InterAção
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<p style="text-align: justify;">A revista InterAção é um periódico de divulgação acadêmico-científica de Relações Internacionais, do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP), veiculada em meio digital. </p> <p style="text-align: justify;">Publicação contínua com quatro (4) números a cada ano (podendo ter números especiais), que tem por finalidade publicar entrevistas inéditas, artigos, ensaios e resenhas, originais e exclusivos nas temáticas compreendidas pela disciplina/campo das Relações Internacionais e áreas afins.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>ISSN 2357-7975 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A2</strong></p>pt-BRjose.silveira@ufsm.br (José Renato Ferraz da Silveira)jose.silveira@ufsm.br (José Renato Ferraz da Silveira)Fri, 28 Feb 2025 11:54:43 -0300OJS 3.3.0.10http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60O conflito Rússia-Ucrânia e a (in)segurança energética na Alemanha
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90748
<p>O conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022, expõe os históricos interesses de grandes potências em territórios estratégicos, deflagrando crises que perpassam as fronteiras dos países diretamente envolvidos. A proposta deste artigo é correlacionar os impactos que o conflito Rússia-Ucrânia ocasionou na Alemanha, especificamente a crise energética decorrente da diminuição do fornecimento do gás russo durante o primeiro ano deste conflito. Diante da conjuntura, o governo alemão acelerou seu plano por novas fontes de energias renováveis e ampliação de parceiros extrarregionais, a fim de responder às demandas dos sistemas produtivos e de sua população, que tiveram os hábitos de consumo afetados. As metodologias aplicadas foram a pesquisa bibliográfica baseada em livros, artigos, documentos oficiais de governos, relatórios de Organizações internacionais e textos jornalísticos, a análise documental com base no Eurobarómetro de 2022 (Comissão Europeia) e a aplicação de entrevistas com três cidadãos alemães e um brasileiro (residente na Alemanha há 10 anos), concedidas em junho de 2023, pelo meio digital.</p>Tatiana de Souza Leite Garcia, Danúbia Caroline Barbosa de Mesquita, Victor Madeira de Souza
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90748Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300A epistemologia da autodeterminação na Organização das Nações Unidas e na Corte Internacional de Justiça
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/86924
<p>O dogma da Autodeterminação tornou-se instituto de Direito Internacional a partir da ONU. Seu desenvolvimento epistêmico foi marcado por uma intensa e ampla margem de interpretações que desnaturaram sua natureza jurídica ao longo do tempo: Era princípio político, tornou-se princípio de Direito Internacional, eixo do Direito Internacional dos Direitos Humanos e prerrogativa de Direito, propriamente dita. Nesta última natureza, tornou-se dogma de aplicação <em>erga omnes</em>, com clara tendência de manifestação como Norma Imperativa de Direito Internacional. Este trabalho visa demonstrar o caminho epistêmico percorrido pelo dogma no âmbito ONU, com preponderância na análise jurisprudencial da Corte Internacional de Justiça. Através do método indutivo, utilizando pesquisa bibliográfica e documental além da análise jurisprudencial, o trabalho assume uma perspectiva crítica sobre os rumos traçados pela institucionalidade internacional acerca do dogma. Trata-se de abordagem de confronto entre a natureza atual do dogma e àquela qual deveria originalmente sê-lo.</p>Adriano Alberto Smolarek, João Irineu de Resende Miranda
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/86924Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300Por uma História que dê ouvidos: proposta de formação docente para executar a Lei 11645/2008 no sul de Minas Gerais
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/89634
<p>A História Indígena regional é um conteúdo de grande importância para uma formação docente que se queira voltada à promoção da diversidade étnico-racial e cultural, atendendo a lei 11645/2008 (sobre o ensino de História Indígena nas escolas) e o <em>caput</em> do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (sobre o caráter de regionalidade que deve ser contemplado pelo currículo nas escolas). No entanto, face ao pouco conhecimento de professores sobre História Indígena (Guimarães, 2024a), é necessário oferecer formação baseada nos estudos já realizados a respeito de aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos da presença indígena na bacia do rio Verde, sul de Minas Gerais, com base em documentação histórica e pesquisas arqueológicas. Por meio de levantamento e análise bibliográfica sobre a História Indígena regional na bacia do rio Verde, este estudo apresenta sugestões que facilitem aos professores um trabalho que atenda às mencionadas legislações e, mais que isto, mostre as diversidades que formaram a sociedade sul-mineira. As sugestões são práticas que direcionam professores para o aproveitamento das fontes sobre a História Indígena regional em diversos componentes curriculares.</p>Gustavo Uchôas Guimarães, Ivone Antonia da Silva
