Educação e trabalho: formação profissional para jovens com deficiência intelectual na escola especial

Valéria Becher Trentin, Tânia Regina Raitz

Resumo


O trabalho é elemento central no processo de transição para a vida adulta do jovem com deficiência intelectual. No entanto para que estes jovens ofereçam qualidade no desempenho de uma função, faz-se necessária uma formação profissional adequada. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições da formação profissional ofertada pela escola especial para a inclusão do jovem com deficiência intelectual (DI) no mercado de trabalho. De abordagem qualitativa se utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e, como sujeitos, 4 (quatro) profissionais que atuam em oficinas de formação profissional em uma Escola Especial, situada no Estado de Santa Catarina. Mediante os resultados concluiu-se que há necessidade de novos estudos, em especial no que diz respeito à formação profissional para jovens com DI, na relação que se estabelece entre educação e trabalho. Igualmente, são necessários estudos que discutam práticas a serem desenvolvidas na formação profissional, dadas as mudanças no mundo do trabalho e no mundo desses jovens que almejam tanto estar inseridos numa sociedade inclusiva.

Palavras-chave


Educação. Trabalho. Formação Profissional. Jovem com Deficiência Intelectual.

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X28660

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

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