Alinhamento de ferramentas de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133837497Resumo
O objetivo desta pesquisa foi a elaboração de um projeto de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior. Buscou-se diagnosticar a realidade da gestão do conhecimento na IES pela aplicação do instrumento de Bukowitz e Williams (2002), bem como relacionar as ferramentas de gestão do conhecimento às características culturais da instituição. Trata-se de uma pesquisa intervencionista e quantitativa. Como resultado destaca-se os menores índices nos critérios de avaliação de novas formas de conhecimento e no descarte de conhecimento. A proposição foi de um projeto de gestão do conhecimento, composto de ferramentas tecnológicas -wikis, blogs e portais - e não tecnológicas - requisitos de capacidade futura, quadro de ação estratégica, métricas de mudança cultural, gestão de risco e seleção de processo.
Palavras-chave: gestão do conhecimento; ferramentas de gestão do conhecimento; instituição de ensino superior.
Downloads
Referências
ALAVI, Maryam; KAYWORTH, Timothy; LEIDNER, Dorothy. An empirical examination of the influence of organizational culture on knowledge management practices. Journal of management information systems, v. 22, n. 3, 2005, p. 191-224. Disponível em: https://www.jmis-web.org. Acesso em: 23 jun. 2018.
BARNEY, Jay. Organizational culture: can it be a source of sustained competitive advantage? Academy of management review, California, v. 11, n. 3, 1986, p. 656-665.
BUKOWITZ, Wendi. R; WILLIAMS, Ruth. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.
CALDAS, Sólon Hormidas. Gestão do conhecimento em IES: um estudo de caso. Brasília: UCB, 2009. 113f. Dissertação (mestrado em Informática). Universidade Católica de Brasília.
CURADO, Carla; BONTIS, Nick. Parallels in knowledge cycles. Computers in Human Behavior, v. 27, n. 4, 2011, p. 1438-1444. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?id=J1034&picked=prox. Acesso em: 12 jun. 2018.
DAVENPORT, Thomas H. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.
DAVENPORT, Thomas H; PRUSAK, Laurence. Working knowledge: how organizations manage what they know. Harvard Business Press, 1998.
DEMSETZ, Harold. The nature of the firm revisited. Oliver E. Williamson and Sidney G. Winter, eds, 1991. New York, Oxford University Press.
DONATE, Mario Javier; GUADAMILLAS, Fátima. Organizational factors to support knowledge management and innovation. Journal of Knowledge Management, v. 15, n. 6, 2011, p. 890-914. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/journal/jkm. Acesso em: 5 jul. 2018.
EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael. S. Intellectual capital: realizing your company’s true value by finding its hidden brainpower. New York: Harper Business, 1997.
FERENHOF, Helio Aisenberg; BIALECKI, Mariana Zaniboni; DURST, Susanne; SELIG, Paulo. Análise das dimensões do capital intelectual: uma revisão da literatura. In: VAZ, Caroline Rodrigues (org.). Capital intelectual: reflexão da teoria e prática. Florianópolis: UFSC, 2014, p. 20-49.
FIGUEIREDO, Saulo Porfírio. Gestão do conhecimento: estratégias competitivas para a criação e mobilização do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GRANT, Robert M. Toward a knowledge‐based theory of the firm. Strategic Management Journal, v. 17, n. S2, 1996, p. 109-122.
KIANTO, Ainó; RITALA, Paavo; SPENDER, John. C; VANHALA, Mika. The interaction of intellectual capital assets and knowledge management practices in organizational value creation. Journal of Intellectual Capital. v. 15, n. 3, 2014, p. 362-375. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/journal/jic. Acesso em: 6 jun. 2018.
KRÜCKEN-PEREIRA, Lia; COSTA, Marilia Damiani; BOLZAN, Ariovaldo. Gestão do conhecimento aplicada ao desenvolvimento de novos produtos. Revista Inteligência Empresarial, v.12, p. 48-56, 2002.
MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2000.
MASSINGHAM, Peter. An evaluation of knowledge management tools: part 1-managing knowledge resources. Journal of Knowledge Management, v. 18, n. 6, 2014, p. 1075-1100. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/journal/jkm. Acesso em: 5 jul. 2018.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. The knowledge-creating company: how Japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press, 1995.
NONAKA, Ijujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
RATHI, Dinesh; GIVEN, Lisa. M. Non-profit organizations’ use of tools and technologies for knowledge management: a comparative study. Journal of Knowledge Management, v. 21, n. 4, 2017, p. 718-740. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/journal/jkm. Acesso em: 6 jul. 2018.
SPENDER, J. C. Making knowledge the basis of a dynamic theory of the firm. Strategic Management Journal, v. 17, n. 2, 1996, p. 45-62.
STEWART, Thomas. A. A riqueza do conhecimento: o capital intelectual e a organização do século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Negócio, 2000.
WENGER, Etienne; MCDERMOTT, Richard Arnold; SNYDER, William. Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston: Harvard Business Press, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.