Alinhamento de ferramentas de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133837497

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi a elaboração de um projeto de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior. Buscou-se diagnosticar a realidade da gestão do conhecimento na IES pela aplicação do instrumento de Bukowitz e Williams (2002), bem como relacionar as ferramentas de gestão do conhecimento às características culturais da instituição. Trata-se de uma pesquisa intervencionista e quantitativa. Como resultado destaca-se os menores índices nos critérios de avaliação de novas formas de conhecimento e no descarte de conhecimento. A proposição foi de um projeto de gestão do conhecimento, composto de ferramentas tecnológicas -wikis, blogs e portais - e não tecnológicas - requisitos de capacidade futura, quadro de ação estratégica, métricas de mudança cultural, gestão de risco e seleção de processo.

Palavras-chave: gestão do conhecimento; ferramentas de gestão do conhecimento; instituição de ensino superior.

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Biografia do Autor

Simone Boruck Klein, Fundação Pedro Leopoldo, Universidade do Oeste do Paraná

Graduação em Administração, Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas, Marketing e MBA Gestão de Negócios (USP) Mestre em Administração e Mestranda em Contabilidade

Salette Silveira Azevedo, Fundação Pedro Leopoldo(FPL)

Graduação em Economia, Pós-Graduação Lato sensu em Gestão Universitária, Mestre em Administração. Diretora Acadêmica da Faculdade de Pinhais, PR.

Paula Bitar Silva, Fundação Pedro Leopoldo (FPL)

Graduação em Comunicação Social, Pós-Graduação Lato Sensu Jornalismo, Mestre em Administração

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Publicado

08-05-2019

Como Citar

Klein, S. B., Azevedo, S. S., & Silva, P. B. (2019). Alinhamento de ferramentas de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133837497