https://periodicos.ufsm.br/letras/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atomLetras: Notícias2023-08-03T10:08:04-03:00Open Journal Systems<p>Letras é um periódico semestral, da área de Letras, publicado desde 1991 e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do número 46, passou a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). De periodicidade semestral, com um conselho editorial composto de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, Letras tem priorizado a regularidade de sua publicação, a qualidade de seus textos e o apuro de sua edição, impressa e digital, sendo cada exemplar enviado para bibliotecas, programas de pós-graduação e universidades de todo o país.</p> <p><strong>eISSN 2176-1485 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A3</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/754NOVA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 68 DA REVISTA LETRAS: 30/11/20232023-08-03T10:08:04-03:00Letras2023-08-03T10:08:04-03:00https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/749Chamada de Artigos para Edição Especial - 2023 - PRAZO PRORROGADO PARA 31 DE JULHO DE 20232023-05-25T13:06:52-03:00Letras2023-05-25T13:06:52-03:00https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/732ESTUDOS SOBRE SHAKESPEARE - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 67 DA REVISTA LETRAS2023-01-20T21:32:32-03:00Letras<p><strong><em>Letras 67 </em></strong><strong>– Estudos Literários – 2023 – Segundo Semestre</strong></p> <p><strong>Título: Estudos sobre Shakespeare (Série Medievo & Modernidade)</strong></p> <p><strong>Ementa</strong>: Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações. Neste dossiê da <strong>Revista Letras</strong> (UFSM), previsto para o <u>2º semestre de 2023</u>, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas da obra shakespeareana ou do início da Modernidade, com ou sem relação com edições da Jornada Shakespeare.</p> <p><strong>Prazo de submissão</strong>:</p> <p>31 de março de 2022.</p> <p><br /><strong>Organizadores</strong>:</p> <p>Lawrence Flores Pereira (UFSM)</p> <p>Régis Augustus Bars Closel (UFSM)</p> <p>John Milton (USP)</p> <p> </p> <p><strong>Diretrizes de submissão</strong></p> <p>Conferir o <a href="https://periodicos.ufsm.br/letras/about/submissions">link</a> da Revista Letras</p>2023-01-20T21:32:32-03:00https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/699PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ 66 DA REVISTA LETRAS2022-09-23T09:15:23-03:00Letras<p><strong>O Português e o Espanhol ao sul das Américas e suas relações com outras línguas</strong></p> <p>Este número é dedicado a trabalhos que abordem a língua portuguesa e a língua espanhola no contexto da América do Sul, considerando as questões político-linguísticas, as abordagens inovadoras e contextualizadas na e para formação de docentes frente aos desafios dos sistemas escolares da região bem como apresentação e discussão sobre experiências em educação intercultural e/ou bilingue; Análise das práticas linguísticas dos falantes frente às exigências do mundo globalizado e tecnológico; o contato das línguas nacionais com outras línguas como as originárias, de imigração ou de fronteira; representação e status das línguas portuguesa e espanhola como nacionais, segundas, estrangeiras, de acolhimento e de herança nas comunidades e nas instituições; as línguas nacionais e os cenários plurilíngues da região; mediação cultural e linguística no planejamento político- linguístico. Sentidos e representações sobre interculturalidade, bilinguismo/multilinguismo na região.</p> <p><strong>El Portugués y el Español al sur de las Américas y sus relaciones con otras lenguas</strong></p> <p>Este número está dedicado a trabajos que traten sobre la lengua portuguesa y la lengua española en el contexto de América del Sur, considerando aspectos político-lingüísticos, enfoques innovadores y contextualizados en y para la formación de docentes frente a los desafíos de los sistemas escolares de la región así como la presentación y discusión acerca de experiencias en educación intercultural y/o bilingüe; análisis de las prácticas lingüísticas de los hablantes frente a las exigencias del mundo globalizado y tecnológico; contacto de las lenguas nacionales con otras lenguas como las originarias, de inmigración o de frontera; representación y estatus de las lenguas portuguesa y española como nacionales, segundas, extranjeras, de acogida y de herencia en las comunidades y en las instituciones; las lenguas nacionales y los escenarios plurilingües de la región; la mediación cultural y lingüística en la planificación político-linguística; sentidos y representaciones sobre interculturalidad y bilingüismo / multilingüismo en la región.