Notícias

ESTUDOS SOBRE SHAKESPEARE - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 67 DA REVISTA LETRAS

2023-01-20

Letras 67 – Estudos Literários – 2023 – Segundo Semestre

Título: Estudos sobre Shakespeare (Série Medievo & Modernidade)

Ementa: Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações. Neste dossiê da Revista Letras (UFSM), previsto para o 2º semestre de 2023, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas da obra shakespeareana ou do início da Modernidade, com ou sem relação com edições da Jornada Shakespeare.

Prazo de submissão:

31 de março de 2023.


Organizadores:

Lawrence Flores Pereira (UFSM)

Régis Augustus Bars Closel (UFSM)

John Milton (USP)

 

Diretrizes de submissão

Conferir o link da Revista Letras

Saiba mais sobre ESTUDOS SOBRE SHAKESPEARE - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 67 DA REVISTA LETRAS

Edição Atual

n. 64 (2022): A prática de análise linguística nos processos de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na educação básica
Capa da revista Letras, n. 64

Apesar de os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997; 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as pesquisas atuais nos campos da Linguística Aplicada e da Educação Linguística indicarem um possível consenso sobre o trabalho com a língua portuguesa na escola, tomado à luz dos usos da linguagem na sociedade, o eixo da prática de análise linguística ainda pode ser considerado um desafio para professores em formação inicial e continuada. Em razão disso, este número da revista Letras reúne pesquisas que focalizam a prática de análise linguística (PAL) nos processos de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Essas investigações discutem aspectos teórico-metodológicos, político-educacionais e didático-pedagógicos em torno da prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Acreditamos que a reflexão proposta poderá contribuir para a consolidação de pesquisas em Linguística Aplicada sobre prática de análise linguística, como também colaborar com as discussões sobre a ressignificação das práticas de linguagem na esfera escolar.

Publicado: 2023-02-02

Apresentação

Artigos

Ver Todas as Edições

Letras é um periódico semestral, da área de Letras, Qualis A2, publicado desde 1991 e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do número 46, passou a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). De periodicidade semestral, com um conselho editorial composto de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, Letras tem priorizado a regularidade de sua publicação, a qualidade de seus textos e o apuro de sua edição, impressa e digital, sendo cada exemplar enviado para bibliotecas, programas de pós-graduação e universidades de todo o país.

ISSN 2176-1485

ATENÇÃO: POR CONTA DO ISOLAMENTO SOCIAL DE COMBATE AO COVID-19, OS NÚMEROS QUE ESTÃO NO PRELO SOFRERÃO ATRASO NA PUBLICAÇÃO.

 

Confira a lista de chamadas em aberto neste link.