Infâncias sem fronteiras: migração, amizade e interculturalidade entre crianças bolivianas e brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489523Palavras-chave:
Migração, Amizade, Educação InfantilResumo
O artigo tem como objetivo contribuir com os estudos referentes à migração internacional na infância, à educação das crianças desde bebês e às políticas públicas da população migrante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma turma de crianças bolivianas e brasileiras com 4 anos de idade numa Escola Municipal de Educação Infantil na cidade de São Paulo, fazendo o uso do registro do diário de bordo do professor-pesquisador com ações interculturais entre criança-criança, adulto-criança, bem como de desenhos das crianças e da observação participante. Com base nas análises, pode-se destacar que as amizades se constituem como aspecto representativo das diferenças nas experiências de meninas e meninos de diversas nacionalidades no interior das culturas infantis. As crianças bolivianas e brasileiras juntas transgrediam as barreiras do espaço educativo, construíam arranjos linguísticos, corporais, afetivos para relações étnico-raciais e de gênero, percepções sobre o fenômeno da migração e refúgio na infância vivida em tempos de resistência contra a barbárie.
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