Notícias
-
2025-12-10A Revista InterAção é um periódico acadêmico-científico digital, de acesso aberto, dedicado à produção, divulgação e circulação de conhecimento nas áreas de Relações Internacionais e campos afins. Vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a revista afirma-se como um espaço de debate qualificado, plural e interdisciplinar. Desde sua criação, InterAção tem como missão promover o diálogo entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais, estimulando análises críticas e reflexões aprofundadas sobre as dinâmicas políticas, econômicas, sociais e culturais que moldam o cenário internacional. Publicada em fluxo contínuo, a revista acolhe contribuições inéditas nas modalidades de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas. Saiba mais sobre Revista InterAção
-
2nd Thematic Dossier (2026) Defense and Public Security in the Global South: Governance, Capabilities, and Strategic Autonomy
2025-12-05The 2nd Thematic Dossier (2026), entitled “Defense and Public Security in the Global South: Governance, Capabilities, and Strategic Autonomy”, seeks to gather interdisciplinary research and reflections that expand critical understanding of defense processes, institutions, and strategic dynamics in the Global South.
The dossier encourages contributions based on empirical data, comparative studies, qualitative and quantitative approaches, as well as theoretical perspectives that address the challenges of strategic autonomy and security in peripheral contexts.
Saiba mais sobre 2nd Thematic Dossier (2026) Defense and Public Security in the Global South: Governance, Capabilities, and Strategic Autonomy -
Encerramento das publicações em 2025
2025-11-30Informamos, com satisfação, que no último dia 24 de novembro encerramos as publicações dos trabalhos de 2025 da Revista InterAção.
Saiba mais sobre Encerramento das publicações em 2025 -
Informe aos autores/autoras que submeteram artigos ao Dossiê "Entre fardos coloniais e vozes ancestrais: tensionando a Afrodiáspora no Século XXI"
2025-11-29Tivemos a recepção recorde de artigos (mais de 100) no Dossiê "Entre fardos coloniais e vozes ancestrais: tensionando a Afrodiáspora no Século XXI"
Em virtude do elevado número de artigos, tivemos problemas na emissão de dois pareceres.
Lembrando que a revista InterAção (ISSN 2357-7975) adota o sistema de revisão anônima por pares (double-blind review), de maneira a garantir a qualidade dos textos, sempre inéditos.
Saiba mais sobre Informe aos autores/autoras que submeteram artigos ao Dossiê "Entre fardos coloniais e vozes ancestrais: tensionando a Afrodiáspora no Século XXI" -
A Revista InterAção (ISSN 2357-7975) está aceitando submissões de artigos para publicação no fluxo contínuo (2026)
2025-11-29A Revista InterAção (ISSN 2357-7975) está aceitando submissões de artigos para publicação no fluxo contínuo (2026).
A InterAção é um periódico de divulgação acadêmico-científica de Relações Internacionais, do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP), veiculada em meio digital.
Saiba mais sobre A Revista InterAção (ISSN 2357-7975) está aceitando submissões de artigos para publicação no fluxo contínuo (2026) -
2º DOSSIÊ TEMÁTICO (2026) “A DEFESA E A SEGURANÇA PÚBLICA NO SUL GLOBAL: GOVERNANÇA, CAPACIDADES, AUTONOMIA E GESTÃO ESTRATÉGICA” THE 2ND THEMATIC DOSSIER (2026): “DEFENCE AND PUBLIC SECURITY IN THE GLOBAL SOUTH: GOVERNANCE, CAPABILITIES, AUTONOMY, AND STRATEGIC MANAGEMENT”)
2025-11-22O 2º Dossiê Temático (2026), intitulado “A Defesa e a Segurança Pública no Sul Global: Governança, Capacidades e Autonomia Estratégica”, tem como objetivo reunir pesquisas e reflexões interdisciplinares que ampliem a compreensão crítica sobre os processos, instituições e dinâmicas estratégicas de defesa no Sul Global.
