Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

SalvarSalvarSalvarSalvar

Revistas

  • Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática

    Animus (ISSN 2175-4977) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A proposta da revista é propiciar a reflexão, a produção e a difusão do conhecimento em comunicação. Para tanto, a política editorial da revista abrange artigos acadêmicos, resenhas e traduções de pesquisa conceitual e empírica escritos em português, espanhol ou inglês das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e televisão, produção editorial, cinema e audiovisual, além dos estudos que apresentam interface com a comunicação. A revista é destinada a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes de comunicação e áreas relacionadas. Animus tem classificação A3 na avaliação Qualis/CAPES e tem periodicidade quadrimestral.

  • Balduinia

    O periódico Balduinia foi concebido em 2004, inicialmente como “Boletim” do Herbário do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria e seu primeiro número veio a lume em janeiro de 2005. A partir do terceiro número, por exigência de registro junto ao ISSN, o periódico passou à categoria de “Revista”.

  • Cadernos de Comunicação

    O Periódico Cadernos de Comunicação, existente desde 1996, está associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como Foco a publicação de pesquisas da área de Comunicação e correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica. É direcionado aos pesquisadores em formação e titulados a partir de cinco seções claramente definidas (Artigos livres; Dossiês Temáticos; Comunicação de Resultados de Pesquisa; Relatos e Resenhas). São aceitos somente textos inéditos nos seguintes idiomas: Português, Inglês e/ou Espanhol.

  • Ciência e Natura

    A Revista Ciência e Natura foi criada em 1979 para atender às necessidades de pesquisadores das diferentes áreas do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), de publicar seus trabalhos, divulgá-los e manter intercâmbio com outras publicações. É um meio de divulgação de trabalhos relacionados com as Ciências Naturais Exatas, que atende majoritariamente as áreas de Física, Matemática, Estatística, Química, Geociências, Geografia, Biologia e Meteorologia, bem como a Educação nestas áreas e a interdisciplinaridade entre elas.

  • Ciência Florestal

    O periódico Ciência Florestal (ISSN:1980-5098) foi criado em 1991, passando a ser publicado somente na versão on-line em 2016, com o objetivo de ser um veículo para a divulgação de trabalhos científicos, notas técnicas e revisões de literatura relacionados à área de ciências florestais. Possui tiragem trimestral e são aceitos textos redigidos em português, inglês ou espanhol. Atualmente possui classificação B1 no Qualis/CAPES (2013-2016) e está indexada nas mais importantes bases de dados nacionais e internacionais.

  • Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM

    Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM, ISSN 2595-5233, é uma publicação semestral. Pretende ser um espaço de produção de conhecimento, discussão e divulgação de pesquisas em  História, Teoria e Crítica da Arte e em Poéticas Visuais, em diálogo com outras áreas de conhecimento como música, cinema, literatura, artes cênicas, dança e ciências humanas. Tem interesse em publicações resultantes do pensamento de artistas, historiadoras/es, intelectuais, filósofas/os e/ou teóricas/as, e de revisões de literatura e traduções de obras relevantes para as artes, que contribuam tanto para uma análise do campo, como para a atualização das artes no âmbito local e global.

  • Economia e Desenvolvimento

    A revista Economia e Desenvolvimento (E&D) é um periódico acadêmico-científico em formato on-line da área de Economia, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria. A E&D tem a finalidade de divulgar a produção científica e promover o debate acadêmico na temática do desenvolvimento econômico, considerando a pluralidade teórica e metodológica da Ciência Econômica. Para atender a esse propósito, a E&D publica, em fluxo contínuo, artigos e resenhas, em português, espanhol ou inglês. A E&D tem classificação B4 no Qualis/CAPES (2013-2016), registrada com ISSN 2595-833X, e está indexada à base Latindex.

  • Educação

    A Revista Educação (UFSM) tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Os artigos podem ser publicados em Português, Inglês e Espanhol e, excepcionalmente, pode-se publicar artigos em Italiano, Francês e Alemão.

