Avaliações subjetivas e relacionais: o equívoco do sistema avaliativo docente para a qualidade dos cursos de pós-graduação MBA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133839416Palavras-chave:
MBA, educação executiva, avaliação docente, qualidade.Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar, sob a ótica da coordenação de curso, como e porque as avaliações docentes realizadas pelos alunos ao final das disciplinas ministradas podem auxiliar o gestor a melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação lato sensu em Administração de Empresas denominados MBAs. Numa abordagem qualitativa, foi conduzido um estudo de caso em que foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com os coordenadores dos programas que envolvem mais de 6.000 alunos e 500 professores da cidade de São Paulo. A análise de conteúdo das entrevistas com os coordenadores mostrou que o sistema avaliativo, atualmente praticado pela instituição de ensino do caso estudado, está mais associado a uma tentativa de mensuração de aspectos relacionais e comportamentais entre aluno-professor do que a aspectos de melhoria de qualidade dos programas ou aos seus objetivos de aprendizagem. Não ficou evidente a relação da realização das avaliações docentes com uma lógica de melhoria permanente de qualidade. Como saída adicional da pesquisa foram identificados os principais componentes que poderiam constar num sistema de avaliação que tivesse foco num programa contínuo de melhoria de qualidade.
Palavras-chave: MBA; educação executiva; avaliação docente; qualidade.
Downloads
Referências
AACSB–The Association to Advance Collegiate School of Business.Disponívelem:http://www.aacsb.edu/accreditation/accreditedmembers.asp .2018. Acesso em 10 de abril de 2018.
AMBA – Association for MBAs. MBM ACCREDITATION CRITERIA 2016. Disponível em http://www.mbaworld.com. 2016. Acesso em 02 de maio de 2018.
BACELLAR, F. C. T; IKEDA, A. A. Objetivos e expectativas de alunos de MBA executivo. Revista de Administração da UNIMEP , v. 3, n. 3. p. 70-90, Setembro/ Dezembro, 2005.
BALBACHEVSKI, Elizabeth. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem sucedida. In: Brock. C.; SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BITTENCOURT, V. da S.; BERNARDO, E.G. Análise dos instrumentos de mensuração da qualidade dos serviços oferecidos nas instituições de ensino superior. Anais do V SINGEP, São Paulo, nov. 2016.
BOFF, D. Os Programas de MBA Brasileiros: uma análise sob a perspectiva de gestores. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração. Área de Concentração: Gestão de Pessoas, 2017.
CARLOS, M. da G. de O.; MAIA, Cristhiane. Aluno: clienteouproduto? Estudo da percepção e preferência de alunos do Ensino superior emcursos da área de negócios no Ceará. EnEPQ. João Pessoa, 2011.
COUTINHO, F.C.C. Avaliação da Qualidade dos Serviços de um Instituição de Ensino Superior. Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Administração, 2007.
EBERLE, L. Identificação das dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma Instituição de Ensino Superior localizada em Caxias do Sul. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação do Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul, como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Administração, 2009.
FONSECA, M; FONSECA, D. M.The academic management of latosensu graduate education: The role of the coordinator for the quality of the courses. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.42, n.1, p. 151-164, mar. 2016.
GIULIANI, A.C.; NETTO, A.F.N.; PONCHIO, M.C.; NETO, M.S.; BATISTA, C. M. MBAs, Mestrados Acadêmicos, Mestrados Profissionais e Doutorados em Administração: suas contribuições para o ensino e a pesquisa. Revista de Administração da UNIMEP , v. 5, n. 1. p. 52-73– Janeiro/ Abril – 2007.
IKEDA, A.; CAMPOMAR, M. C.; OLIVEIRA, T. de. A Pós-Graduação em Administração no Brasil: definições e esclarecimentos. Revista Gestão e Planejamento, ano 6, n. 12, Salvador, jul/dez, 2005.
LIMA, C.H.P.; PEREIRA, G.B.; VIEIRA, A. Papéissociais no Ensino superior: aluno-cliente, professor-gerente-educador, instituição de Ensino-mercantil. Departamento de Ciências de Administração. Minas Gerais, 2006.
MACCARI, E. A. Contribuição à gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração no Brasil com Base nos Sistemas de Avaliação Norte Americano e Brasileiro. 2008, 250f. (Tese de doutorado), Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
MARQUESIN, D.F.B; PENTEADO, A.F.; BAPTISTA, D.C. O coordenador de curso da instituição de ensino superior: atribuições e expectativas. Revista de Educação. Vol. XI, Nº12, 2008.
MARTINS, G.A. Avaliação do Desempenho Docente. In: DOMINGUES, M.J.C. e SILVEIRA, A. (coords). Gestão de Ensino Superior: temas contemporâneos. Blumenau: Edifurb, 2008.
MAZARO, Rita Eliana. O desempenho docente no ensino superior: uma análise dos fatores de qualidade. 174 f. Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Psicologia, 2014.
REGO,IhgorJean; MUCCI JÚNIOR Luis Carlos. Pós-graduação lato senso e stricto senso: direito fundamental à educação capaz de conduzir a um relevante e renovado inovador Brasil do futuro. .Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas , vol. 3 , n . 1, 2015.
RIZZO, C. Gestão estratégica do aluno/cliente nas instituições de ensino superior privadas: um estudo de caso. Tese apresentada ao Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Administração, 2009.
RODRIGUES; S.S. Políticas de Avaliação Docente: tendências e estratégias; Ensaio: avaliação de políticas públicas, Rio de Janeiro, v. 20, n. 77, p. 749-768, out./dez. 2012.
SAMPAIO, Kleber Rocha. A gestão da qualidade nas instituições de ensino superior. Faculdades Cearenses. Revista 2. vol. 8, fev. 2014.
SHIROMA, Eneida Oto; SCHNEIDER, Mara Cristina. Avaliação de desempenho docente: contradições da política “para poucos” na era do “para todos”. Revista Inter Ação, v. 38, n. 1, p. 89-107, 2013.
Silva, Andressa Hennig; Fossá, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, Vol.17. No 1 (2015)
SILVA, Assis, Leão; GOMES, Alfredo Macedo. Avaliação Educacional: Concepções e embates Teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, maio/ago. 2018
SIQUEIRA, R. P.; CARVALHO, J. L.F.Qualidade do serviço educacional prestado por escolas de Administração: confronto entre uma Universidade Pública e uma Faculdade Privada. In: XXX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (ANPAD), 2006, Salvador: Anais..., Salvador, ANPAD, 2006.
TORRES, L. A Mercantilização da Pós-Graduação Lato Sensu no Brasil. Appris Editora, 2017.
TORRES, Rogerio Duarte. A qualidade dos serviços prestados por uma instituição de ensino superior federal na visão dos vestibulandos e universitários. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional de Administração, da Fundação Pedro Leopoldo, como requisito parcial para obtenção de grau de Mestre em Administração, 2011.
VERGARA, S.C.; AMARAL M.M. Reflexões sobre o conceito aluno cliente de instituições de ensino superior brasileiras. EnANPAD 2010, XXXIV Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, set. 2010.
VIEIRA, Valter Afonso; TIBOLA, Fernando. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. Revista da Administração Contemporânea, v. 9, n. 2, p. 9-33, abr.-jun. 2005.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Zappelinni, Marcelo Beckert; Feuerschutte, Simone Ghisi. O uso da tringulação na pesquisa científica em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, RIO DE JANEIRO V. 16 No 2. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.