Características do Desenvolvimento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71662

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento Motor, Cognição

Resumo

O presente estudo objetivou sintetizar e analisar a produção científica sobre as características do desenvolvimento motor (DM) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de revisão sistemática de literatura. Neste sentido, foram selecionadas as bases de dados Eric/Thesaurus, Web of Science, SciELO, Scopus, ASP/EBsco e Redalyc. Para a identificação dos artigos nas bases de dados, foram elencados os descritores “Child Development”; “Autism Spectrum Disorder”; “Motor Skills Disorder”; “Motor Development” bem como seus termos em português. Por abranger áreas de saúde e educação, estes descritores foram identificados entre os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS e Thesaurus (Eric). A amostra final foi composta por cinco estudos que apresentaram dados de diferentes baterias de avaliação motora. Os resultados caracterizaram o DM em crianças com TEA como atípico, apresentando déficits significativos em todas às áreas motoras, sendo a coordenação fina, o equilíbrio e o esquema corporal, os mais pronunciados.

 

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Biografia do Autor

Márcia Franciele Spies, Federal University of Paraná

Doutoranda em Educação - Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (Universidade Federal do Paraná); Mestre em Ciências Sociais (Universidade Estadual do Oeste do Paraná); Pós Graduação em Gestão Pública Municipal (Universidade Estadual de Maringá, 2016); Pós Graduação em Atendimento Educacional Especializado (Universidade Estadual de Maringá, 2011); Pós Graduação em Educação Psicomotora (UNIGUAÇU, 2011); Pós Graduação em Atividade Física Direcionada a Promoção da Saúde (Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2007); Graduação em Educação Física (Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2004); Graduação em Pedagogia (Centro Universitário Internacional, 2018); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Movimento (UFPR). Técnica Esportiva da Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo; Docente de Atendimento Educacional Especializado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de 2019-2021; Docente de Pós Graduação nas disciplinas de Transtornos Globais do Desenvolvimento e Educação Inclusiva - Dimensão Graduação e Pós Graduação. Profissional Transcritora/Ledora habilitada pela Faculdade Sul Mineira. Registro Profissional CREF 10460 GPR.

Guilherme da Silva Gasparotto, Federal University of Paraná

Possui Pós doutorado em Educação, é Doutor em Educação Física pela UFPR, possui especialização em Fisiologia do Exercício pela UENP e Licenciatura Plena em Educação Física pela mesma instituição. Membro fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Movimento (GEPEM - IFPR), membro do Centro de pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte - UFPR e do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - UFPR. Atua nas linhas de pesquisa em Práticas Corporais e Desempenho Acadêmico e Atividade Física e Saúde. Atualmente atua como professor do Ensino Básico Técnico no IFPR - Pinhais na disciplina de Educação Física para alunos do ensino médio integrado e como professor permanente dos programas de pós-graduação em Educação (acadêmico e profissional) da UFPR - Linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humana.

Cielle Amanda de Sousa e Silva, Federal University of Paraná

Mestre em Educação - PPGE UFPR. Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Especializações na área da dança e na área da saúde.  Professora de Educação Física do Colégio Positivo nos segmentos da educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e ensino médio. Coreógrafa e bailarina com experiência em danças urbanas. Tem experiência na área de Educação Física, Esporte, Dança e Eventos.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Spies, M. F., Gasparotto, G. da S., & Silva, C. A. de S. e. (2023). Características do Desenvolvimento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática. Revista Educação Especial, 36(1), e39/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X71662