Notícias

Novos regimes de instabilidade institucional na América Latina: do Lawfare ao juízo político

2022-09-28

Com a permanência dos regimes democráticos latino-americanos, sobrevivendo aos temores de retrocessos autoritários que marcaram o início do processo de transição, outro tema tem centrado as preocupações dos representantes, representados e dos estudiosos da política latino-americana: as novas formas de manipulação e subversão institucional. As manobras jurídicas utilizadas para atacar adversários políticos, que embasam o chamado Lawfare, espalharam-se nos últimos anos, destacando-se os casos dos ex-presidentes Luiz Inácio “Lula” da Silva (Brasil) e Cristina Fernández de Kirchner (Argentina).

Saiba mais sobre Novos regimes de instabilidade institucional na América Latina: do Lawfare ao juízo político

Edição Atual

v. 13 n. 2 (2022): Eleições Brasileiras 2022 (edição especial) - setembro 2022
					Visualizar v. 13 n. 2 (2022): Eleições Brasileiras 2022 (edição especial) - setembro 2022
Lembro que Chesterton dizia que a história só tinha uma lei: sempre acontece o que ninguém previu. Muitos “profetas” para pouparem-se diante da humilhação dos grandes desmentidos preferem pensar pequeno, prever coisas normais, medíocres, pois se arriscam menos. No entanto, este século XXI nos premia com um novo mal estar (que se repete na História da Humanidade como um ciclo recorrente): o temor diante de um mundo novo e ameaçador. Pois bem, a mediocridade e a falta de inspiração dominam os governos nacionais em diversas partes do mundo. E há questionamentos: a democracia liberal está ameaçada? A democracia representativa? Precisamos inovar na democracia participativa? E a democracia de opinião? Qual o futuro do Brasil nas eleições de outubro? O que desejamos? O que ansiamos? O que queremos?
Publicado: 2022-09-19

Edição completa

Editorial

Apresentação

Entrevista

Artigos

Ver Todas as Edições

A revista InterAção é um periódico de divulgação acadêmico-científica do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP), veiculada em meio digital, de periodicidade semestral, que tem por finalidade publicar artigos inéditos e exclusivos nas temáticas compreendidas pela disciplina das Relações Internacionais, bem como promover a interdisciplinaridade, tendo como eixo as Relações Internacionais, e contribuir para o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico produzido em seu escopo. Concentra-se na área de análise das relações internacionais, nos âmbitos econômicos, sociais, políticos e jurídicos.

ISSN 2357-7675