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PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA O NÚMERO 65 DA REVISTA LETRAS (UFSM)

2022-07-02

Contando com organização dos professores Marcus De Martini (UFSM) e Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky), o número 65 da Revista Letras, dedicado aos Estudos Literários e intitulado Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII, teve seu prazo para submissão prorrogado para 30 de julho de 2022. Segue abaixo, novamente, a ementa:
Letras 65 – Estudos Literários – 2022 – Segundo Semestre
Título: Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII
Ementa: Apesar de os estudos retóricos e poéticos virem, aos poucos, ocupando maior espaço na academia, tanto no exterior, como também no Brasil, o número de publicações, seja de livros, seja de dossiês temáticos em periódicos acadêmicos, a respeito deste tema ainda é pequeno, sobretudo em face do volume de publicações relativas à área de estudos literários como um todo. Por isso, dedicamos este número da Revista Letras (PPGL/UFSM) às poéticas e retóricas dos séculos XVI a XVIII. Esperamos, assim, trabalhos que proponham, como afirma o crítico literário brasileiro João Adolfo Hansen, uma reconstrução “arqueológica” das práticas letradas compreendidas entre os séculos XVI e XVIII, com enfoque em questões retórico-poéticas a elas pertinentes. Temos por objetivo reunir artigos que versem sobre os gêneros praticados, as preceptivas e a tratadística, bem como proponham a aplicação desses princípios a obras em particular, ou ainda promovam análises comparativas entre obras do período em questão com outras anteriores ou posteriores a ele, de modo a oferecer um panorama dos estudos das letras do período que, afastando-se de princípios forjados pelos séculos XIX e XX, busquem analisar as letras dos séculos XVI a XVIII a partir de uma perspectiva em que retórica e poética são inseparáveis.

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Edição Atual

Edição Especial - 3/2020: Letramento acadêmico: práticas pedagógicas em tempos de internacionalização
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Este número especial da Revista Letras busca reunir trabalhos sobre a temática do letramento acadêmico, principalmente em língua inglesa. O desenvolvimento de letramento acadêmico em línguas adicionais, especialmente em inglês, tornou-se improtelável com a política de internacionalização da educação superior, que tem pressionado a comunidade acadêmica a ampliar sua interação com instituições internacionais. Frente às iniciativas das instituições de ensino superior para a promoção de letramento acadêmico e aos obstáculos enfrentados, surge uma demanda, especialmente em áreas como a Linguística Aplicada, para discutir questões de socialização/pedagogia do letramento acadêmico. Este número especial dá preferência (mas não se restrige a) trabalhos apresentados no Simpósio Temático Academic literacy in English: pedagogical practices in times of internationalization, parte do X Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), realizado em Córdoba, em setembro de 2019. Nesse contexto, convidamos pesquisadores interessados em debater a temática em associação a conceitos como gênero discursivo (Swales, 2004); práticas sociais (Lillis; Curry, 2010); aos modelos autônomo ou ideológico (Street, 1984); ou às perspectivas generalista (Spack, 1988) ou específica (Hyland, 2002), a partir de temas como:

 - Práticas pedagógicas para a promoção de letramento acadêmico para a internacionalização;

- processos de aprendizagem de estudantes de graduação/pós-graduação associados ao letramento acadêmico;

- gêneros discursivos acadêmicos e internacionalização;

- perspectivas críticas no ensino de línguas para a internacionalização;

- socialização crítica ao letramento acadêmico e o processo de internacionalização;

- políticas linguísticas, letramento acadêmico e internacionalização;

- inglês como língua internacional no contexto brasileiro;

- inglês como língua franca da ciência e desafios para a publicação brasileira;

- programa Idiomas sem Fronteiras e internacionalização: políticas, ações, experiências pedagógicas

- publicação científica em inglês: convenções e desafios para a internacionalização;

- desafios para a promoção do letramento acadêmico no ensino superior;

- reação dos estudantes de graduação/pós-graduação às convenções das publicações internacionais;

- escrita e/ou leitura acadêmica e internacionalização;

- análise e/ou produção de material didático para no ensino de línguas para a internacionalização. 


Publicado: 2021-10-19

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Letras é um periódico semestral, da área de Letras, Qualis A2, publicado desde 1991 e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do número 46, passou a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). De periodicidade semestral, com um conselho editorial composto de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, Letras tem priorizado a regularidade de sua publicação, a qualidade de seus textos e o apuro de sua edição, impressa e digital, sendo cada exemplar enviado para bibliotecas, programas de pós-graduação e universidades de todo o país.

ISSN 2176-1485

ATENÇÃO: POR CONTA DO ISOLAMENTO SOCIAL DE COMBATE AO COVID-19, OS NÚMEROS QUE ESTÃO NO PRELO SOFRERÃO ATRASO NA PUBLICAÇÃO.

 

Confira a lista de chamadas em aberto neste link.