Política de educação especial e o atendimento educacional especializado no estado de Santa Catarina

Valéria Becher Trentin

Resumo


A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) vem se manifestando nos documentos que orientam a educação inclusiva nos estados brasileiros de maneiras diversas. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo identificar as expressões da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) na Política de Educação Especial de SC (2009), no que tange o Atendimento Educacional Especializado (AEE). De abordagem qualitativa, foi utilizada a análise documental em que toma como fonte de dados os documentos que norteiam a educação inclusiva no âmbito internacional, nacional e estadual. Para a análise dos documentos utilizou-se  “Abordagem do Ciclo de Políticas” de Stephen J. Ball e Richard Bowe (1992). Constatou-se que o alinhamento ao modelo conceitual proposto pela Política Nacional se encontra no discurso de justificação da Política Catarinense para a educação especial.  Identificaram-se ainda elementos de adequação à Política Nacional de educação especial, no que tange a função do SAEDE (Serviço de Atendimento Educacional Especializado), o público-alvo do serviço proposto, afirmando que a Política Estadual, utiliza-se de conceitos e serviços para a educação especial que vão ao encontro da Política de Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

Palavras-chave


Política de Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Santa Catarina.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X21867

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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