  • Experiência. Revista Científica de Extensão

    A revista científica Experiência, ISSN 2447-1151, editada e publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, promove a reflexão interdisciplinar sobre as interações dialógicas entre Universidade e outros setores da sociedade. Constitui-se em espaço para o debate sobre os processos educativos, culturais e científicos intrínsecos ao trabalho de Extensão e sua indissociável articulação com o Ensino e a Pesquisa. 

  • Extensão Rural

    O periódico Extensão Rural (ISSN:2318-1796) é uma publicação científica desde 1993, de periodicidade trimestral, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER) do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), destinada à publicação de trabalhos inéditos, na forma de artigos científicos e revisões bibliográficas em português, inglês ou espanhol, relacionados às áreas de: Desenvolvimento Rural; Economia e Administração Rural;  Sociologia e Antropologia Rural; Extensão e Comunicação Rural; Sustentabilidade no Espaço Rural. A revista, que no Qualis/CAPES (2013-2016) possui classificação B2, tem como público-alvo pesquisadores, acadêmicos e agentes de extensão rural e procura realizar a difusão dos seus trabalhos à sociedade.

  • Fragmentum

    Fragmentum é um periódico científico semestral, da área de Letras e Linguística, Qualis B2, produzido pelo Laboratório Corpus, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O periódico divulga textos originais produzidos por pesquisadores que desenvolvem, como escopo e/ou resultado de pesquisas, na Linguística, questões enunciativas e/ou discursivas que tenham por eixo diretor o campo do saber sobre a história da produção do conhecimento linguístico; na Literatura, estudos comparados que evidenciem a relação do texto literário não apenas com seu contexto de produção como também com outras artes, mídias, saberes e formas.

  • Geografia Ensino & Pesquisa

    A revista Geografia Ensino & Pesquisa, ISSN 2236-4994, é um periódico mantido pelo Departamento de Geociências e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências - PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria, com objetivo de publicar Artigos originais na área de Geografia, visando abrir espaço para a divulgação científica e o debate qualificado dentro da ciência Geográfica. Para tanto, a revista aceita contribuições originais dentro de quatro grandes linhas temáticas: Geoinformação e Sensoriamento Remoto; Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental; Produção do espaço e Dinâmica Regional e Geografia e Educação.

  • Gutenberg - Revista de Produção Editorial

    Gutenberg - Revista de Produção Editorial é um periódico científico em formato digital da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como missão contribuir para a reflexão crítica no campo de estudos que versem da edição à produção editorial, agindo como um espaço de circulação para pesquisa e pensamento científico, em seus aspectos afins que aproximam outros campos de conhecimento convergentes.

  • Journal Of Exact Sciences and Technological Applications

    The Journal of Exact Sciences and Technological applications (JESTA) is intended for the publication of scientific and review articles in all areas of chemistry, physics, and mathematics and also of their technological applications, mainly focused on engineering, applications, methodological procedures, and experiments. The publication stands out for involving, in a single place, the exact theoretical and practical areas of knowledge without distinction, which gives readers and authors a scientific point of convergence of ideas.

  • Kinesis

    A Revista Kinesis é um periódico de publicação contínua do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria que tem por objetivo divulgar a produção inédita do conhecimento da Educação Física, nacional e internacional, no que tange aos aspectos pedagógicos, biológicos, comportamentais, socioculturais, históricos e políticos.

  • Letras

    Letras é um periódico semestral, da área de Letras, Qualis A2, publicado desde 1991 e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do número 46, passou a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). De periodicidade semestral, com um conselho editorial composto de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, Letras tem priorizado a regularidade de sua publicação, a qualidade de seus textos e o apuro de sua edição, impressa e digital, sendo cada exemplar enviado para bibliotecas, programas de pós-graduação e universidades de todo o país.

  • Linguagens & Cidadania

    Linguagens & Cidadania é uma revista eletrônica de periodicidade anual concernente à contribuição dos estudos das linguagens para a construção das bases para a participação de professores, pesquisadores e demais profissionais da área de Letras na vida social e política do país. Abrange, pois, temáticas tais como: desenvolvimento das linguagens e suas práticas sociais; linguagens e movimentos sociais; linguagens e inclusão social; discurso e políticas de emancipação e afirmação; linguagens e formas de construção da subjetividade e identidade social; linguagens e consciência sócio-histórica; linguagens e aspectos sociais e jurídicos da profissionalização; problemas de educação e desenvolvimento das linguagens.

