Características do Desenvolvimento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X71662Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento Motor, CogniçãoResumo
O presente estudo objetivou sintetizar e analisar a produção científica sobre as características do desenvolvimento motor (DM) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de revisão sistemática de literatura. Neste sentido, foram selecionadas as bases de dados Eric/Thesaurus, Web of Science, SciELO, Scopus, ASP/EBsco e Redalyc. Para a identificação dos artigos nas bases de dados, foram elencados os descritores “Child Development”; “Autism Spectrum Disorder”; “Motor Skills Disorder”; “Motor Development” bem como seus termos em português. Por abranger áreas de saúde e educação, estes descritores foram identificados entre os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS e Thesaurus (Eric). A amostra final foi composta por cinco estudos que apresentaram dados de diferentes baterias de avaliação motora. Os resultados caracterizaram o DM em crianças com TEA como atípico, apresentando déficits significativos em todas às áreas motoras, sendo a coordenação fina, o equilíbrio e o esquema corporal, os mais pronunciados.
Downloads
Referências
ABREU, Márcia Cristina Barretos Fernandes de. Desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência mental. 113f. Dissertação (Mestrado). Programa de Mestrado em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, 2006. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1882. Acesso em: 08 ago. 2022.
ALSAEDI, Herab. An Assessment of the Motor Performance Skills of Children with Autism Spectrum Disorder in the Gulf Region. Brain Sciences, v.10, n. 9, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/brainsci10090607
ANJOS, Clarisa .Cotrim.et al. Perfil Psicomotor de Crianças com Transtorno do Espectro Autista em Maceió/AL. Revista Portal: Saúde e Sociedade, v.2, n.2, p.395-410, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/i.dex.php/nuspfamed/article/view/3161. Acesso em: 13 ago. 2022.
APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-V: Diagnostic and statistical manual of mental disorders. Washington, 2013. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596
ARAÚJO, Alváro Cabral. LOTUFO NETO, Francisco. A Nova Classificação Americana para os Transtornos Mentais: O DSM-V. Revista Brasileira de Terapia e Cognição, n.1, p.67-82, abr.2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1517-55452014000100007&script=sci_abstract. Acesso em: 15 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i1.659
ASHIKIN, Mohd Nordin; JURIZA, Ismail; NORAZLIN, Kamal Nor Norazlin.Motor Development in Children With Autism Spectrum Disorder. Frontiers in Pediatric, v.9, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fped.2021.598276
BHAT, Anjana. N. Motor impairment increases in children with autism spectrum disorder as a function of social communication, cognitive and functional impairment, repetitive behavior severity, and comorbid diagnoses: a report from the SPARK study. Autismo Research. v.14, n1. p. 202-219,2021. DOI: https://doi.org/10.1002/aur.2453
ASSUMPÇÃO, Junior. BATISTA, Francisco; KUCZINSKI, Evelyn. Autismo Infantil - Novas Tendências e Perspectivas – Athneu, 2ª Ed. 2015.
BELAIRE, Ana.et al. Analysis of the motor performance of children with ASD and its relationship with personal and contextual variables. International Journal of Developmental Disabilities, v.9, n.1,2020.
CHANG, Shao-Hisia; YU, Nang Yin. Development and validation of the comprehensive praxis assessment for children aged 6-8. Human Movement Science, 57, 332-34,2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.humov.2017.09.011
CRISSIEN-QUIROZ, Estela. et al. Características sensoriomotoras en niños con trastorno del espectro autista. Lilibeth Revista Latinoamericana de Hipertensión [en linea], v. 12, n. 5, p. 119-124, 2017.
DOWNS, Sara; BLACK Nick. The feasibility of creating a checklist for the assessment of the methodological quality both of randomised and non-randomised studies of health care interventions. Journal Epidemiol Community Health, v. 52 n.6, p. 377-384,1998. DOI: https://doi.org/10.1136/jech.52.6.377
DUTRA, Herica Silva; DOS REIS, Valesca Nunes. Desenhos de estudos experimentais e quase-experimentais: definições e desafios na pesquisa em enfermagem. Revista de Enfermagem. UFPE [online], v. 10, n.6, p. 2230-2241, 2016.
ESPOSITO, Gianluca.; PASCA, Sergiu. Motor abnormalities as a putative endophenotype for autism spectrum disorders. Frontier in Integrative Neuroscience, v.7, 2013. DOI: https://doi.org/10.3389/fnint.2013.00043
FERNANDES, Fabiana. O Corpo no Autismo. PSIC – Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 9, n°1, p. 109-114, Jan./Jun. 2008. Disponivel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142008000100013. Acesso em: 05 ago. 2022.