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/89634Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300La diplomacia argentina según el discurso oficial (1932-1946): una mirada crítica
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/88776
<p>El presente artículo consiste en un estudio de caso exploratorio a partir del análisis del discurso diplomático contenido en los informes oficiales (titulados como "Memoria") producidos en el ámbito de la Cancillería argentina entre 1932-1946. A partir de la lectura de los informes – y también de la literatura especializada – se cuestiona por qué, a pesar de que en el ámbito de la política interna se observa una serie de rupturas – alrededor de seis gobiernos en catorce años –, en el campo de la política exterior se observa una continuidad que abarca todo el período. Estos informes tenían como objetivo presentar al congreso porteño un resumen de los principales desafíos en las relaciones internacionales argentinas. Por lo tanto, se llevará a cabo una prioridad al análisis de la historia de la política exterior a partir de los informes como fuente primaria, recurriendo a la literatura especializada para analizar la veracidad de los relatos, así como para proporcionar el contexto en el cual están insertos. La justificación de la investigación consiste en rescatar fragmentos de la historia diplomática que se manifiestan en el discurso oficial. En cuanto a la metodología, la organización de la investigación se estructura a partir del análisis del discurso en política exterior. Al final, la hipótesis presentada es que, a pesar de las rupturas internas en la política argentina, el período se caracteriza por continuidades en el discurso diplomático.</p>Thiago Noschang Cabral, João Vitor Sausen
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/88776Tue, 01 Apr 2025 00:00:00 -0300Fundamentos políticos e técnicos da mensuração de cooperação Sul-Sul
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90757
<p>A cooperação para o desenvolvimento é um tema central que mobiliza governos, organizações da sociedade civil e organismos internacionais, sendo pautada por ideais de ajuda, solidariedade e a criação de novas plataformas de desenvolvimento. Um dos debates mais relevantes no campo da Cooperação Sul-Sul (CSS) no século XXI é a sua mensuração. O objetivo deste artigo é identificar e analisar os fundamentos políticos e técnicos que sustentam a mensuração da Cooperação Sul-Sul, propondo um quadro conceitual que destaque os elementos e variáveis essenciais para a formulação de uma política eficaz de mensuração dessa cooperação. A análise busca, portanto, responder à questão central: Quais são os princípios que fundamentam a mensuração da Cooperação Sul-Sul, e quais elementos e variáveis devem ser considerados nesse processo? A hipótese central sugere que, por trás das questões técnicas de quantificação da CSS, existem fatores políticos complexos que não podem ser negligenciados, especialmente devido à falta de parâmetros de referência globais. O artigo explora como fatores políticos, como generosidade, mobilização de interesses inter-burocráticos e relações de poder, influenciam o processo de mensuração, além de discutir as múltiplas escolhas técnicas relacionadas às modalidades, setores e instrumentos financeiros de cooperação. O marco conceitual deste artigo fundamenta-se nas discussões conceituas sobre CSS, que abrangem as diferentes formas de cooperação entre países em desenvolvimento, bem como os desafios, as oportunidades e as dinâmicas políticas e técnicas que surgem a partir dessas interaçõesA proposta é oferecer uma análise crítica sobre como a mensuração da CSS deve ser realizada, destacando as implicações políticas e técnicas envolvidas na construção dessa prática.</p>José Alejandro Sebástian Barrios Díaz
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90757Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300Métodos mistos em Relações Internacionais: estudo exploratório da pesquisa brasileira
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/88214
