O acesso à diversidade étnico-racial por meio da política educacional e da Lei de Cotas: o que dizem as análises dos conteúdos das publicações no Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797591393

Palavras-chave:

Acesso da diversidade étnico-racial, Política educacional, Cota, Análise de conteúdo, Publicações

Resumo

Este artigo procurou analisar os conteúdos de 162 livros que foram publicados no Brasil, os quais apresentam considerações sobre diversidade étnico-racial negra, política educacional e ação afirmativa na modalidade cotas raciais. O recorte temporal para fundamentação teórica foi de 2000 a 2023. Partindo dessa percepção, questiona-se: Como os livros publicados no Brasil apresentam o acesso da diversidade étnico-racial negra e a ação afirmativa? Para responder a essa pergunta, foram feitas leituras para refletir como as obras demarcam as movimentações e a legislações brasileiras que vieram antes da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), tendo em vista, que detalhes importantes sobressaem. A abordagem qualitativa faz parte da metodologia, pois, o intuito é tratar dos estudos já realizados pelas pesquisas de outros/as pesquisadores/as, os quais são interessantes e contam como o mapeamento do acesso a escolarização da diversidade étnico-racial negra que ocorreu no país. Portanto, partindo desses pressupostos, foi possível delinear a concepção retratada nos livros, que são os materiais utilizados para a realização da catalogação dos dados deste estudo.

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Biografia do Autor

Francijane Lima dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba; Mestranda em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Luci Maria da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba; Doutoranda, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

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Publicado

2025-11-24

Como Citar

Santos, F. L. dos, & Silva, L. M. da. (2025). O acesso à diversidade étnico-racial por meio da política educacional e da Lei de Cotas: o que dizem as análises dos conteúdos das publicações no Brasil?. InterAção, 16(5), e91393. https://doi.org/10.5902/2357797591393