Notícias

Edição Atual

n. 62: O Uso de Metodologias de Corpus em Pesquisa de Linguística Aplicada

Com foco na análise de quantidades relativamente grandes de dados, a Linguística de Corpus tem sido fundamental para auxiliar nossa compreensão sobre o modo como a linguagem é usada em diversos contextos. Os estudos que utilizam metodologias de corpus têm iluminado a nossa compreensão de como os idiomas variam de modo (por exemplo, falado vs. escrito), através de variáveis sociolinguísticas (por exemplo, idade e gênero) e como a proficiência linguística se desenvolve em aprendizes de primeira e segunda línguas. Embora a maioria dos estudos baseie cada análise em grande número de textos, também há casos em que as metodologias de corpus podem ser usadas em conjuntos de dados relativamente pequenos, principalmente através de métodos baseados em corpus (isto é, de baixo para cima) de análise de dados (listas de palavras, n-gramas, análises de palavras-chave). Esta edição da Revista Letras irá ilustrar as várias maneiras pelas quais os métodos de corpus podem ser usados para responder a questões de pesquisa específicas no campo da Linguística Aplicada, ilustrando como os métodos de corpus podem ser usados por referência a grandes e pequenos conjuntos de dados.

Publicado: 2022-08-19

Apresentação

Artigos

Ver Todas as Edições

Letras é um periódico semestral, da área de Letras, Qualis A2, publicado desde 1991 e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do número 46, passou a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). De periodicidade semestral, com um conselho editorial composto de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, Letras tem priorizado a regularidade de sua publicação, a qualidade de seus textos e o apuro de sua edição, impressa e digital, sendo cada exemplar enviado para bibliotecas, programas de pós-graduação e universidades de todo o país.

ISSN 2176-1485

ATENÇÃO: POR CONTA DO ISOLAMENTO SOCIAL DE COMBATE AO COVID-19, OS NÚMEROS QUE ESTÃO NO PRELO SOFRERÃO ATRASO NA PUBLICAÇÃO.

 

Confira a lista de chamadas em aberto neste link.