  • Literatura e Autoritarismo

    A Revista Literatura e Autoritarismo (ISSN: 1679-849X) é um periódico semestral publicado desde 2003. Está vinculado às atividades do Grupo de Pesquisa CNPq Literatura e Autoritarismo e ao Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem o objetivo de difundir o debate e a discussão de questões como violência, autoritarismo, violação de direitos humanos, exclusão e preconceito racial e sexual no âmbito da produção cultural, especialmente a literária, adotando uma perspectiva interdisciplinar com outras áreas do conhecimento que possibilitem o aprofundamento e a reflexão sobre essas temáticas. Para atender a esse propósito, publica, em português, espanhol, inglês, ou alemão, textos teóricos, artigos, ensaios, entrevistas e resenhas – sempre de material inédito e com autoria de pelo menos um pesquisador com titulação de doutor – em que tais assuntos apareçam em obras literárias e em outras produções culturais, tais como letras de músicas, filmes, fotografias, pinturas. Possui classificação B2 no Qualis/CAPES.

  • Notas de Pesquisa

    A NPesq é um periódico semestral cuja missão principal é incentivar a publicação de resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas nas diferentes áreas do conhecimento que usam o conceito de discurso como referencial de análise. Acolhe artigos, resumos expandidos, resenhas, debates, slides de comunicações e pôsteres sobre temáticas variadas que encorajem o diálogo interdisciplinar sobre as relações entre discurso e práticas sociais. O periódico visa à divulgação de resultados obtidos em diferentes fases do processo de investigação (análise piloto, análise do contexto, análise do texto e do discurso, etc.), desde que esses resultados estejam baseados em dados coletados, analisados e interpretados com metodologia de pesquisa consistente. [DESCONTINUADA] 

  • Práticas de Administração Pública

    A Revista Práticas em Administração Pública -PAP  (ISSN 2526-6292) tem como escopo contribuir para o debate e a construção do conhecimento em: Governança e Administração Pública, Políticas Econômicas e Planejamento Governamental, Contabilidade Pública, Direito Econômico e Sociologia das Organizações, Políticas Públicas e outras.

  • Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette

    A Revista ComInG, ISSN 2448-1904, foi criada com o objetivo de estimular a produção científica-tecnológica e o debate acadêmico discente e docente, bem como fomentar a disseminação de conhecimento nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.

  • Revista de Administração da UFSM

    A Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Brazilian Journal of Management (eISSN 1983-4659) consiste em um periódico acadêmico-científico em formato on-line da área de Administração, classificado no Qualis/CAPES no extrato B1 nesta área do conhecimento. O periódico eletrônico, criado em 2008, é publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria, e está aberto a todos os temas e ensaios teóricos e empíricos de origem nacional e internacional visando a promover o debate acadêmico e a apresentar práticas de gestão relevantes e aplicadas à realidade organizacional.

  • Revista de Enfermagem da UFSM

    A Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa MariaREUFSM (ISSN 2179-7692) é uma revista acadêmico-científica em formato on-line da área de Enfermagem. O periódico eletrônico, de livre acesso, criado em 2010, é publicado em fluxo contínuo pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Curso de Graduação em Enfermagem e Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Sua missão é fomentar a produção e a disseminação do conhecimento da Enfermagem e áreas afins, a partir da publicação da produção técnico-científica. Com posição B2 no Qualis/CAPES (2013-2016), são aceitos manuscritos encaminhados em português, espanhol ou inglês, nos formatos de artigos originais, artigos de relato de experiência, artigos de reflexão e artigos de revisão.

  • Revista de Gestão e Avaliação Educacional

    A Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, ISSN 2176-2171, e-ISSN 2318-1338, é publicada no Brasil desde 2009 e apresenta-se no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de  administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar,  e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público-alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.