<p>A presente pesquisa investiga a aplicação dos métodos mistos nos estudos de Relações Internacionais no Brasil. A pergunta orientadora é: quais são as principais aplicações dos métodos mistos nas pesquisas brasileiras em Relações Internacionais? O objetivo geral é explorar essas possibilidades, com foco na academia nacional. Os objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os estudos que adotaram métodos mistos em pesquisas de Relações Internacionais no Brasil, analisando a frequência de uso dessa abordagem e as estratégias metodológicas empregadas. Examinar as técnicas utilizadas para a coleta e análise de dados nos estudos analisados, destacando os métodos predominantes, suas aplicações e combinações no contexto da pesquisa em Relações Internacionais. Avaliar as limitações metodológicas presentes nas pesquisas revisadas, bem como explorar as oportunidades para a ampliação e aprimoramento do uso dos métodos mistos na área. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como qualitativo e exploratório. A coleta de dados baseou-se em uma pesquisa bibliográfica sistemática na plataforma de Periódicos CAPES, com análise realizada em janeiro de 2024. As buscas empregaram palavras-chave definidas pela Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), refletindo temas centrais do campo. Os critérios de inclusão abrangeram artigos científicos publicados em revistas classificadas como A4 ou superior na área de Ciência Política e Relações Internacionais (CPRI) no período do quadriênio 2017-2020, conforme levantamento realizado na plataforma Sucupira em janeiro de 2024. Os resultados corroboram a hipótese inicial de um déficit metodológico na área, evidenciando a pouca adesão aos métodos mistos, apesar de seu potencial para aprimorar a pesquisa no contexto nacional.</p>Gabriela Alves de Borba, Amanda Neves Leal Marini
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/88214Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300Notas sobre a eleição do Presidente Bolsonaro em 2018
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/89930
<p>Este texto tem o objetivo de levantar pistas para identificar e analisar as razões não institucionais que propiciaram a vitória eleitoral e a legitimação do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro nas eleições gerais de 2018. Compreendemos que a cultura política é uma variável interessante para analisar este processo. Nosso problema de pesquisa é: Como a cidadania brasileira unge no poder máximo do país o Presidente Bolsonaro? A hipótese é que a vitória de Jair Messias Bolsonaro foi possível em razão da cultura política brasileira, cujas marcas são o clientelismo, a delegação e o cinismo produtores de incompreensão e hesitação da cidadania em relação à democracia. A metodologia é hermenêutica e analisa as informações através dos teóricos da ciência social brasileira, cuja produção dialoga com a teoria da cultura política. As informações foram obtidas na imprensa, nas redes sociais e em relatos empíricos primários obtidos a partir de entrevistas livres.</p>Hemerson Luiz Pase, Ana Paula Patella
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/89930Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300Aprimorando a educação matemática: técnicas interativas para otimizar a compreensão e o desempenho dos alunos no Ensino Básico
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/88870
<p>Este artigo explora o uso de técnicas interativas, tais como a tecnologia social, no ensino de matemática básica, visando melhorar as habilidades dos alunos. Inicialmente, destacamos a necessidade de aprimorar o ensino de matemática em escolas públicas e comunidades com baixo desempenho, enfatizando as técnicas interativas como ferramentas inclusivas e acessíveis. O estudo avalia a eficácia dessas metodologias na otimização do aprendizado matemático e no desenvolvimento social dos alunos. Para isso, revisamos a literatura sobre educação interativa e tecnologia social, identificando lacunas que este estudo busca preencher. Descrevemos a aplicação das técnicas interativas em sala de aula e os métodos de coleta e análise de dados, focando no impacto educacional e social. Os resultados mostram um aumento significativo na compreensão dos conceitos matemáticos, melhorando o desempenho acadêmico e a motivação dos alunos. Comparamos nossas descobertas com pesquisas anteriores, discutindo as implicações sociais e educacionais e reconhecendo as limitações do estudo. Concluímos que as técnicas interativas são eficazes para melhorar o aprendizado matemático e promover a inclusão e equidade educacional, recomendando sua integração sustentável no currículo escolar. Sugere-se, também, pesquisas futuras para explorar mais o potencial dessas técnicas como ferramentas de transformação social.</p>Sarah Jane Souza da Silva, Isnaldo Isaac Barbosa
