Em busca da “nova Abolição”: a trajetória do Jornal Negro Alvorada (1945-1948)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797592807

Palavras-chave:

Imprensa negra, Movimento negro, Associativismo negro, Intelectuais negros/as

Resumo

O jornal Alvorada constitui uma página importante da História da imprensa negra e do movimento negro no Brasil. O presente artigo se dedica a refletir sobre sua trajetória e atuação como jornal negro da cidade de São Paulo na década de 1940, mais precisamente no contexto da queda do Estado Novo e ulterior processo de redemocratização. A proposta é demonstrar como o jornal Alvorada, através da intelectualidade negra, se inseriu nos debates sobre as questões raciais, participou das lutas negras e apresentou projetos para a nação conferindo centralidade para as populações negras. O periódico se tornou um lugar privilegiado para produção e disseminação de narrativas contra hegemônicas de intelectuais negros, através das suas folhas mulheres e homens negros resistiram e se organizaram politicamente. O estudo apresenta, numa perspectiva histórica, como o jornal apesar da sua efêmera duração contribuiu para desconstruir a farsa da democracia racial, denunciar o racismo e na luta do movimento negro para o reposicionamento do lugar do negro na história do Brasil. O jornal, ligado umbilicalmente a Associação dos Negros Brasileiros, defendeu o associativismo como principal estratégia para o alvorecer de uma “nova abolição” no país. O trabalho é um convite para refletir, explorar e compreender o relevante papel da imprensa negra nos debates sobre as questões raciais ao longo da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Radamés Vieira Nunes, Universidade Federal de Catalão

Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia; Professora, Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil.

Felipe Alves de Oliveira, Universidade Federal de Catalão

Doutor em História pela Universidade Federal de Ouro Preto; Professor, Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil.

Referências

ALBERTO, Paulina L. Termos de inclusão: intelectuais negros brasileiros no século XX. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2017.

ALVORADA. São Paulo, 1945-1948.

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. São Paulo: IBRASA, 1972.

DOMINGUES, Petrônio. Protagonismo negro em São Paulo: história e historiografia. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. – 1.ed. – Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

HOOKS, bell. Mulheres pretas intelectuais. IN: Coleção Pensamento Preto: Epistemologias do Renascimento Africano [Volume 1]. União dos Coletivos Pan-Africanistas. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018.

GONZALEZ, Lélia. Lélia Gonzalez – Primavera para as rosas negras. São Paulo: Coletânea organizada e editada pela União dos Coletivos Pan-Africanistas, 2018.

LEITE, José Correia Leite. E disse o velho militante José Correia Leite. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. 2ed. – São Paulo: Perspectiva, 2019.

OLIVEIRA, Felipe Alves de. Nosso imperativo histórico é a luta: intelectuais negros/as insurgentes e a questão da democracia racial em São Paulo (1945-1964). Rio de Janeiro: Editora Malê. 2021.

PINTO, Ana Flávia Magalhães. Imprensa negra no Brasil do século XIX. – São Paulo: Selo negro, 2010.

Downloads

Publicado

2025-11-24

Como Citar

Nunes, R. V., & Oliveira, F. A. de. (2025). Em busca da “nova Abolição”: a trajetória do Jornal Negro Alvorada (1945-1948). InterAção, 16(5), e92807. https://doi.org/10.5902/2357797592807