</p> <p><strong>Organização/Organización: </strong></p> <p>Eliana Rosa Sturza (UFSM)</p> <p>Laura Masello (UDELAR)</p> <p>Leonor Acuña (UBA)</p> <p><strong>Prazo de submissão/La fecha de aceptación</strong>: 30/11/2022</p> <p> </p>2022-09-23T09:15:23-03:00https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/691PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA O NÚMERO 65 DA REVISTA LETRAS (UFSM)2022-07-02T09:46:16-03:00Letras<p>Contando com organização dos professores Marcus De Martini (UFSM) e Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky), o número 65 da Revista Letras, dedicado aos Estudos Literários e intitulado Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII, teve seu prazo para submissão prorrogado para <strong>30 de julho de 2022</strong>. Segue abaixo, novamente, a ementa:</p> <p><strong>Letras 65 – Estudos Literários – 2022 – Segundo Semestre</strong><br /><strong>Título</strong>: Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII<br /><strong>Ementa</strong>: Apesar de os estudos retóricos e poéticos virem, aos poucos, ocupando maior espaço na academia, tanto no exterior, como também no Brasil, o número de publicações, seja de livros, seja de dossiês temáticos em periódicos acadêmicos, a respeito deste tema ainda é pequeno, sobretudo em face do volume de publicações relativas à área de estudos literários como um todo. Por isso, dedicamos este número da Revista Letras (PPGL/UFSM) às poéticas e retóricas dos séculos XVI a XVIII. Esperamos, assim, trabalhos que proponham, como afirma o crítico literário brasileiro João Adolfo Hansen, uma reconstrução “arqueológica” das práticas letradas compreendidas entre os séculos XVI e XVIII, com enfoque em questões retórico-poéticas a elas pertinentes. Temos por objetivo reunir artigos que versem sobre os gêneros praticados, as preceptivas e a tratadística, bem como proponham a aplicação desses princípios a obras em particular, ou ainda promovam análises comparativas entre obras do período em questão com outras anteriores ou posteriores a ele, de modo a oferecer um panorama dos estudos das letras do período que, afastando-se de princípios forjados pelos séculos XIX e XX, busquem analisar as letras dos séculos XVI a XVIII a partir de uma perspectiva em que retórica e poética são inseparáveis.</p>2022-07-02T09:46:16-03:00https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/677Chamada de Artigos para Edições Especiais2022-03-30T09:34:10-03:00Letras2022-03-30T09:34:10-03:00https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/674Chamada de Artigos (Literatura) - Revista Letras 2023 2022-03-15T14:18:50-03:00Letras<p><strong><em>Letras 67 </em></strong><strong>– Estudos Literários – 2023 – Segundo Semestre</strong></p> <p><strong>Título: Estudos sobre Shakespeare (Série Medievo & Modernidade)</strong></p> <p><strong>Ementa</strong>: Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações. Neste dossiê da <strong>Revista Letras</strong> (UFSM), previsto para o <u>2º semestre de 2023</u>, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas da obra shakespeareana ou do início da Modernidade, com ou sem relação com edições da Jornada Shakespeare.</p> <p><strong>Prazo de submissão</strong>:</p> <p>20 de dezembro de 2022.</p> <p><br /><strong>Organizadores</strong>:</p> <p>Lawrence Flores Pereira (UFSM)</p> <p>Régis Augustus Bars Closel (UFSM)</p> <p>John Milton (USP)</p> <p> </p> <p><strong>Diretrizes de submissão </strong></p> <p>Conferir o <a href="https://periodicos.ufsm.br/letras/about/submissions">link</a> da Revista Letras</p>2022-03-15T14:18:50-03:00https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/668Chamada de Artigos (Estudos Linguísticos) - Revista Letras2022-01-31T14:32:42-03:00Letras<p><strong>Letras 64 – Estudos Linguísticos – 2022 – Primeiro semestre</strong></p> <p><strong>A prática de análise linguística nos processos de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na educação básica</strong></p> <p>Apesar de