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/88870Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300Desenvolvimento Socioprofissional: <i>habitus</i> e saber-fazer docente
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/88762
<p>O presente artigo apresenta reflexões e questionamentos acerca do desenvolvimento profissional dos professores por uma perspectiva histórico-social à luz do conceito de <em>habitus</em>. Com o objetivo de problematizar as discussões em torno do trabalho docente e das práticas pedagógicas, como um processo complexo que ocorre por meio de ações sociais reguladas, buscou-se, como método, a revisão de literatura com apoio nos estudos de Bourdieu (2003); Day (1999); Perrenoud (2001) e Sarti (2020). Nos resultados das discussões apresentadas, constata-se que as práticas pedagógicas se desenvolvem mediante um processo de formação contínua, histórico-social, constantemente tensionada pela cultura que permeia toda trajetória profissional dos professores.</p>Daiane Luzia de Matos Bueno, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira Guilherme
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/88762Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300Formação e sustentabilidade no semiárido: implantação de unidade técnica agroflorestal
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90067
<p>O projeto Floema, desenvolvido pela Organização Engenheiros Sem Fronteiras - núcleo Natal, visa promover práticas agroecológicas e sustentáveis em comunidades rurais do semiárido potiguar, com foco na segurança alimentar e resiliência climática. O objetivo principal é implantar uma Unidade Técnica Demonstrativa de Sistema Agroflorestal na comunidade de Catolé, em Lajes Pintadas/RN, integrando tecnologias sociais, como uso de biofertilizante oriundo do biogás e uso de águas residuárias, relacionados aos projetos Biodigestor e Saneamento Fértil respectivamente. A metodologia adotada segue os princípios da Engenharia Popular, unindo saberes locais e técnicas de engenharia e nutrição. O projeto, previsto para dois anos (2024-2025), iniciou-se com um diagnóstico socioeconômico, ambiental e nutricional, seguido por análises bioquímicas de solo, biofertilizante e água de reuso. As oficinas de formação incluem educação ambiental, práticas agroflorestais e nutricionais, realizadas junto à comunidade local. Até o momento, foram identificados desafios como a escassez de água e a falta de mão de obra qualificada, limitando a adoção de práticas mais complexas. No entanto, as formações propostas visam capacitar os agricultores para superarem essas barreiras e promoverem maior sustentabilidade. O projeto é uma oportunidade de melhorar a produção agrícola e pecuária, além de elevar a qualidade de vida e a segurança alimentar das famílias envolvidas.</p>Sandra Rufino, Amanda Letícia Bezerra de Oliveira, Priscila Olivia de Oliveira Dias
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90067Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300Contribuições territorializadas para o processo avaliativo do Programa Hortas Cariocas
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90079
<p>A horta pedagógica, ao ser integrada ao contexto escolar, vai além da produção agroecológica, proporcionando um espaço de aprendizagem que fomenta o desenvolvimento de competências, habilidades e valores. Apesar dessa relevância, o sistema avaliativo atual do Programa Hortas Cariocas (PHC) do município do Rio de Janeiro foca exclusivamente no quantitativo da colheita, desconsiderando o impacto pedagógico e social das hortas escolares. A partir de uma pesquisa-ação conduzida na Escola Municipal Pedro Ernesto, o presente trabalho objetiva propor um novo modelo de avaliação para o PHC, mais alinhado às realidades territoriais e pedagógicas das hortas em escolas municipais do Rio de Janeiro. A estrutura do novo sistema avaliativo sugerido facilita o processo de monitoramento, oferecendo subsídios para a tomada de decisões e ajustes no projeto, além de valorizar a horta também como um espaço pedagógico que promove a educação ambiental e curricular, bem como o engajamento de toda a comunidade escolar, gerando um maior senso de pertencimento no território. Esperamos que o formulário proposto contribua para a efetivação da política pública e para o fortalecimento do Programa Hortas Cariocas, ampliando seu impacto nas escolas e possibilitando um acompanhamento mais integrado e significativo das atividades pedagógicas desenvolvidas nas hortas escolares.</p>Yayenca Yllas Frachia, Carla da Rocha Fernandez, Pablo Piñar Alves Pinto, Heloisa Tozato, Marcelo Borges Rocha
