InterAção https://periodicos.ufsm.br/interacao <p style="text-align: justify;">A revista InterAção é um periódico de divulgação acadêmico-científica de Relações Internacionais, do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP), veiculada em meio digital. </p> <p style="text-align: justify;">Publicação contínua com quatro (4) números a cada ano (podendo ter números especiais), que tem por finalidade publicar entrevistas inéditas, artigos, ensaios e resenhas, originais e exclusivos nas temáticas compreendidas pela disciplina/campo das Relações Internacionais e áreas afins.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>ISSN 2357-7975 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A2</strong></p> pt-BR jose.silveira@ufsm.br (José Renato Ferraz da Silveira) jose.silveira@ufsm.br (José Renato Ferraz da Silveira) Fri, 28 Feb 2025 11:54:43 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Sistema de indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de tecnologias sociais https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/89215 <p>Os sistemas de avaliação em tecnologia social têm como referência o SATECS da Fundação Banco do Brasil (Sistema de Análise de Tecnologias) e o SIDMATECS (Sistema de Indicadores para Diagnóstico, Monitoramento e Avaliação de Tecnologias Sociais) da Universidade Federal de Campina Grande. Essa base teórico-metodológica aporta-se na teoria crítica, onde a tecnologia é humanamente controlada e portadora de valores; socialmente construída por grupos sociais que, em redes de intercooperação, atribuem sentido à tecnologia em sua finalidade social; coloca em xeque a abordagem linear da inovação e estabelece a mudança social como determinante da mudança técnica. A relevância de se obter uma taxonomia com indicadores que caracterizam uma tecnologia social faz-se necessária para orientar as ações implementadas pela universidade em sua política de inovação e incubação; adequar políticas públicas e fortalecer o movimento social. O objetivo desse artigo é duplo: 1) identificar os indicadores de avaliação de tecnologia Social que já foram explorados; 2) qualificar os sistemas existentes estabelecendo as conexões entre tecnologia social e economia solidária. Esse estudo possui três implicações práticas: 1) contribui para que a tecnologia social seja desenvolvida e replicada sem perder a sua significação; 2) orienta os gestores de políticas públicas a criarem programas com adequação entre problemas sociais e soluções tecnológicas; 3) fortalece a pesquisa ao implementar os parâmetros aferidos pela abordagem da tecnologia social em conexão com a economia solidária.</p> Sônia Marise Salles Carvalho, Tânia Cristina Cruz, Alcione Santiago Silva Copyright (c) 2025 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/89215 Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300 Contribuições territorializadas para o processo avaliativo do Programa Hortas Cariocas https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90079 <p>A horta pedagógica, ao ser integrada ao contexto escolar, vai além da produção agroecológica, proporcionando um espaço de aprendizagem que fomenta o desenvolvimento de competências, habilidades e valores. Apesar dessa relevância, o sistema avaliativo atual do Programa Hortas Cariocas (PHC) do município do Rio de Janeiro foca exclusivamente no quantitativo da colheita, desconsiderando o impacto pedagógico e social das hortas escolares. A partir de uma pesquisa-ação conduzida na Escola Municipal Pedro Ernesto, o presente trabalho objetiva propor um novo modelo de avaliação para o PHC, mais alinhado às realidades territoriais e pedagógicas das hortas em escolas municipais do Rio de Janeiro. A estrutura do novo sistema avaliativo sugerido facilita o processo de monitoramento, oferecendo subsídios para a tomada de decisões e ajustes no projeto, além de valorizar a horta também como um espaço pedagógico que promove a educação ambiental e curricular, bem como o engajamento de toda a comunidade escolar, gerando um maior senso de pertencimento no território. Esperamos que o formulário proposto contribua para a efetivação da política pública e para o fortalecimento do Programa Hortas Cariocas, ampliando seu impacto nas escolas e possibilitando um acompanhamento mais integrado e significativo das atividades pedagógicas desenvolvidas nas hortas escolares.