os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997; 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as pesquisas atuais nos campos da Linguística Aplicada e da Educação Linguística indicarem um possível consenso sobre o trabalho com a língua portuguesa na escola, tomado à luz dos usos da linguagem na sociedade, o eixo da prática de análise linguística ainda pode ser considerado um desafio para professores em formação inicial e continuada. Em razão disso, este número da revista Letras objetiva reunir pesquisas que focalizem a prática de análise linguística (PAL) nos processos de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Serão acolhidas investigações que discutam aspectos teórico-metodológicos, político-educacionais e didático-pedagógicos em torno da prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Acreditamos que a reflexão proposta poderá contribuir para a consolidação de pesquisas em Linguística Aplicada sobre prática de análise linguística, como também colaborar com as discussões sobre a ressignificação das práticas de linguagem na esfera escolar.</p> <p><strong>Organizadores:</strong></p> <p>Rodrigo Acosta Pereira (UFSC)</p> <p>Francieli Matzenbacher Pinton (UFSM)</p> <p><strong>Prazo de submissão</strong>: 31 de março de 2022.</p> <p><strong>Letras 66 – Estudos Linguísticos – 2023 – Primeiro semestre</strong></p> <p><strong>O Português e o Espanhol ao sul das Américas e suas relações com outras línguas</strong></p> <p>Este número é dedicado a trabalhos que abordem a língua portuguesa e a língua espanhola no contexto da América do Sul, considerando as questões político-linguísticas, as abordagens inovadoras e contextualizadas na e para formação de docentes frente aos desafios dos sistemas escolares da região bem como apresentação e discussão sobre experiências em educação intercultural e/ou bilingue; Análise das práticas linguísticas dos falantes frente às exigências do mundo globalizado e tecnológico; o contato das línguas nacionais com outras línguas como as originárias, de imigração ou de fronteira; representação e status das línguas portuguesa e espanhola como nacionais, segundas, estrangeiras, de acolhimento e de herança nas comunidades e nas instituições; as línguas nacionais e os cenários plurilíngues da região; mediação cultural e linguística no planejamento político- linguístico. Sentidos e representações sobre interculturalidade, bilinguismo/multilinguismo na região.</p> <p><strong>El Portugués y el Español al sur de las Américas y sus relaciones con otras lenguas</strong></p> <p>Este número está dedicado a trabajos que traten sobre la lengua portuguesa y la lengua española en el contexto de América del Sur, considerando aspectos político-lingüísticos, enfoques innovadores y contextualizados en y para la formación de docentes frente a los desafíos de los sistemas escolares de la región así como la presentación y discusión acerca de experiencias en educación intercultural y/o bilingüe; análisis de las prácticas lingüísticas de los hablantes frente a las exigencias del mundo globalizado y tecnológico; contacto de las lenguas nacionales con otras lenguas como las originarias, de inmigración o de frontera; representación y estatus de las lenguas portuguesa y española como nacionales, segundas, extranjeras, de acogida y de herencia en las comunidades y en las instituciones; las lenguas nacionales y los escenarios plurilingües de la región; la mediación cultural y lingüística en la planificación político-linguística; sentidos y representaciones sobre interculturalidad y bilingüismo / multilingüismo en la región.</p> <p><strong>Organização/Organización: </strong></p> <p>Eliana Rosa Sturza (UFSM)</p> <p>Laura Masello (UDELAR)</p> <p>Leonor Acuña (UBA)</p> <p><strong>Prazo de submissão/La fecha de aceptación</strong>: 30/09/2022</p> <p> </p> <p><strong>Letras 68 – Estudos Linguísticos – 2024 – Primeiro semestre</strong></p> <p><strong>Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais</strong></p> <p>Os Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais (ETILS) encontram-se em plena expansão em todo o mundo e, de modo destacado, no Brasil. A pluralidade de temáticas está amplamente disseminada em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, contribuindo na consolidação desta recente área. Deste modo, este número da revista Letras abre chamada para trabalhos que versem sobre este campo disciplinar emergente. A edição visa, além de contemplar as formas prototípicas de tradução e interpretação, outras possibilidades que envolvam uma língua de sinais: à vista, para legendagem, para dublagem, diversos contextos profissionais de atuação, com auxílio de tecnologia etc. Nosso objetivo é que possamos compartilhar a diversidade de investigações que são feitas na área dos ETILS.