FONSECA, Vitor da. Dificuldades de coordenação psicomotora na criança: a organização práxica e a dispraxia infantil. Wak editora. Rio de Janeiro, 2014.
FOURNIER, Kimberli.et al. Motor Coordination in Autism Spectrum Disorders: A Synthesis and Meta-Analysis.Review Journal of Autism and Developmental Disorder, v.40, p.1227-1240,2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-010-0981-3
GALLAHUE, David; OZMUN, John; GOODWAY, Jackelyne. Compreendendo o Desenvolvimento Motor – 7ed: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 7ª edição. AMGH. Porto Alegre, 2013.
GALVÃO, Thais Freire; PEREIRA, Mauricio Galvão. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde. Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar.2014. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018. Acesso em: 18 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018
GASPAROTTO, G. da S.; NAVARRO, R. T. Produção científica sobre a prática do Qigong em contexto escolar: uma revisão de escopo. Rev. Diálogo Educional, Curitiba, v. 22, n. 72, p.61-79, jan./mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS03
BECKER, Inge Kamp.et al. Categorical and dimensional structure of autism spectrum disorders: the nosological validity of Asperger's Syndrome. National Library of Medicine, v.40, n.8, p.921-929, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-010-0939-5
KANNER Léo. Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child, v.2, p.217-250, 1943.
LIOYD,Meghann; MAcDONALD Megan; LORD,Catherine. Motor skills of toddlers with autism spectrum disordes Autism, v.17, n.2, p. 133-146, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1362361311402230
LIU, Ting; BRESLIN, Casey.MABC-2 fine and gross motor performance by children with autism spectrum disorder and typically developing children. Research in Autism Spectrum Disorder, v. 7, n. 9, p. 1244-1249, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2013.07.002
LIU, Ting. Et al. Gross motor performance by children with autism spectrum disorder and typically developing children on TGMD-2. Journal Child Adolesc Behavoir, v.2, n. 2, 2014. DOI: https://doi.org/10.4172/2375-4494.1000123
MANI, Ramakrishnan; MILOSAVLJEV, Stephan; SULLIVAN, John The effect of occupational whole-body vibration on standing balance: a systematic review. International Journal of Industrial Ergonomics, v. 40, n 6, p. 698-709, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ergon.2010.05.009
MILLER, Meghan.et al. Dyspraxia, motor function and visual-motor integration in autism. Behavioural Brain Research, v. 269, p. 95-102, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bbr.2014.04.011
MOHER, David; et al. Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P). Statement. Syst Rev, v.4, n.1, 2015. DOI: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1
PAQUET, Aude. et al. Current knowledge about motor disorders in children with autism spectrum disorder. Child Neuropycology (ASD), v.763, p.763-794, 2016; DOI: https://doi.org/10.1080/09297049.2015.1085501
RELVAS, Marta Pires. Que cérebro é esse que chegou à escola? As bases neurocientíficas da aprendizagem. Wak Editora, 2ª ed. 2014.
ROEVER, Leonardo. Compreendendo os estudos de revisão sistemática. Revista Brasileira de Clínica Médica, v.15 nº 2, p.127-130, Abr/jun.2017.
ROSA NETO, Francisco. Manual da Avaliação Motora EDM III. DIOESC, 2015 (3ª Edição).
SANTOS Cristina Mamédio da Costa; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos;NOBRE, Moacir Roberto Cucee. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 15, n.3, p.508-511,2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/CfKNnz8mvSqVjZ37Z77pFsy. Acesso em: 21 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
TEIXEIRA, Bruna Marques; CARVALHO, Fabiana Teixeira de; VIEIRA, Jaqueline Lopes. Avaliação do perfil motor em crianças de Teresina - PI com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Educação Especial, v.32, n.71, p. 1–19,2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/33648. Acesso em: 26 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X33648
WILSON, Rujuta; ENTICOTT, Peter; RINEHART, Nicole. Motor development and delay: advances in the assessment of motor skills in autism spectrum disorder. National Library of Medicine, v.31, n.2, p,134-139, 2018. DOI: https://doi.org/10.1097/WCO.0000000000000541
ZAUZA, Clara Miranda Ferraz; BARROS, Ana Lucia; SENRA, Luciana Xavier. O processo de inclusão de portadores do transtorno do espectro autista. Psicologia-portal da psicologia, [on line], p, 1-14, 2015. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0896.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
ZILBOVICIUS, Monica; MERESSE, Isabelle; BODDAERT, Nathalie. Autismo: Neuroimagem. Brazilian Journal of Psychiatry [online], v. 28, p. 21-28, Jun.2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/btXjXS5ygkbyjQTRD8YdpLw/?lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500004
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).