Saiba mais sobre 2º DOSSIÊ TEMÁTICO (2026) “A DEFESA E A SEGURANÇA PÚBLICA NO SUL GLOBAL: GOVERNANÇA, CAPACIDADES, AUTONOMIA E GESTÃO ESTRATÉGICA” THE 2ND THEMATIC DOSSIER (2026): “DEFENCE AND PUBLIC SECURITY IN THE GLOBAL SOUTH: GOVERNANCE, CAPABILITIES, AUTONOMY, AND STRATEGIC MANAGEMENT”) -
4° Dossiê Temático (2026): Crítica literária afrorreferenciada: acordar os da Casa Grande
2025-11-17A presente chamada da Revista InterAção (ISSN: 2357-7975) se interessa por estudos que tenham como temática uma crítica literária afrorreferenciada. O que ocorreria se uma cosmovisão negro-diaspórica enfeitiçasse “essa estranha instituição chamada Literatura” (Derrida, 2014) e, à moda de um ebó de palavras e um contregum literário (Nkembo Olugbala Santos, 2021), interpelasse a crítica? Que poderes emanariam de uma estética do ronkó e de um “quilombismo / dum povo / todo / que nem alcunha pessoa / guardava guarida / mas se fez alafiar” (Nascimento, 2018, p.56)? E se saberes que vem de longe, consoante com uma lírica-preta não fetichista (Morrison, 2019), produzissem uma demanda epistêmica outra (Fernandes, 2023)? Potencialmente, os artigos acolhidos nessa chamada eletrônica, podem ofertar à Academia: (i) epistemes outras – resultado de um corpo-a-corpo com uma linguagem ancestral, da camarinha ao ronkó, do padê às encruzilhadas, do marafo ao pó de pemba, ressignificando narrativas e rasurando a metafísica ocidental, fortemente contrariando regimes neopatriarcais e neocoloniais; (ii) uma outra sintaxe, uma gramática crítica e política, assentada no feminismo negro, na decolonialidade, nos estudos de terreiro e cuier, colaborando para rasurar discursos de ódio e fundamentalismos cada vez mais crescentes em nossa sociedade; (iii) uma crítica de textos literários, cuja trajetória se aproxime e se diferencie das ciências diversas (história, sociologia, semiótica, estruturalismo, pós-estruturalismo, desconstrução, pós-colonialismo, psicologia, psicanálise, filosofia, estudos da recepção) e, sobretudo, que, rasure a branquitude e a positividade das Luzes, como uma das práticas mais bem-sucedidas do racismo na Literatura e na Crítica; (iv) análises de literatura em campo expandido, cujas metodologias de pesquisa e análise contracoloniais, não-hegemônicas, levem à sério o hálito da benzedeira, a força das correntezas, o epô perfumado de Odara, encantarias de exus e pretos velhos dos terreiros, mitos de Lègba do Vodum Daomeano, a folha de arruda e o poder da cabaça, o dendezeiro e a adicissa, as caboclas e o axé dos boiadeiros, o Corpus Literário de Ifá, corpo da tradição oral iorubá, contrapondo-se à “violência distópica contra corporalidades [e epistemologias] negras, indígenas, trans e desobedientes de gênero” (Mombaça, 2021). Em termos outros, estimulada por uma “negroesia” (Cuti, 2007, p. 29), esta chamada se interessa por escritas que incomodem os da casa grande (Evaristo, 2020) e reposicione a Crítica Literária, pois ora, assimetrias e desigualdades não são falha da sociedade, mas, matéria de que esta é feita.
Saiba mais sobre 4° Dossiê Temático (2026): Crítica literária afrorreferenciada: acordar os da Casa Grande -
1° Dossiê (2026): DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS E O ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS” (THEMATIC DOSSIER “HUMAN RIGHTS AND THE FIGHT AGAINST HUMAN TRAFFICKING")
2025-03-31O dossiê temático “Direitos Humanos e o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” objetiva reunir pesquisas e reflexões que contribuam para o entendimento crítico desse fenômeno, com ênfase em abordagens empíricas.
The thematic dossier “Human Rights and the Fight Against Human Trafficking” aims to gather research and reflections that contribute to a critical understanding of this phenomenon, with an emphasis on empirical approaches.
Saiba mais sobre 1° Dossiê (2026): DOSSIÊ “DIREITOS HUMANOS E O ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS” (THEMATIC DOSSIER “HUMAN RIGHTS AND THE FIGHT AGAINST HUMAN TRAFFICKING")


