Transtorno do Espectro do Autismo em Minas Gerais: Panorama da Formação Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65388

Palavras-chave:

Educação Médica, Currículo, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Neurodesenvolvimento

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, cuja etiologia não apresenta fatores bem definidos com evidências de predisposição genética, mas com diagnóstico clínico. Apresenta-se atualmente como questão de saúde pública em virtude da alta prevalência. A intervenção precoce especializada e intensiva é determinante para um bom prognóstico. Daí a importância de que os médicos realizem triagem de indicadores do Transtorno do Espectro Autista para encaminhamento à estimulação e acesso aos direitos. A nota técnica do MEC (2013) orienta os sistemas de ensino sobre o TEA para uma formação em saúde que contemple conhecimentos acerca da deficiência, e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina também alinham-se a essa orientação. Tendo em vista este cenário, objetivou-se documentar e compreender a presença de conteúdos sobre TEA nos currículos de graduação médica em Minas Gerais. Foram analisados Projetos Pedagógicos, matrizes curriculares e ementários de 29 cursos mineiros. Os conteúdos teórico-metodológicos foram organizados entre psicopatologia/psiquiatria e saúde da criança/pediatria. A análise documental indica a ausência de especificação de tais conteúdos nos currículos de medicina, ou seja, a ênfase para esta questão de saúde pública ainda requer esforços para mudar a educação médica.

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Biografia do Autor

Maria Luísa Magalhães Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professora doutora da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Cássia Beatriz Batista, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del Rei, MG

Professora doutora Universidade Federal de São João del-Rei, São João del Rei, MG, Brasil.

Marina Santos Moulin, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Jardel Sander da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor doutor da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Nogueira, M. L. M., Batista, C. B., Moulin, M. S., & Silva, J. S. da. (2022). Transtorno do Espectro do Autismo em Minas Gerais: Panorama da Formação Médica. Revista Educação Especial, 35, e23/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X65388

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