Educação e trabalho: formação profissional para jovens com deficiência intelectual na escola especial

Autores

  • Valéria Becher Trentin Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI
  • Tânia Regina Raitz Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28660

Palavras-chave:

Educação. Trabalho. Formação Profissional. Jovem com Deficiência Intelectual.

Resumo

O trabalho é elemento central no processo de transição para a vida adulta do jovem com deficiência intelectual. No entanto para que estes jovens ofereçam qualidade no desempenho de uma função, faz-se necessária uma formação profissional adequada. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições da formação profissional ofertada pela escola especial para a inclusão do jovem com deficiência intelectual (DI) no mercado de trabalho. De abordagem qualitativa se utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e, como sujeitos, 4 (quatro) profissionais que atuam em oficinas de formação profissional em uma Escola Especial, situada no Estado de Santa Catarina. Mediante os resultados concluiu-se que há necessidade de novos estudos, em especial no que diz respeito à formação profissional para jovens com DI, na relação que se estabelece entre educação e trabalho. Igualmente, são necessários estudos que discutam práticas a serem desenvolvidas na formação profissional, dadas as mudanças no mundo do trabalho e no mundo desses jovens que almejam tanto estar inseridos numa sociedade inclusiva.

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Biografia do Autor

Valéria Becher Trentin, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Pedagoga, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do itajai-UNIVALI

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Professora Dra. nos cursos de graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho -UNIVALI.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Trentin, V. B., & Raitz, T. R. (2018). Educação e trabalho: formação profissional para jovens com deficiência intelectual na escola especial. Revista Educação Especial, 31(62), 713–726. https://doi.org/10.5902/1984686X28660

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua