Escolarização de jovens e adultos com deficiência nas pesquisas de pós-graduação no período de 2009 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X19693Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Deficiência.Resumen
A inclusão escolar requer o estreitamento nas relações entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. O estreitamento nessa relação exige um movimento contínuo de reflexão, análise e discussão, materializadas por meio de pesquisas e produção do conhecimento. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo averiguar as pesquisas realizadas no Brasil, após a promulgação, em 2008, da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, no que tange a escolarização de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos. Para atingir o objetivo, foi realizada pesquisa bibliográfica por meio de levantamento nas bases da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Nas buscas verificaram-se as teses e dissertações publicadas no período de janeiro de 2009 a setembro de 2015, utilizando os seguintes descritores: educação de jovens e adultos; deficiência; educação especial; inclusão escolar. Após levantamento realizado, foram localizadas sete dissertações e três teses, que apontam em seus resultados a predominância de relatos acerca da fragilidade das estruturas na Educação de Jovens e Adultos para o atendimento educacional a pessoas com deficiência, bem como as dificuldades vivenciadas para oferecer atividades acadêmicas efetivamente enriquecedoras e eficazes para a inclusão destes jovens e adultos. Evidenciou-se ainda que a inclusão de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos é um tema novo que apresenta literatura escassa, tornando-o além de relevante nacionalmente, oportuno no contexto da construção do cenário educacional das escolas inclusivas.
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