Avaliação de alunos com autismo na Educação Inclusiva: Estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X89678Palavras-chave:
Autismo;, Avaliação educacional;, Atendimento Educacional Especializado.Resumo
O crescente número de matrículas de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas escolas de ensino comum se constitui como um desafio para a prática inclusiva do atendimento educacional especializado (AEE). Isso porque, dentre as atribuições do AEE está previsto o conhecimento dos alunos com TEA através do processo avaliativo educacional com vistas à identificação de barreiras à plena participação e aprendizagem. Considerando a heterogeneidade no perfil de aprendizagem de alunos com TEA, a identificação dessas especificidades exige um criterioso processo avaliativo. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar o estado da arte sobre instrumentos educacionais para avaliação de alunos com transtorno do espectro autista. O percurso metodológico se deu através de revisão narrativa sobre instrumentos avaliativos sobre TEA numa pesquisa realizada nas bases de dados Scielo, Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Educ@, Google Acadêmico e pesquisa documental. Os resultados mostram que há uma escassez de instrumentos avaliativos para alunos com TEA no contexto da educação, configurando uma lacuna, que contrasta com a diversidade destes no campo da saúde. Considerando a incompatibilidade de utilização de avaliações clínicas para o contexto escolar, entende-se que os professores de AEE encontram-se desabastecidos de subsídios para a identificação de barreiras para a participação e aprendizagem, e com isso ameaçando a qualidade das informações necessárias para a elaboração dos planos de ensino para alunos com TEA.
Downloads
Referências
APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition. DSM-5-TR. Washington: American Psychiatric Publishing, 2022.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. NOTA TÉCNICA Nº 04 / MEC / SECADI / DPEE, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC online. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2023.
CARNEIRO, M. S. C. Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem de alunos da modalidade Educação Especial na Educação Básica. Revista Educação Especial, 25(44), 513–530, 2012.
DE SOUZA, Osmar Ferreira. Avaliação Educacional: Discernimento e Ferramentas. Revista Souza Marques, v. 3, n. 8, p. 48-72, 2001.
DENZIN N. The research act: a theoretical introduction to sociological methods Routledge: London; 2009.
FERREIRA, Elisângela Soares Ferreira. Elaboração e validação de um plano de avaliação para alunos com autismo. Dissertação de Mestrado, UFSM, 2018. Disponível http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16988 Acesso em: 3 Set 2023.
FERREIRA, Vivianne Cristinne Marinho Freitas - Avaliação escolar de alunos autistas: um estudo sobre a relação escola-família em uma instituição pública de ensino do município de Belém-Pará / Vivianne Cristinne Marinho Freitas Ferreira. - 2015. Disponível https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8562 Acesso em: 6 de jan 2024.
FREITAS et al. Avaliação Escolar na Educação Especial: Um mapeamento na Revista Brasileira de Educação Especial no período de (2006-2020). Research, Society and Development, v. 10, n. 6, 2021.
GENTIL-GUTIÉRREZ, Ana et al. Implication of the sensory environment in children with autism spectrum disorder: Perspectives from school. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 14, p. 7670, 2021. Disponível https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34300120/ Acesso em: 8 ago 2024.
HE, Jason L. et al. A working taxonomy for describing the sensory differences of autism. Molecular Autism, v. 14, n. 1, p. 15, 2023.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. (17aed.), Cortez, 2005.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude. São Paulo, 1990.
PEREIRA, Debora Mara; NUNES, Débora Regina de Paula. Diretrizes para a elaboração do PEI como instrumento de avaliação para educando com autismo: um estudo interventivo. Revista Educação Especial, v. 31, n. 63, p. 939-980, 2018.
PICCOLO, Gustavo Martins [et al.]. Planejamento Educacional Individualizado II: Intervenções / -- Documento eletrônico -- São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022.
POKER, R. B. et al.; Plano de Desenvolvimento Individual para o Atendimento Educacional Especializado. 1. ed. Marília e São Paulo: Oficina Universitária e Cultura Acadêmica, 2013.
ROTHER, E.T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 2007. Disponível https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001 Acesso em: 5 set 2024.
SANTIAGO, M. C.; Santos, M. P.; Melo, S. C. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação,25 (96), 632-651, 2017.
SANTOS, K. DA S. et al.. O uso de triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 2, p. 655-664, fev 2020.
SANTOS, Jéssica Rodrigues... et al.. Planejamento Educacional Individualizado I: elaboração e avaliação / Documento eletrônico -- São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022.
SCHIMIDT et al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 18(1), 222-235. São Paulo, SP, jan.-abr. 2016. ISSN 1516-3687 (impresso), ISSN 1980-6906 (on-line). Disponível em http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n1p222-235 Acesso em: 5 out 2024.
SEIFFERT, O. M. L. B. Portfólio de avaliação do aluno: como desenvolvê-lo. Olho mágico, v. 8, n. 1, p. 21-7, 2001. Disponível Acesso em: 10 mai 2024.
THESING, Mariana Luzia Corrêa; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. A epistemologia na formação de professores de Educação Especial: ensaio sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 201-214, 2017. Disponível https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000200004 Acesso em 15 de out 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).