O convívio acadêmico: representações sociais de alunos com Necessidades Educacionais Especiais

Autores

  • Zenilda Nogueira Sales Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ramon Missias-Moreira Universidade Federal da Bahia.
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14275

Palavras-chave:

Inclusion, Special Educational Needs, Higher education.

Resumo

É evidente o papel da universidade e seu compromisso de proporcionar uma educação mais justa e democrática para todos os jovens e contribuir para a elaboração de conhecimento e efetivação de políticas inclusivas. Este estudo objetivou apreender e analisar as representações sociais de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior. Estudo descritivo-exploratório, qualitativo, fundamentado na abordagem processual da Teoria das Representações Sociais, realizado numa universidade estadual da Bahia. Foi utilizada como técnica de coleta a entrevista semi-estruturada, como instrumento o questionário. Para analisar os resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo Temático Categorial, de onde emergiram as seguintes categorias e subcategorias: Dificuldades e Limitações (Barreiras Atitudinais; Barreiras Pedagógicas) e Relações Interpessoais (Relação Interpessoal com os Colegas; Relação Interpessoal com os Professores). Evidenciou-se despreparo da universidade, e dos profissionais que fazem parte dela, no sentido de proporcionar a inclusão e atendimento adequado às necessidades especiais dos alunos. É necessário que a universidade invista na definição de políticas institucionais para construção de ações inclusivas, que beneficiem o processo ensino/aprendizagem e a interação social dos alunos com necessidades educacionais especiais.

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Biografia do Autor

Zenilda Nogueira Sales, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós Doutora em Educação e Diversidade pela Universidade Federal da Bahia. Docente Adjunto da Universidade Estadual do Sudoste da Bahia.Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Educação à diversidade (GEPECEDI).

Ramon Missias-Moreira, Universidade Federal da Bahia.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Educação à diversidade (GEPECEDI).

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Professor doutor da Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Sales, Z. N., Missias-Moreira, R., & Couto, E. S. (2016). O convívio acadêmico: representações sociais de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Educação Especial, 29(55), 295–308. https://doi.org/10.5902/1984686X14275

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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