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90079Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300Pobreza, fome e desenvolvimento: uma crítica estrutural aos ODS no contexto brasileiro
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90590
<p>O presente artigo analisa criticamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 "Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares" e o ODS 2 “Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”, no contexto brasileiro, com foco nos desafios estruturais e conjunturais do subdesenvolvimento. Embora a Constituição Federal de 1988 tenha garantido direitos sociais, muitos desses direitos ainda não foram plenamente efetivados, especialmente devido às fragilidades econômicas históricas do Brasil, como endividamento, instabilidade cambial e desigualdade social. A Agenda 2030 enfrenta contradições significativas por ignorar a realidade da estrutura dependente e desigual da economia global. Este estudo qualitativo utiliza-se de uma revisão bibliográfica e documental, bem como da técnica de análise de conteúdo, para interpretar as metas dos ODS à luz da teoria da dependência e da realidade histórico-estrutural brasileira, discutindo o viés crítico da tecnologia. Além disso, o artigo discute a proposta de Tecnologia Social (TS), que busca soluções para os problemas sociais, com um enfoque mais radical e adaptado às especificidades do Brasil. Por fim, o artigo explora as limitações da Agenda 2030 e aponta as oportunidades de TS no Brasil, destacando a necessidade de problematizar o subdesenvolvimento como um fator central na implementação dessas agendas globais.</p>Giovanna Angeloti, Ednalva Felix das Neves
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90590Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300O papel da extensão universitária no enfrentamento à pobreza e à fuga de cérebros no Brasil
https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90708
<p>Este trabalho explora dois temas importantes: a fuga de cérebros e a pobreza no Brasil. Em primeiro lugar, analisa a “disfuncionalidade” da universidade brasileira, especialmente, frente a desafios crônicos, como a pobreza no Brasil. Diante da hipótese da disfuncionalidade, é exposta a clara preocupação de (alguns) governos brasileiros com a ampliação da formação de novos pesquisadores, que refletem no aumento no número de titulados mestres e doutores entre 1996 e 2021. Contudo, por não encontrar trabalho no Brasil, estes pesquisadores (cérebros) deixam o país em busca de oportunidades. Por outro lado, a formação de novos pesquisadores não está orientada para a solução das questões sociais, que, por sua vez, perduram no mesmo período - uma significativa parcela da população enfrenta desemprego, subemprego, pobreza e exclusão, como evidenciado pela análise de dados referentes à pobreza e extrema pobreza no Brasil. O trabalho aponta que essa parcela da sociedade brasileira passa a se integrar em diversas experiências de economia solidária buscando sua sobrevivência, experiências que demandam ciência e tecnologia voltadas para suas necessidades específicas. Compreendendo que as universidades públicas têm um papel vital no desenvolvimento, junto a essas experiências sociais, de Tecnologias Sociais (ou Tecnociência Solidária) capazes de apoiar e transformar a realidade brasileira, propõe-se a realização de pesquisa com base nos problemas sociais, do ensino conectado à realidade social e extensão voltada para grupos vulneráveis.</p>Ednalva Felix das Neves, Gustavo Luis Ramos Santos, Bassel Moh’d Khalil Salameh Ahmad
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Central de Periódicos da UFSM
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José Renato Ferraz da Silveira
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90747Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300Apresentação
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Andréa Araujo de Vasconcellos, Carolina Bagattolli, Diana Cruz Rodrigues, Gabriele Ewilin de Oliveira Ribas, Giovanna Angeloti, Marília Regina Costa Castro Lyra, Sandra Maria Campos Alves, Wagner Ragi Curi Filho
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https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90964Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300Expediente
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José Renato Ferraz da Silveira
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