Desafios do coordenador na gestão de cursos de graduação: um estudo comparativo em universidade pública e privada
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133834412Resumo
A figura do coordenador de curso existe desde a década de 1960 no ensino superior brasileiro, mas foi somente a partir da lei n. 9.394/96 que o coordenador de curso assumiu um papel fundamental na gestão dos cursos de graduação. Outro fator que ressignificou o papel do coordenador foi a implantação das políticas públicas de avaliação do ensino superior, em meados da década de 1990, e as transformações que levaram a uma diversificação e diferenciação da educação superior no Brasil, configurando a reestruturação com viés neoliberal. A partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante, discute-se o papel, o perfil e os desafios do coordenador de curso como gestor acadêmico, identificando modelos de gestão em uma universidade pública e em uma universidade privada.
Palavras-chave: coordenador de curso; gestão de curso de graduação; modelos de gestão.
Downloads
Referências
ABREU, Bergamini de. Novas reflexões sobre a evolução da teoria administrativa: os quatro momentos cruciais no desenvolvimento da teoria organizacional. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, 1982, p. 39-52.
AKTOUF, Omar. A administração entre a tradição e a renovação. São Paulo: Atlas, 1996.
ARAGÃO, José Euzébio de Oliveira Souza; FRANÇA, Carlos Marshal; ZUCCOLOTTO, Paulo Antonio da Graça Lima. Avaliação do ensino superior: os desafios para o Coordenador de Curso. In: ARAGÃO, José Euzébio de Oliveira Souza; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Introdução à administração: desenvolvimento histórico, educação e perspectivas profissionais. São Paulo: Atlas, 2016, p. 145-160.
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de. As políticas de diversificação e diferenciação da educação superior no Brasil: alterações no sistema e nas universidades públicas. In: SGUISSARDI, Valdemar (org.). Educação superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000, p. 63-81.
FERREIRA, Ademir Antônio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira, 1997.
FRANCO, Édson Raymundo Pinheiro. Funções do coordenador de curso: como construir o coordenador ideal. Brasília: ANMS, 2002. Disponível em http://www.abmes.org.br /public/arquivos/publicacoes/ABMESCaderno8.pdf. Acesso em 17 ago. 2017.
GOLDBARG, Marco César. Educação e qualidade: repensando conceitos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 193, 1998, p. 35-62.
JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho; JACOBUCCI, Giuliano Buzá. Correndo na esteira rolante: a experiência de coordenar um curso de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Olhar do Professor, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, 2008, p. 81-101. Disponível em http://www.uepg.br/olhar_de_professor. Acesso em 17 ago. 2017.
MAXIMIANO, Antonio César Amarú. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2012.
MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1999.
NOGUEZ, José Hiram S; TILLMANN, Alfredo Luiz da Costa; DUARTE, Glaucius Décio. Os saberes e práticas do coordenador de curso de graduação da Universidade Federal de Pelotas. REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 11, 2016. Anais ... Curitiba: Anped, 2016. Disponível em http://www.anpedsul2016.ufpr.br/trabalhos-completos-eixo-8-ensino-superior. Acesso em 17 ago. 2017.
NUNES, Thalita Pimentel; LEÃO, Jacqueline Oliveira. O coordenador de curso de instituição de ensino superior privado como ferramenta de gestão estratégica universitária: um estudo de caso em uma instituição de Montes Claros/MG. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 5, n. 9, 2015. Disponível em http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/3813/1936. Acesso em 17 ago. 2017.
PEREIRA, Maria Isabel; SANTOS, Silvio Aparecido dos. Modelo de gestão: uma análise conceitual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001
ROBBINS, Stephen P. O processo administrativo: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas. 1978.
RUSSO, Miguel Henrique. Escola e paradigmas de gestão. EccoS - Revista Científica, São Paulo, Uninove, v. 6, n. 1, 2004, p. 25-42.
SILVA, Reinaldo O. Teorias da administração. São Paulo: Thomson Pioneira, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.