  • Revista de Gestão e Organizações Cooperativas

    A missão da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas consiste em publicar a pesquisa empírica que testa, amplia ou constrói estudos voltados para organizações coletivas que contribui com a prática de gestão. Para ser publicado na RGC, um manuscrito deve trazer contribuições empíricas e teóricas relevantes e destacar o significado daquelas contribuições ao campo da atuação". Objetivo: "Contribuir para o avanço e a disseminação do conhecimento científico da Administração a partir da publicação, em meio eletrônico e físico, de ensaios teóricos e empíricos de origem nacional e internacional visando a promover o debate acadêmico e a apresentar práticas de gestão relevantes e aplicadas à realidade organizacional".

  • Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo

    A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, ISSN 2448-0657, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro.  A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.

  • Revista Digital do LAV

    Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (UFSM) destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação com entrecruzamento com as Artes, resultantes de pesquisas e experiências educativas problematizadas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Demanda Contínua e Resenha. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol e o inglês como idiomas secundários.

  • Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global

    A Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global, vinculada ao Programa de Pós-graduação Strictu Sensu (Mestrado em Direito) da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo divulgar trabalhos científicos em nível de pós-graduação (latu e stricto Sensu) inseridos nas seguintes linhas temáticas: a) direitos da sociobiodiversidade e sustentabilidade; b) direitos na sociedade em rede.

  • Revista Ecologia e Nutrição Florestal - ENFLO

    A concepção do periódico científico on-line Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition iniciou no Laboratório de Ecologia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria. Publica artigos científicos, revisões sistemáticas da literatura e notas técnicas sobre ecologia e nutrição florestal, com ênfase aos estudos de inventários de biomassa, nutrição de espécies florestais, ciclagem de nutrientes e do carbono, ecologia de ecossistemas naturais e implantados, dentre outras temáticas.

  • Revista Educação Especial

    A Revista Educação Especial tem como finalidade veicular somente artigos inéditos na área de Educação Especial, provenientes de pesquisas e práticas articuladas no campo. A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Publicação Contínua, sendo que os primeiros textos de publicação contínua, volume único anual, atendem à demanda do fluxo contínuo e é organizado na forma de Dossiê Temático. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal, mas os textos podem também ser escritos em inglês, espanhol e francês.

  • Revista Eletrônica de Contabilidade

    Revista Eletrônica de Contabilidade é um periódico on-line que publica artigos ligados às Ciências Contábeis e áreas correlatas tendo como missão a ampliação e divulgação de produção científica relevante avaliada e selecionada unicamente com base na qualidade e real contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento. [DESCONTINUADA] 

  • Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM

    A Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM (RECDUFSM - ISSN 1981-3694) foi criada em 2006 e possui periodicidade quadrimestral. A publicação de seus artigos ocorre por meio do sistema de publicação contínua. É vinculada ao Programa de Pós-graduação em Direito da UFSM e ao Curso de Direito da UFSM. É destinada a profissionais e pesquisadores do Brasil e do exterior, aceitando somente artigos inéditos nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, italiano ou francês. Tem por finalidade a publicação de artigos científicos que contribuam para a expansão do conhecimento na área das Ciências Jurídicas e Sociais. Está classificada no Qualis/CAPES no extrato A1 na área do Direito. 

    IMPORTANTE: As submissões são recebidas em fluxo contínuo entre os meses de março a novembro de cada ano. 

     

  • Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental

    A Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental (REGET/UFSM), ISSN 2236-1170, tem como objetivo divulgar trabalhos científicos em nível de graduação e pós-graduação (Lato e Stricto Sensu) inseridos nas linhas temáticas de Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Tecnologia Ambiental. Além disso, disponibilizar eletronicamente artigos científicos vinculados ao ensino, pesquisa e extensão que se enquadrem nas três linhas temáticas propostas. Possui avaliação no Qualis/CAPES  B2 na área de Ensino e B3 em Ciências Ambientais. Atualmente a revista se encontra com fluxo de publicação contínua compreendendo um volume por ano. A Revista publica artigos originais, resumos de teses e dissertações em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental com especial ênfase em originalidade e relevância científica.

