Desterritorização e reterritorização: processos vivenciados por jovens com deficiência intelectual no contexto da inclusão escolar

Autores

  • Valéria Becher Trentin Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24095

Palavras-chave:

Jovens com deficiência intelectual, Desterritorialização, Reterritorialização

Resumo

Após a promulgação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), a inclusão de pessoas com deficiência na modalidade da Educação de Jovens e Adultos está ocorrendo de maneira mais acentuada. Mediante essa inclusão, o presente artigo tem por objetivo compreender os processos de desterrittorização e de reterritorização, vivenciados por jovens com deficiência intelectual no contexto da inclusão escolar. De abordagem qualitativa se utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e, como sujeitos 3 (três) jovens com deficiência intelectual matriculados em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), situado no Estado de Santa Catarina. A pesquisa foi construída com concepções advindas dos estudos territoriais especialmente nos conceitos de território, desterritorialização e reterritorialização de Deleuze e Guattari, que propiciaram diálogo com a pesquisa. Constatou-se que a inclusão possibilitou aos jovens com deficiência intelectual a descoberta de novos territórios. Na descoberta de novos territórios, os jovens vivenciam processos de desterrritorização e reterritorização. Na desterrritorização, emergem as linhas de fuga, perfilhando uma relação entre o desejo e o pensamento, a terra e o território. No entanto a desterritorização do pensamento vivenciada é acompanhada pela reterritorização no CEJA. Os processos de desterritorização e reterritorização foram marcados por agenciamentos que conduziram os jovens à novas territorialidades. Por meio destes processos os jovens com deficiência intelectual, fazem parte do devir que a inclusão escolar possibilita.

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Biografia do Autor

Valéria Becher Trentin, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Pedagoga, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do itajai-UNIVALI

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Publicado

2017-10-25

Como Citar

Trentin, V. B. (2017). Desterritorização e reterritorização: processos vivenciados por jovens com deficiência intelectual no contexto da inclusão escolar. Revista Educação Especial, 32, e56/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X24095

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua