https://periodicos.ufsm.br/interacao/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atom Revista InterAção: Notícias 2024-07-14T09:23:11-03:00 Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A revista InterAção é um periódico de divulgação acadêmico-científica de Relações Internacionais, do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP), veiculada em meio digital. Publicação contínua com quatro (4) números a cada ano, que tem por finalidade publicar entrevistas inéditas, artigos, ensaios e resenhas, originais e exclusivos nas temáticas compreendidas pela disciplina/campo das Relações Internacionais.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>ISSN 2357-7975 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A2</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/interacao/announcement/view/790 Tecnologia Social: desafios tecnológicos para repensar o Brasil 2024-07-14T09:23:11-03:00 Revista InterAção <p>O conceito de Tecnologia Social (TS) surgiu como uma alternativa à tecnologia<br />capitalista, que é hegemônica na sociedade capitalista. Ela baseia-se nos princípios de<br />inclusão social e melhoria das condições de vida das pessoas. Existem diferentes<br />conceituações sobre Tecnologia Social, sendo que elas se assemelham, como é o caso da<br />Fundação Banco do Brasil (FBB), do Instituto de Tecnologia Social (ITS), de Jaqueline<br />Rutkowski e de Renato Dagnino, em sua primeira fase, em 2004 - posteriormente, Dagnino<br />(2019) cunhou o termo tecnociência solidária, relacionando-o ao trabalho coletivo, à<br />autogestão, ao associativismo, à propriedade coletiva dos meios de produção.<br />A relevância da Tecnologia Social no contexto atual se dá pela crescente demanda por<br />soluções tecnológicas que sejam não apenas eficientes, mas também socialmente justas e<br />ambientalmente sustentáveis. O Brasil, com sua diversidade social e econômica, apresenta<br />um terreno fértil para o desenvolvimento e aplicação das TS. A redução das desigualdades<br />são objetivos centrais das políticas públicas contemporâneas, e a TS oferece um caminho<br />viável para atingir esses objetivos.<br />Neste sentido, a Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia<br />Social (ABEPETS) organiza o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia<br />Social (SEPETS) que, em sua segunda versão, tem como principal objetivo estabelecer um<br />espaço periódico de caráter nacional, de maneira que atores do campo da Tecnologia Social<br />(TS) possam se organizar, debater e fortalecer a Tecnologia Social.<br />Assim, convidamos a submeterem trabalhos para esse dossiê especial. Para tal, os<br />trabalhos devem ser submetidos e apresentados no II SEPETS, conforme diretrizes do evento:<br />[https://www.even3.com.br/2o-sepets/] e, apenas, posteriormente, a esta chamada da revista,<br />que visa divulgar trabalhos apresentados no II SEPET. Assim, os trabalhos devem atender à<br />temática do evento e às diretrizes desta revista.</p> <p>O prazo para submissão dos trabalhos no<br />evento é de 11/07/2024 - 14/09/2024.<br />Mais informações sobre a revista: https://periodicos.ufsm.br/interacao/about/submissions<br />Instagram ABEPETS: https://www.instagram.com/abepets_ts/<br />Inscrições SEPETS: https://www.even3.com.br/2o-sepets/<br /><br />Prof. Dra. Ednalva Felix das Neves – PPGE&amp;D/DERI/UFSM e Giovanna Angeloti<br />PPGRI/UFSM</p> 2024-07-14T09:23:11-03:00 https://periodicos.ufsm.br/interacao/announcement/view/777 Dossiê Temático: "Experiências no Ensino e Extensão em Relações Internacionais" 2024-03-12T16:00:49-03:00 Revista InterAção <p>Prazo final de envio: 10 de novembro </p> <p> </p> <p>Este dossiê busca explorar e compartilhar práticas educacionais e experiências de<br />extensão universitária que enriqueçam o campo das Relações Internacionais.<br />Convidamos pesquisadores a contribuírem com trabalhos que abordem inovações no<br />ensino, metodologias eficazes, curricularização da extensão e reflexões críticas sobre o<br />papel da educação em Relações Internacionais no Brasil.<br />Temas de interesse:<br />- Metodologias inovadoras no ensino de Relações Internacionais;<br />- Os desafios da curricularização da extensão no campo de RI e áreas afins;<br />- Integração de tecnologias digitais no contexto educacional de Relações<br />Internacionais.<br />- Avaliação de impacto de projetos de extensão em comunidades locais e globais;<br />- Desenvolvimento de competências transversais e habilidades práticas em estudantes<br />de Relações Internacionais.</p> <p> </p> <p><br />Editores:<br />Prof. Dr. Daniel Lena Marchiori Neto – Universidade Federal de Pelotas<br />Professor Adjunto do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais da Universidade Federal<br />de Pelotas (UFPel), onde atua como Coordenador do Curso de Comércio Exterior e<br />Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Administração<br />Pública da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Direito pela Universidade Federal<br />de Santa Catarina, tendo realizado estágio de doutoramento no Colorado College.<br />http://lattes.cnpq.br/8249767290380023<br />https://orcid.org/0000-0001-9386-2942</p> <p><br />Profa. Dra. Alice Bane Gates – Universidade de Portland<br />https://orcid.org/0000-0003-1646-7169<br />Professora Titular do Departamento de Sociologia e Serviço Social da Universidade de<br />Portland (EUA). Doutora em Serviço Social e Sociologia, Mestra em Sociologia e Mestra<br />em Serviço Social pela Universidade de Michigan em Ann Arbour. Graduada em<br />Sociologia pelo Grinnell College.</p> 2024-03-12T16:00:49-03:00 https://periodicos.ufsm.br/interacao/announcement/view/755 Fluxo contínuo 2023-09-18T08:47:39-03:00 Revista InterAção <p>O Corpo Editorial da Revista Interação convida a comunidade acadêmica para submeterem seus textos para nosso o Fluxo Contínuo. </p> 2023-09-18T08:47:39-03:00