O convívio acadêmico: representações sociais de alunos com Necessidades Educacionais Especiais

Zenilda Nogueira Sales, Ramon Missias-Moreira, Edvaldo Souza Couto

Resumo


É evidente o papel da universidade e seu compromisso de proporcionar uma educação mais justa e democrática para todos os jovens e contribuir para a elaboração de conhecimento e efetivação de políticas inclusivas. Este estudo objetivou apreender e analisar as representações sociais de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior. Estudo descritivo-exploratório, qualitativo, fundamentado na abordagem processual da Teoria das Representações Sociais, realizado numa universidade estadual da Bahia. Foi utilizada como técnica de coleta a entrevista semi-estruturada, como instrumento o questionário. Para analisar os resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo Temático Categorial, de onde emergiram as seguintes categorias e subcategorias: Dificuldades e Limitações (Barreiras Atitudinais; Barreiras Pedagógicas) e Relações Interpessoais (Relação Interpessoal com os Colegas; Relação Interpessoal com os Professores). Evidenciou-se despreparo da universidade, e dos profissionais que fazem parte dela, no sentido de proporcionar a inclusão e atendimento adequado às necessidades especiais dos alunos. É necessário que a universidade invista na definição de políticas institucionais para construção de ações inclusivas, que beneficiem o processo ensino/aprendizagem e a interação social dos alunos com necessidades educacionais especiais.


Palavras-chave


Inclusion; Special Educational Needs; Higher education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14275

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________