Políticas inclusivas para pessoas com deficiência no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133834984

Resumo

Neste texto de revisão de literatura tem-se por objetivo apresentar conceitos e princípios fundamentais das políticas inclusivas para as pessoas com deficiência. São comuns os preconceitos e desentendimentos acerca das políticas de inclusão destinadas as pessoas com deficiência. As políticas públicas de acessibilidade, de tecnologia assistiva e de ação afirmativa têm papel crucial na transformação da sociedade e precisam ser o quanto antes conhecidas e disseminadas. Conclui-se que a ênfase dada ao aprendizado e prática inclusivos a partir do segmento educacional é tida como o mais eficiente e democrático caminho para a inclusão educacional.

Palavras-chave: políticas inclusivas; pessoas com deficiência; acessibilidade educacional.

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Biografia do Autor

Cristian Evandro Sehnem

Cristian Evandro Sehnem é Pedagogo e Assistente em Administração na Universidade Federal de Santa Maria.

Endereço: Av. Roraima nº 1000 ,Cidade Universitária, Bairro Camobi. Santa Maria - RS 
CEP: 97105-900 Santa Maria,RS, Brasil.

Silvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora no Departamento de Fundamentos da Educação. UFSM.

Atua nas áreas da psicologia da educação, educação especial, Educação Superior, Psicopedagogia, aprendizagem e acessibilidade

 

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Publicado

06-01-2019

Como Citar

Sehnem, C. E., & Pavão, S. M. de O. (2019). Políticas inclusivas para pessoas com deficiência no Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–10. https://doi.org/10.5902/2318133834984