Um estudo sobre a realidade da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior no Paraná.

Hernestina da Silva Fiaux Mendes, Camen Célia B. C. Bastos

Resumo


Este estudo integra as discussões apresentadas na dissertação de Mestrado em Educação, as quais analisaram a inclusão dos estudantes com deficiência na Educação Superior, com ênfase na análise de questões de acesso, permanência e aprendizagem, buscando compreender o processo de inclusão dos mesmos em instituições de Educação Superior do município de Umuarama, na região Noroeste do Paraná. Para o estudo, foram entrevistados estudantes matriculados, concluintes e desistentes, no período de 2008 a 2014. Utilizaram-se os pressupostos da pesquisa qualitativa/quantitativa, descritiva, analítica por ser considerada adequada na compreensão da vida dos participantes em seu cotidiano universitário, buscando-se identificar, por meio da análise dos dados obtidos nas entrevistas, os eixos norteadores deste estudo. A base bibliográfica é de autores que discutem a educação das pessoas com deficiência e a inclusão educacional na Educação Superior. O estudo revela como unidades de significados 1- dificuldades e desafios encontrados pelas pessoas com deficiência na Educação Superior especialmente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem; 2- as situações de preconceito e 3- aspectos da acessibilidade e a importância da participação da família na vida acadêmica, como elementos fundamentais para permanência ou abandono desses estudantes nas IES. A análise dos dados revela que a permanência desses estudantes na Educação Superior ocorre em meio a dificuldades, como falta de materiais adequados e preconceito. Ações de responsabilidade das IES ficaram a cargo das famílias, que assumem papel relevante para que eles superem dificuldades impostas pela própria deficiência. A compreensão e estímulo de professores e de amigos são condições que auxiliam na permanência e conclusão do curso.


Palavras-chave


Inclusão; Educação superior; Deficiência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X17215

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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