Memória e identidade docente de uma professora surda do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X17812Palavras-chave:
Memória, Identidade docente, Pessoas com surdez.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar relatos da trajetória docente de uma professora surda do Ensino Superior, buscando tecer considerações sobre sua memória e sua identidade docente. Para isso, são discutidas questões como as conquistas da comunidade surda, as mudanças no cenário educacional para os surdos e, ainda, aspectos teóricos sobre a formação da memória e da identidade docente. Caracteriza-se como um estudo de cunho qualitativo, no qual os relatos foram coletados através do método de entrevista semi-estruturada. Essa entrevista foi gravada em vídeo e posteriormente analisada. Os dados obtidos da professora surda permitem observar que sua memória e sua identidade profissional se constituem de aspectos diversos de ordem pessoal, profissional e de luta pelos direitos dos surdos. A entrevistada declara que, apesar de mudanças terem acontecido, com melhorias para o acesso ao ensino superior e à formação docente para surdos, ainda são necessárias reflexões e ações de reconhecimento e inserção dos surdos no ensino superior.
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