</p> Yayenca Yllas Frachia, Carla da Rocha Fernandez, Pablo Piñar Alves Pinto, Heloisa Tozato, Marcelo Borges Rocha Copyright (c) 2025 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90079 Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300 Pobreza, fome e desenvolvimento: uma crítica estrutural aos ODS no contexto brasileiro https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90590 <p>O presente artigo analisa criticamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 "Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares" e o ODS 2 “Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”, no contexto brasileiro, com foco nos desafios estruturais e conjunturais do subdesenvolvimento. Embora a Constituição Federal de 1988 tenha garantido direitos sociais, muitos desses direitos ainda não foram plenamente efetivados, especialmente devido às fragilidades econômicas históricas do Brasil, como endividamento, instabilidade cambial e desigualdade social. A Agenda 2030 enfrenta contradições significativas por ignorar a realidade da estrutura dependente e desigual da economia global. Este estudo qualitativo utiliza-se de uma revisão bibliográfica e documental, bem como da técnica de análise de conteúdo, para interpretar as metas dos ODS à luz da teoria da dependência e da realidade histórico-estrutural brasileira, discutindo o viés crítico da tecnologia. Além disso, o artigo discute a proposta de Tecnologia Social (TS), que busca soluções para os problemas sociais, com um enfoque mais radical e adaptado às especificidades do Brasil. Por fim, o artigo explora as limitações da Agenda 2030 e aponta as oportunidades de TS no Brasil, destacando a necessidade de problematizar o subdesenvolvimento como um fator central na implementação dessas agendas globais.</p> Giovanna Angeloti, Ednalva Felix das Neves Copyright (c) 2025 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90590 Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300 O papel da extensão universitária no enfrentamento à pobreza e à fuga de cérebros no Brasil https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90708 <p>Este trabalho explora dois temas importantes: a fuga de cérebros e a pobreza no Brasil. Em primeiro lugar, analisa a “disfuncionalidade” da universidade brasileira, especialmente, frente a desafios crônicos, como a pobreza no Brasil. Diante da hipótese da disfuncionalidade, é exposta a clara preocupação de (alguns) governos brasileiros com a ampliação da formação de novos pesquisadores, que refletem no aumento no número de titulados mestres e doutores entre 1996 e 2021. Contudo, por não encontrar trabalho no Brasil, estes pesquisadores (cérebros) deixam o país em busca de oportunidades. Por outro lado, a formação de novos pesquisadores não está orientada para a solução das questões sociais, que, por sua vez, perduram no mesmo período - uma significativa parcela da população enfrenta desemprego, subemprego, pobreza e exclusão, como evidenciado pela análise de dados referentes à pobreza e extrema pobreza no Brasil. O trabalho aponta que essa parcela da sociedade brasileira passa a se integrar em diversas experiências de economia solidária buscando sua sobrevivência, experiências que demandam ciência e tecnologia voltadas para suas necessidades específicas. Compreendendo que as universidades públicas têm um papel vital no desenvolvimento, junto a essas experiências sociais, de Tecnologias Sociais (ou Tecnociência Solidária) capazes de apoiar e transformar a realidade brasileira, propõe-se a realização de pesquisa com base nos problemas sociais, do ensino conectado à realidade social e extensão voltada para grupos vulneráveis.</p> Ednalva Felix das Neves, Gustavo Luis Ramos Santos, Bassel Moh’d Khalil Salameh Ahmad Copyright (c) 2025 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90708 Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300 Expediente https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90955 José Renato Ferraz da Silveira Copyright (c) 2025 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90955 Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300 Ficha Catalográfica https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90956 Central de Periódicos da UFSM Copyright (c) 2025 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90956 Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300 Editorial https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90747 José Renato Ferraz da Silveira Copyright (c) 2025 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90747 Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300 Apresentação https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90964 Andréa Araujo de Vasconcellos, Carolina Bagattolli, Diana Cruz Rodrigues, Gabriele Ewilin de Oliveira Ribas, Giovanna Angeloti, Marília Regina Costa Castro Lyra, Sandra Maria Campos Alves, Wagner Ragi Curi Filho Copyright (c) 2025 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/90964 Fri, 28 Feb 2025 00:00:00 -0300