The writing of the Deaf subject: language, experience, and symbolic representation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93522

Keywords:

Written modality, Second language, Concept

Abstract

This article analyzes the written production of deaf individuals from a perspective that integrates language, cognition, culture, and experience. Considering the communicational and symbolic barriers faced by deaf people, it discusses how these conditions shape specific forms of world representation, often differing from the sequential and normative logic of alphabetic writing. Drawing on authors such as Vygotsky, Barthes, Lyons, and Langacker, the text argues that deafness should be understood as a linguistic-cultural difference. Consequently, deaf writing expresses a visual, multimodal, and relational logic, grounded in sign language and communal experiences. Collective memory within the deaf community, cultural identity, and symbolic resistance emerge as central elements in the constitution of meaning and organization of thought. From this perspective, the article proposes a reconfiguration of pedagogical practices that recognizes the uniqueness of deaf individuals and values their legitimate ways of signifying. Far from representing a deviation, deaf writing reveals its own epistemological possibilities, challenging paradigms of orality and textual linearity. Schools, therefore, should embrace these manifestations as legitimate and conducive to inclusive education, centered on listening to difference and valuing multiple forms of cognition and expression.

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Author Biographies

Ramon Ferreira Damasceno, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, vinculado a linha Educação Inclusiva. Membro do grupo de pesquisa gpLiguagem da UERJ. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela FACUMINAS. Graduado em Letras Libras pela universidade Estácio de Sá (UNIESA). Atualmente, atua como tradutor e intérprete de Língua de Sinais e atua como coordenador da Coordenação de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (CONAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Engenheiro Paulo de Frontin (IFRJ - CEPF). Com experiência como intérprete desde 2014, trabalhou no ensino básico, superior e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi aprovado no 7 PROLIBRAS - Exame Nacional de Certificação em Proficiência na Tradução e Interpretação da LIBRAS - Língua Portuguesa, e também pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/BH) como intérprete do par linguístico Libras - Língua Portuguesa. Contato: ramon.damasceno@ifrj.edu.br/ramonfdamasceno@gmail.com.

Alan José Corrêa Manso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Produção Vegetal (PPGPV) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), na linha de pesquisa em Tecnologia de Alimentos e Constituintes Químicos Vegetais, vinculado ao Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA), setor de Tecnologia Pós-Colheita e Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF. Especialista em Atendimento Educacioanal Especializado pela FACUMINAS. Especialista em Análise Ambiental pela Faculdade Santa Marcelina - Unidade Muriaé (FASM). Graduado em Química pela Faculdade Santa Marcelina - Unidade Muriaé (FASM). Possui experiência e pesquisas nas áreas de Química, como a Química Ambiental, Química Orgânica, Síntese Orgânica, Síntese verde, Catálise, Resíduos e seu Aproveitamento, Tecnologia Pós-Colheita, Química de Alimentos, Análise em Alimentos, além de áreas da Docência, como o Ensino de Química para os níveis básico, médio, técnico e superior, e parcerias em pesquisas nas áreas de Inclusão e Acessibilidade. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa GESC - Grupo de Estudos em Síntese e Catálise do Instituto de Química da UERJ. E-mails para contato: alancorrea_15@hotmail.com ou alanjcmjcm@gmail.com.

Luiz Antônio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística Aplicada (PUC-Rio, 1994) e Professor Titular da área de estudos da linguagem e educação inclusiva da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação. Pesquisador bolsista de produtividade do CNPq, e também pelos programas PROCIENCIA, mantido pela própria UERJ com apoio da FAPERJ, e Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (GrPesq/CNPq), no qual implementa o Laboratório de Linguagens e Ambientes de Aprendizagem Hipertextual (LaborAt). Docente e pesquisador bolsista da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolve estudos sobre o processo de formação de agentes de letramento e alfabetização em ambientes de educação a distância. Suas pesquisas têm como objetos permanentes de investigação os princípios que explicam o processo de construção de conhecimentos e sua relação com as dinâmicas da Educação formal, tendo como pressupostos a complexidade do pensamento e o princípio de sistemas em interação. Focaliza, centralmente, a questão teórico-conceitual relacionada a modelos explicativos da mente humana com potencial de incorporar estruturas que representem estados de desenvolvimento proximal, tais como os que se verificam em contextos de inclusão escolar. Seus esforços concentram-se na busca por bases adequadas que deem sustentação às políticas públicas de Educação para a inclusão de crianças, jovens e adultos em condição de minoria sociocultural e intelectual No presente ciclo de pesquisas, dedica-se à educação especial inclusiva, particularmente no campo da Educação e Surdez, visando aos seguintes objetos: a educação bilíngue bimodal e a formação integral do surdo a partir da cultura surda; as propriedades semântico-estruturais dos sistemas gramaticais das línguas de sinais, consideradas fundamentais no processo de legitimação das culturas surdas, e; estudos sobre o potencial do texto fotográfico enquanto peça fundamental do rito da aula híbrida e instrumento exemplar de estudos sobre os modos de representação de mundo. Em sua fase atual, explora o potencial da fotografia como objeto de representação de mundo e como fonte de conhecimento acerca dos meios de ordenação e estruturação dos sistema de expressão. A projeção sérica de seus diversos ciclos de pesquisa e o acervo de sua produção acadêmica encontram-se disponíveis para consulta no portal www.senna.pro.br.

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Published

2025-11-03

How to Cite

Damasceno, R. F., Manso, A. J. C., & Senna, L. A. G. (2025). The writing of the Deaf subject: language, experience, and symbolic representation. Special Education Magazine, 38(1), e67/01–16. https://doi.org/10.5902/1984686X93522

Issue

Section

Revisão de literatura/Estudo teórico

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