de proficiência considerando o trinômio ensino-aprendizagem-avaliação.

Palavras-chave: epistemologia da avaliação; sistemas de avaliação; Spaece-Alfa.

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Biografia do Autor

Marian Cristina Alves de Abreu, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Programa de Pós-graduação em Educação

Núcleo de Avaliação Educacional

Ana Cléa Gomes de Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Programa de Pós-graduação em Educação

Núcleo de Avaliação Educacional

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Departamento de Fundamentos da Educação (DFE)

Programa de Pós-graduação em Educação

Núcleo de Avaliação Educacional

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Publicado

21-08-2018

Como Citar

Abreu, M. C. A. de, Souza, A. C. G. de, & Lima, M. A. M. (2018). Epistemologia dos modelos em avaliação institucional: um estudo sobre o Spaece-alfa adotado pelo governo do Estado do Ceará/Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 7(16), 11–24. https://doi.org/10.5902/2318133832097

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