</p> <p><strong>Organizadoras</strong>:</p> <p>Maria Cristina Pires Pereira (UFRGS)</p> <p>Silvana Aguiar dos Santos (UFSC).</p> <p><strong>Prazo de submissão</strong>: 30 de julho de 2023.</p> <p> </p> <p><strong>Sign Languages Translation and Interpretating Studies</strong><br /><br />The Sign Languages Translation and Interpreting Studies are in full expansion all over the world and, in an outstanding way, in Brazil. The plurality of themes is widely disseminated in different theoretical and methodological perspectives, contributing to the consolidation of this new area. In this way, this issue of Revista Letras opens a call for works that deal with this emerging disciplinary field. The edition aims, in addition to contemplating the prototypical forms of translation and interpreting, other possibilities that involve a sign language: sight translation/interpreting, subtitling, dubbing, various professional contexts, technology-aided, etc. Our goal is to share the diversity of investigations that are carried out in the area of Sign Languages Translation and Interpreting Studies.<br /><br /><strong>Editorial team</strong>:<br />Maria Cristina Pires Pereira (UFRGS) and Silvana Aguiar dos Santos (UFSC).</p> <p><strong>Submission deadline</strong>: 30 july 2023.</p> <p> </p>2022-01-31T14:32:42-03:00https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/667Chamada de Artigos (Literatura) - Revista Letras 2022 2022-01-31T14:31:10-03:00Letras<p><strong><em>Letras 65</em> – Estudos Literários – 2022 – Segundo Semestre</strong></p> <div><strong>Título: Poéticas e Retóricas dos séculos XVI a XVIII</strong></div> <p><strong>Ementa</strong>: Apesar de os estudos retóricos e poéticos virem, aos poucos, ocupando maior espaço na academia, tanto no exterior, como também no Brasil, o número de publicações, seja de livros, seja de dossiês temáticos em periódicos acadêmicos, a respeito deste tema ainda é pequeno, sobretudo em face do volume de publicações relativas à área de estudos literários como um todo. Por isso, dedicamos este número da Revista Letras (PPGL/UFSM) às poéticas e retóricas dos séculos XVI a XVIII. Esperamos, assim, trabalhos que proponham, como afirma o crítico literário brasileiro João Adolfo Hansen, uma reconstrução &quot;arqueológica&quot; das práticas letradas compreendidas entre os séculos XVI e XVIII, com enfoque em questões retórico-poéticas a elas pertinentes. Temos por objetivo reunir artigos que versem sobre os gêneros praticados, as preceptivas e a tratadística, bem como proponham a aplicação desses princípios a obras em particular, ou ainda promovam análises comparativas entre obras do período em questão com outras anteriores ou posteriores a ele, de modo a oferecer um panorama dos estudos das letras do período que, afastando-se de princípios forjados pelos séculos XIX e XX, busquem analisar as letras dos séculos XVI a XVIII a partir de uma perspectiva em que retórica e poética são inseparáveis. </p> <p><strong>Prazo de submissão</strong>:</p> <p>30 de julho de 2022.</p> <p><br /><strong>Organizadores</strong>:</p> <p>Marcus De Martini (UFSM)</p> <p>Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky)</p>2022-01-31T14:31:10-03:00https://periodicos.ufsm.br/letras/announcement/view/637Revista Letras em nova plataforma2021-12-19T18:33:04-03:00Letras<p>A <strong>Letras</strong> é uma revista institucional que integra o Portal de Periódicos da UFSM e já está operando com a nova versão. Esta mudança vai proporcionar uma experiência mais agradável para quem utilizar a revista em todos os perfis disponíveis.</p> <p>Informamos que a plataforma está em fase de implementação de novas funcionalidades. Caso você perceba algo que possa ser melhorado ou corrigido, entre em contato e contribua para que coletivamente possamos aprimorar o site da revista.</p> <p>Agradecemos a compreensão pelo tempo em que o sistema ficou fora do ar e pelo seu interesse em publicar na revista. Aguardamos a submissão do seu trabalho!</p>2021-12-19T18:33:04-03:00