Apresentação: Educação, Narrativa e Saúde em tempos de refigurações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644487594

Palavras-chave:

Educação, Narrativas, Saúde

Resumo

O dossiê busca aprofundar discussões e socializar estudos que articulam educação, narrativa e saúde (Souza, 2021, 2016; Souza e Souza, 2021; Souza e Delory-Mombeger, 2018), mediante processos de aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem nas práticas cotidianas e como dispositvo de formação em educação e saúde, assim como questões de formação multipofissional em saúde,  condições de trabalho e adoecimento docente. Neste sentido, este dossiê mobiliza  apropriações teóricas da pesquisa (auto)biográfica como dimensão epistêmico-metodológica (Souza, 2014), através da diversidade de análise de narrativas em multiplos contextos. A noção de processos de aprendizagens biográficas e suas relações com as narrativas dos diferentes atores sociais, em uma perspectiva narrativo-biográfica, inscreve-se como terreno fértil para pensarmos processos de refiguração pessoal e profissional nos campos da saúde e da educação.

Biografia do Autor

Elizeu clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola, do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares e do LapenSI - Laboratório de Experiências em Formação e Narrativas de Si. É ainda pesquisadora da Rede RIRSA (Réseau Rapport au Savoir) coordenada pela Prof. Bernard Charlot. Atua como membro da CPRD (Comissão Permanente de Diplomas de Pós-Graduação Stricto Sensu no exterior como representante da Grande área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes (Portaria da PRPG n.06 de 26 de abril de 2023); atua como membro representante da Pró-Reitoria de Graduação na COMFIC (Comissão para Discussão e Elaboração das Polítcas de Formação Inicial e continuada de Professores da Educação Básica. Portaria n.9888 de 31 de outubro de 2023).

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria atuando na área de metodologias e práticas educativas para a Educação Infantil. Pedagoga, Especialista em Dança, Doutora em Educação pela UFRGS. Pós- doutorado pela UNIMI/Milão/Itália. No PPGE/UFSM orienta e desenvolve pesquisas sobre os temas das infâncias, culturas infantis e práticas educativas com a infância. Feminista, militante da causa das mulheres e das crianças. É membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM/CNPq). Editora Chefe da Revista Educação (Santa Maria. On-line) do Centro de Educação da UFSM.

Referências

DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no antropoceno. Rio de Janeiro: Editora Bazar do Tempo, 2020.

STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração nas ciências. Rio de Janeiro: Editora Bazar do tempo, 2023.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido, Revista Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344 Acesso em: 26 ago. 2018.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Existir para resistir: (auto)biografia, narrativas e aprendizagens com a doença. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 59-74, mai./ago. 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v25n46/0104-7043-faeeba-25-46-00059.pdf. Acesso em: 1º ago. 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O que será o amanhã?? Narrativas, pandemia e interfaces vida-morte. Espacios en Blanco (online), v. 2, p. 351-364, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3845/384566614003/html/. Acesso em: 22 nov. 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUSA, Rosiane Costa de. Pesquisa (auto) biográfica, educação e saúde docente: escritas de formação e refiguração identitária. Cadernos CERU, [s. l.], v. 32, n. 1, p. 99-126, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/189276. Acesso em: 15 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Souza, E. clementino de, Cunha, M. A. de A., Salva, S., & Berni, C. P. (2024). Apresentação: Educação, Narrativa e Saúde em tempos de refigurações. Educação, 49(1), e80/1–8. https://doi.org/10.5902/1984644487594

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Narrativas e Saúde em tempos de refigurações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.