Notícias

Prorrogação de prazo - Dossiê Especial - Testes e Exames - Revista Letras (UFSM)

2024-08-30

Prorrogação de prazo para o envio de submissões

Linguística Aplicada à análise de testes e exames

RESUMO: Instrumentos de testagem são recorrentemente usados para medição do desempenho ou das habilidades de uma pessoa em situações independentes do ensino e com alto distanciamento social entre examinador e examinado (com base em Wiggings, 1994; Marchezan, 2005; Marcuzzo; Radünz, 2019). Testes e exames podem prestar um serviço valioso à sociedade ao fornecer informações que auxiliem decisores
a alocar recursos com base no mérito e não em vínculo pessoal ou preferência (Bachman; Purpura, 2008). Esses instrumentos também envolvem poder, uma vez que regulam o acesso a bens simbólicos e materiais ao sustentarem decisões sobre seleção, certificação, classificação, monitoramento, concessão de bolsas ou de cidadania, promoção ou retenção de pessoas em programas educacionais ou profissionais. Por esses motivos, investigar o processo de concepção, elaboração e aplicação de testes, e analisar os instrumentos de testagem, identificando e discutindo sua configuração, avaliando sua validade e confiabilidade, ou seja, em que medida o teste mede a habilidade a que se propõe para a finalidade que se propõe é de extrema
importância. Com esse pano de fundo, este dossiê temático está aberto para receber artigos que: (I) analisem, na perspectiva da Linguística Aplicada, os processos de elaboração e/ou a aplicação de testes e exames de línguas, tais como, Testes de Suficiência e/ou Proficiência para a Pós-Graduação, Test of English as a Foreign Language (TOEFL), Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE), Certificado de Español: Lengua y Uso (CELU), Exame Celpe-Bras, Goethe-Zertifikat, Diplôme d'Études en Langue Française (DELF); (II) investiguem questões linguísticas e/ou discursivas subjacentes à elaboração ou à aplicação de testagens de variados campos ou áreas, tais como provas de concursos, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e vestibulares institucionais; (III)
explorem a configuração, o histórico e as tecnologias de testagem em línguas desenvolvidas por comissões institucionais. Além de artigos, também são aceitas resenhas e entrevistas sobre a temática.

BACHMAN, L. F.; PURPURA, J. E. Language Assessments: Gate-Keepers or Door-Openers? The handbook of educational linguistics, p. 456-469, 2008.
MARCHEZAN, M. T. N. Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental. 2005. 163 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.
MARCUZZO, P.; RADUNZ, A. P. Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3642-3654, 2019.

WIGGINGS, G. P. Introduction: assessment and the morality of testing. In: WIGGINGS, G. P. Assessing student performance: exploring the purpose and limits of testing. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.

Organizadores:
- Dra. Roséli Gonçalves do Nascimento (DLEM-UFSM)
- Dra. Vanessa Ribas Fialho (PPGTER-UFSM)
- Dr. Alan Ricardo Costa (PPGL-UFRR)

Novo Prazo para o envio: 30/09/2024

Saiba mais sobre Prorrogação de prazo - Dossiê Especial - Testes e Exames - Revista Letras (UFSM)

Edição Atual

n. 67 (2023): Estudos sobre Shakespeare
					Visualizar n. 67 (2023): Estudos sobre Shakespeare

Ao longo dos anos a crítica sobre a obra de Shakespeare se estabeleceu como um campo de estudos próprio. Semelhante a uma literatura nacional, existem eventos e séries de livros amplamente especializados na produção shakespeareana. Situado entre os pontos de encontro entre áreas de estudo como o teatro, a dramaturgia, a literatura inglesa, estudos de tradução e de adaptação, as peças e poemas são constantemente revisitadas. A diversidade de assuntos reúne uma grande variedade de interesses e de pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo. No cenário brasileiro, o evento acadêmico Jornada Shakespeare se tornou um componente fundamental para o encontro de pesquisadores brasileiros e convidados do exterior. Além disso, o grande volume de referências à obra, estudos especializados e novas traduções atestam a permanência de Shakespeare no ambiente cultural brasileiro. Com amplitude analítica e presença constante no meio acadêmico, os estudos sobre a vasta obra dramático-poética extensa de Shakespeare continuam sendo um terreno fértil para novas metodologias de pesquisa, além de constantes revisitações.

Publicado: 2024-03-22

Apresentação

Ver Todas as Edições

Letras é um periódico semestral, da área de Letras, Qualis A2, publicado desde 1991 e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do número 46, passou a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). De periodicidade semestral, com um conselho editorial composto de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, Letras tem priorizado a regularidade de sua publicação, a qualidade de seus textos e o apuro de sua edição, impressa e digital, sendo cada exemplar enviado para bibliotecas, programas de pós-graduação e universidades de todo o país.

ISSN 2176-1485

ATENÇÃO: POR CONTA DO ISOLAMENTO SOCIAL DE COMBATE AO COVID-19, OS NÚMEROS QUE ESTÃO NO PRELO SOFRERÃO ATRASO NA PUBLICAÇÃO.

 

Confira a lista de chamadas em aberto neste link.