Constituição e atravessamentos de uma escola referência em educação bilíngue para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X42414

Palavras-chave:

Instituição de ensino, educação de surdos, educação bilíngue.

Resumo

Este artigo de cunho bibliográfico tem como objetivo caracterizar o ambiente que deu origem à pesquisa, isto é, uma escola de surdos e ouvintes. Nessa instituição, o ensino fundamental é dividido em duas modalidades, a saber, as turmas regulares de ouvintes e as turmas em classes especiais. Nesse segundo caso, as aulas são bilíngues, ou seja, ministradas, exclusivamente, para alunos surdos, em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por professores fluentes nessa língua. Nas classes bilíngues, a 1ª língua é a Libras, na modalidade gestual/visual, e a 2ª língua é o português escrito. Neste artigo, são elencados os atravessamentos que a instituição passou para manter as classes bilíngues no ensino fundamental, isto é, o mínimo que a comunidade surda almeja para garantir seus direitos. O artigo também constitui uma síntese da história da educação de surdos e do processo de formação dos profissionais que atuam nessa instituição referência em educação de surdos.

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Biografia do Autor

Neoli Paulina da Silva Gabe, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestra pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora doutora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

Gabe, N. P. da S., & Mathias, C. V. (2020). Constituição e atravessamentos de uma escola referência em educação bilíngue para surdos. Revista Educação Especial, 33, e49/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X42414

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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