Accountability e o mosaico da política de avaliação da educação superior brasileira

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133834902

Resumo

Neste texto propõe-se a analisar os mecanismos que constituem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes -, sua articulação com a noção de accountability educacional de cunho técnico/contábil e a própria definição de qualidade adotado por este sistema avaliativo. No processo de investigação utilizou-se a abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de tipo bibliográfica e documental. Considerou-se que o Sinaes utiliza diversos mecanismos para operacionalizar a avaliação, na qual sua centralidade está calcada no exame por desempenho como base dos processos regulatórios das instituições de educação superior, além da utilização de indicadores classificatórios, comparativos e escalonais para a sistematização de dados para a constituição de rankings entre as instituições.

Palavras-chave: accountability; Sinaes; qualidade; educação superior.

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Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Professor do Centro Universitário INTA (UNINTA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação (GPOSSHE).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação (GPOSSHE).

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Regional do Cariri. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação (GPOSSHE).

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Publicado

06-01-2019

Como Citar

Paula, A. S. do N. de, Costa, F. J. F., & Lima, K. R. R. (2019). Accountability e o mosaico da política de avaliação da educação superior brasileira. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133834902