Avaliações subjetivas e relacionais: o equívoco do sistema avaliativo docente para a qualidade dos cursos de pós-graduação MBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133839416

Palavras-chave:

MBA, educação executiva, avaliação docente, qualidade.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar, sob a ótica da coordenação de curso, como e porque as avaliações docentes realizadas pelos alunos ao final das disciplinas ministradas podem auxiliar o gestor a melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação lato sensu em Administração de Empresas denominados MBAs. Numa abordagem qualitativa, foi conduzido um estudo de caso em que foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com os coordenadores dos programas que envolvem mais de 6.000 alunos e 500 professores da cidade de São Paulo. A análise de conteúdo das entrevistas com os coordenadores mostrou que o sistema avaliativo, atualmente praticado pela instituição de ensino do caso estudado, está mais associado a uma tentativa de mensuração de aspectos relacionais e comportamentais entre aluno-professor do que a aspectos de melhoria de qualidade dos programas ou aos seus objetivos de aprendizagem. Não ficou evidente a relação da realização das avaliações docentes com uma lógica de melhoria permanente de qualidade. Como saída adicional da pesquisa foram identificados os principais componentes que poderiam constar num sistema de avaliação que tivesse foco num programa contínuo de melhoria de qualidade.

Palavras-chave: MBA; educação executiva; avaliação docente; qualidade.

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Biografia do Autor

Luis Henrique Rigato Vasconcellos, Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de São Paulo

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica de São Paulo (2010); Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2002) e Graduação em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI (1995). Ampla experiência na área de Operações, atuando como executivo e consultor. Atualmente é coordenador do curso de especialização Master Business Management - MBM da Fundação Getulio Vargas de São Paulo - FGV EAESP.

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Publicado

15-09-2019

Como Citar

Vasconcellos, L. H. R., Mello, C. P., & Brites, F. F. (2019). Avaliações subjetivas e relacionais: o equívoco do sistema avaliativo docente para a qualidade dos cursos de pós-graduação MBA. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–22. https://doi.org/10.5902/2318133839416