Desafios do coordenador na gestão de cursos de graduação: um estudo comparativo em universidade pública e privada

Autores

  • José Euzébio de Oliveira Souza Aragão UNESP - RIO CLARO
  • Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Economia eAdministração, Faculdade de Administracao.
  • Maria Aparecida Bovério FATEC - SERTÃOZINHO UNESP - RIO CLARO http://orcid.org/0000-0003-0259-4909
  • Vanessa Terra Pereira UNESP - RIO CLARO

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133834412

Resumo

A figura do coordenador de curso existe desde a década de 1960 no ensino superior brasileiro, mas foi somente a partir da lei n. 9.394/96 que o coordenador de curso assumiu um papel fundamental na gestão dos cursos de graduação. Outro fator que ressignificou o papel do coordenador foi a implantação das políticas públicas de avaliação do ensino superior, em meados da década de 1990, e as transformações que levaram a uma diversificação e diferenciação da educação superior no Brasil, configurando a reestruturação com viés neoliberal. A partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante, discute-se o papel, o perfil e os desafios do coordenador de curso como gestor acadêmico, identificando modelos de gestão em uma universidade pública e em uma universidade privada.

Palavras-chave: coordenador de curso; gestão de curso de graduação; modelos de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, UNESP - RIO CLARO

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialista em Administração pela Universidade São Judas Tadeu (USJ-SP), Bacharel em Administração pelo Cento Universitário Central Paulista (UNICEP) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência em Sociologia, Educação e Administração, tendo pesquisado sobre os seguintes temas: Ensino Superior; Gestão Escolar; Cinema, Educação e Sociedade; Cinema na Escola e Ensino de Administração. É membro do Conselho Editorial da Revista Educação: Teoria e Prática. Atualmente é Chefe do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro.

Paulo Antonio da Graça Lima Zuccolotto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Economia eAdministração, Faculdade de Administracao.

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Diretor da Faculdade de Administração. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração, Administração em Serviços, Ensino da Administração, Energia e Meio Ambiente.

Maria Aparecida Bovério, FATEC - SERTÃOZINHO UNESP - RIO CLARO

Pós-Doutorado em Educação Escolar, linha de pesquisa: Políticas, Gestão e o Sujeito Contemporâneo, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro/SP (2018). Doutora em Educação Escolar, linha de pesquisa: Política e Gestão Educacional, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara/SP (2014). Mestra em Educação Escolar, linha de pesquisa: Política e Gestão Educacional, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara/SP (2007). Especialista em Planejamento e Gestão de Organizações Educacionais, tema de pesquisa: Propostas Político Pedagógicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara/SP (2004). Graduada/Licenciada em Letras (Português e Inglês) pelo Centro Universitário Moura Lacerda, Campus de Ribeirão Preto/SP (1997). Professora titular da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho/SP (a partir de fevereiro de 2018). Professora da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga/SP (FATEC) de novembro/2015 a julho/2017. Docente e funcionária no Instituto Educacional de Monte Alto/SP, mantenedor da Faculdade de Monte Alto/SP, no período de 03/05/1999 a 04/12/2014. As principais funções desenvolvidas neste período foram: docente em regime de Tempo Integral (TI) sem dedicação exclusiva, cujo contrato contemplava 40 h/a distribuídas em dedicação ao estudo, à docência, à pesquisa e à extensão, planejamento, orientação, supervisão, avaliação, participação em bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-Graduação lato sensu, membro de banca para processo seletivo de contratação do corpo docente, membro participante nos processos de seleção de funcionários, membro do Conselho Superior (CONSU), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE). As áreas de atuação são: Educação e Administração, como docente, coordenadora de cursos e coordenadora geral de cursos. Professora na docência da educação básica pública do Estado de São Paulo, em Monte Alto/SP (1998). Os principais temas de pesquisa e atuação acadêmica são: Metodologias de pesquisa; Letras/Comunicação; O Sujeito Contemporâneo, Ensino Superior, Políticas Públicas Inclusivas, Gestão Educacional Democrática, PROUNI, Ciências sem Fronteiras, Desigualdades Econômicas e Sociais, Capital Cultural, Ensino Médio, Projeto Político Pedagógico, Administração Geral e Administração de Recursos Humanos.

