A concepção de docentes do curso de educação física: sobre o acesso e permanência da pessoa com deficiência no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X35737Palavras-chave:
Ensino Superior, Pessoa com deficiência, Acesso, Permanência.Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a concepção dos professores do Ensino Superior com relação ao acesso e à permanência das pessoas com deficiência no curso de licenciatura de uma faculdade de Educação Física do município de Goiânia. A abordagem escolhida para análise dos dados pesquisados é qualitativa, trata-se de um estudo descritivo de caráter transversal. Para a técnica de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada aplicada a dois professores do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da cidade de Goiânia, que já lecionaram ou estejam lecionando alguma das disciplinas obrigatórias do curso para algum acadêmico com deficiência. O estudo demonstra que esses professores possuem consciência sobre a formação de estereótipos pela cultura e as situações de preconceito que as pessoas com deficiência sofreram e ainda sofrem na sociedade, inclusive no contexto educacional. Defendem que existem poucas ações, tanto por parte da universidade quanto dos professores, que correspondam a uma perspectiva inclusiva, excetuando-se a criação do núcleo de acessibilidade e algumas ações pedagógicas isoladas por parte dos professores. Portanto, apontam que são necessárias mudanças na cultura educacional da universidade capazes de promover o acesso e a permanência das pessoas com deficiência nessa instituição de Ensino Superior.
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