O acesso à diversidade étnico-racial por meio da política educacional e da Lei de Cotas: o que dizem as análises dos conteúdos das publicações no Brasil?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797591393Palavras-chave:
Acesso da diversidade étnico-racial, Política educacional, Cota, Análise de conteúdo, PublicaçõesResumo
Este artigo procurou analisar os conteúdos de 162 livros que foram publicados no Brasil, os quais apresentam considerações sobre diversidade étnico-racial negra, política educacional e ação afirmativa na modalidade cotas raciais. O recorte temporal para fundamentação teórica foi de 2000 a 2023. Partindo dessa percepção, questiona-se: Como os livros publicados no Brasil apresentam o acesso da diversidade étnico-racial negra e a ação afirmativa? Para responder a essa pergunta, foram feitas leituras para refletir como as obras demarcam as movimentações e a legislações brasileiras que vieram antes da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), tendo em vista, que detalhes importantes sobressaem. A abordagem qualitativa faz parte da metodologia, pois, o intuito é tratar dos estudos já realizados pelas pesquisas de outros/as pesquisadores/as, os quais são interessantes e contam como o mapeamento do acesso a escolarização da diversidade étnico-racial negra que ocorreu no país. Portanto, partindo desses pressupostos, foi possível delinear a concepção retratada nos livros, que são os materiais utilizados para a realização da catalogação dos dados deste estudo.
Downloads
Referências
ARTES, Amélia (Orgs.) et al. Ações afirmativas no Brasil: experiências bem-sucedidas de acesso na pós-graduação. – São Paulo: Cortez: Fundação Carlos Chagas, 2016. – Ações afirmativas no Brasil; v.1)
ARTES, Amélia (Orgs.) et al. Ações afirmativas no Brasil: reflexões e desafios para a pós-graduação. – São Paulo: Cortez: Fundação Carlos Chagas, 2016. – Ações afirmativas no Brasil; v.2)
AZEVEDO, Celia Maria Marinho de. Anti-racismo e seus paradoxos: reflexões sobre cota racial, raça e racismo. 2ª ed. – São Paulo: Annablume, 2004.
BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs). Pesquisa em políticas educacionais: debates contemporâneos. – São Paulo: Cortez, 2024.
BARBUJANI, G. A invenção das raças. Existem mesmo raças humanas? Diversidade e preconceito racial. São Paulo: Contexto, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Conceitos fundamentais. Editado por Grenfell; tradução de Fabio Ribeiro. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao. Acesso em: 20 out. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br › ccivil_03 › leis. Acesso em: 20 out. 2024.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br › ccivil_03 › leis. Acesso em: 20 out. 2024.
BRASIL. Estatuto da Igualdade Racial – Lei nº 12.288 de julho de 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 20 de out. de 2024.
BRASIL. Lei de Cotas nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: https://www2.camara.leg.br › legin › fed › lei › lei-127... Acesso em: 20 de out. 2024.
BRASIL. Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br › _ato2023-2026 › lei. Acesso em: 20 out. 2024.
FERES JÚNIOR, J. (Orgs) et al. Ação afirmativa: conceito, história e debates. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018,
GONÇALVES, C. P. Cotas e antirracismo na universidade pública brasileira. Goiana: Editora da UFG, 2014
GOMES, Nilma Lino; ABRAMOWICZ, Anete (Orgs.). Educação e Raça: perspectivas políticas e estéticas. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
HASENBALG, Carlos A. Discriminação e desigualdade raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle. Estrutura social, mobilidade e raça. Rio de Janeiro: Iuperj, 1988.
HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle. Origens e destinos: desigualdade social ao longo da vida. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.
KABENGELE, Munanga. Políticas de ação Afirmativa em Benefício da População Negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. In Sociedade e Cultura, Universidade Federal de Goiás, vol. 4, n. 2 (julho-dezembro 2001), pp. 31-43.
KABENGELE, Munanga. 100 anos de Bibliografia Sobre o Negro no Brasil. Fundação Palmares: Ministério da Cultura, V. 1, 2000.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2015.
MATTOS, Wilson Roberto de. Ubuntu: por uma outra interpretação de ações afirmativas na universidade. In: BERNADINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
OLIVEIRA, F. Capitalismo e política: um paradoxo letal. O esquecimento da política. Agir, 2007.
SELL, Sandro César. Ação Afirmativa e democracia racial: uma introdução ao debate no Brasil. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2002.
SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. – 1. ed. - São Paulo: Cortez, 2013.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. – 18. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
WIEVIORKA, Michel. O racismo, uma introdução. Tradução Fany Kon. – São Paulo: Perspectiva, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