Vanessa Terra Pereira, UNESP - RIO CLARO

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de São Paulo, Unesp de Marília - SP. Especialista em Planejamento e Gestão de Organizações Educacionais, pela UNESP de Araraquara - SP. MBA em Gestão Empresarial, pela Faculdade de Monte Alto - SP. Mestre em Linguagem - Experiência - Memória - Formação, pela UNESP de Rio Claro - SP

Referências

ABREU, Bergamini de. Novas reflexões sobre a evolução da teoria administrativa: os quatro momentos cruciais no desenvolvimento da teoria organizacional. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, 1982, p. 39-52.

AKTOUF, Omar. A administração entre a tradição e a renovação. São Paulo: Atlas, 1996.

ARAGÃO, José Euzébio de Oliveira Souza; FRANÇA, Carlos Marshal; ZUCCOLOTTO, Paulo Antonio da Graça Lima. Avaliação do ensino superior: os desafios para o Coordenador de Curso. In: ARAGÃO, José Euzébio de Oliveira Souza; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Introdução à administração: desenvolvimento histórico, educação e perspectivas profissionais. São Paulo: Atlas, 2016, p. 145-160.

CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de. As políticas de diversificação e diferenciação da educação superior no Brasil: alterações no sistema e nas universidades públicas. In: SGUISSARDI, Valdemar (org.). Educação superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000, p. 63-81.

FERREIRA, Ademir Antônio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira, 1997.

FRANCO, Édson Raymundo Pinheiro. Funções do coordenador de curso: como construir o coordenador ideal. Brasília: ANMS, 2002. Disponível em http://www.abmes.org.br /public/arquivos/publicacoes/ABMESCaderno8.pdf. Acesso em 17 ago. 2017.

GOLDBARG, Marco César. Educação e qualidade: repensando conceitos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 193, 1998, p. 35-62.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho; JACOBUCCI, Giuliano Buzá. Correndo na esteira rolante: a experiência de coordenar um curso de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Olhar do Professor, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, 2008, p. 81-101. Disponível em http://www.uepg.br/olhar_de_professor. Acesso em 17 ago. 2017.

MAXIMIANO, Antonio César Amarú. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2012.

MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1999.

NOGUEZ, José Hiram S; TILLMANN, Alfredo Luiz da Costa; DUARTE, Glaucius Décio. Os saberes e práticas do coordenador de curso de graduação da Universidade Federal de Pelotas. REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 11, 2016. Anais ... Curitiba: Anped, 2016. Disponível em http://www.anpedsul2016.ufpr.br/trabalhos-completos-eixo-8-ensino-superior. Acesso em 17 ago. 2017.

NUNES, Thalita Pimentel; LEÃO, Jacqueline Oliveira. O coordenador de curso de instituição de ensino superior privado como ferramenta de gestão estratégica universitária: um estudo de caso em uma instituição de Montes Claros/MG. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 5, n. 9, 2015. Disponível em http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/3813/1936. Acesso em 17 ago. 2017.

PEREIRA, Maria Isabel; SANTOS, Silvio Aparecido dos. Modelo de gestão: uma análise conceitual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001

ROBBINS, Stephen P. O processo administrativo: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas. 1978.

RUSSO, Miguel Henrique. Escola e paradigmas de gestão. EccoS - Revista Científica, São Paulo, Uninove, v. 6, n. 1, 2004, p. 25-42.

SILVA, Reinaldo O. Teorias da administração. São Paulo: Thomson Pioneira, 2001.

Downloads

Publicado

06-01-2019

Como Citar

Aragão, J. E. de O. S., Zuccolotto, P. A. da G. L., Bovério, M. A., & Pereira, V. T. (2019). Desafios do coordenador na gestão de cursos de graduação: um estudo comparativo em universidade pública e privada. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133834412