  • Revista InterAção

    A revista InterAção é um periódico de divulgação acadêmico-científica do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP), veiculada em meio digital, de periodicidade semestral, que tem por finalidade publicar artigos inéditos e exclusivos nas temáticas compreendidas pela disciplina das Relações Internacionais, bem como promover a interdisciplinaridade, tendo como eixo as Relações Internacionais, e contribuir para o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico produzido em seu escopo. Concentra-se na área de análise das relações internacionais, nos âmbitos econômicos, sociais, políticos e jurídicos. Atualmente, em sua versão digital (ISSN: 2357-7975) possui Qualis CAPES B2 em Direito, B4 em Ciências Ambientais e B5 em Ciência Política e Relações Internacionais, qualificação esta que pretende melhorar ainda mais, nas próximas avaliações.

  • Revista Monografias Ambientais

    A Revista Monografias Ambientais (REMOA-UFSM) (ISSN: 2236-1308) visa publicar trabalhos científicos que abordam Educação Ambiental  segundo as linhas temáticas: Sociedade, Educação e Cultura; Problemas Ambientais; Práticas em Educação Ambiental. São aceitos artigos originais com ênfase em originalidade e relevância científica, nos idiomas português, espanhol e inglês. A partir de 2018, trabalha em Fluxo Contínuo. 

  • Revista Sociais e Humanas

    A Revista Sociais e Humanas, publicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, é um periódico quadrimestral que busca dar espaço à divulgaçãode artigos ou trabalhos de pesquisadores de todo o país e também do exterior. Trata-se de uma continuação da Revista do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, publicada entre 1975 e 1978.

  • Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER)

    A ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ISSN:2675-9950), é uma publicação com o objetivo de democratizar a divulgação do conhecimento gerado a partir de pesquisas, experiências e análises na área interdisciplinar com ênfase no uso, desenvolvimento e gestão educacional mediadas por tecnologias. Busca publicar trabalhos oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, desde que abordem pesquisas consolidadas sobre a proposta de desenvolvimento, uso e gestão envolvendo tecnologias educacionais em rede. A ReTER recebe artigos em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol.

  • Saúde (Santa Maria)

    Saúde (Santa Maria), eISSN 2236-5834, é uma revista acadêmico-científica em formato online que visa divulgar a produção científica na área da saúde. Foi criada em 1978, ISSN 0103-4499 versão impressa, passando a versão online em 2004 e ingressando no SEER em 2010. Editada e publicada pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS, Brasil). A sua missão é a publicação de resultados originais de pesquisas na área da saúde abrangidos pelas seções do periódico, em português, e/ou inglês e/ou espanhol. Publicada com periodicidade de fluxo contínuo.

  • Século XXI: Revista de Ciências Sociais

    A Século XXI: Revista de Ciências Sociais é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Sua missão consiste na divulgação da produção científica da área de pós-graduação em ciências sociais com abragência nacional e internacional. Sua política editorial contempla a divulgação de trabalhos inéditos do âmbito das ciências sociais – sociologia, antropologia e ciência política - na forma de artigos e resenhas com relevância científica e social. Seu público alvo é constituído por docentes e pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e pós-graduação da área de ciências sociais. Seus artigos são inéditos e podem ser publicados em português, espanhol, inglês e francês.

  • Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

    Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, ISSN 2179-3786,  Qualis/CAPES A4, é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria e da Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft. Tem como objetivo central publicar trabalhos em formato de artigos originais, resenhas, traduções e entrevistas da área de Filosofia, em vista de promover interlocuções entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O periódico adota a Publicação Contínua com periodicidade quadrimestral, em duas seções: (i) os Estudos Schopenhauerianos, expediente original do periódico, publica trabalhos relacionados à filosofia de Arthur Schopenhauer; (ii) os Dossiês publicam trabalhos sobre os mais variados temas na área da Filosofia, de acordo com as três linhas de pesquisa do PPGF da UFSM: (1) Ética normativa, metaética e ética aplicada, (2) Linguagem, realidade e conhecimento, e (3) Fenomenologia e compreensão. Além disso, a revista publica, eventualmente, números especiais.