Um estudo sobre a realidade da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior no Paraná.

Autores

  • Hernestina da Silva Fiaux Mendes UNIOESTE
  • Camen Célia B. C. Bastos UNOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ Orientação: Camen Célia B. C. Bastos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17215

Palavras-chave:

Inclusão, Educação superior, Deficiência.

Resumo

Este estudo integra as discussões apresentadas na dissertação de Mestrado em Educação, as quais analisaram a inclusão dos estudantes com deficiência na Educação Superior, com ênfase na análise de questões de acesso, permanência e aprendizagem, buscando compreender o processo de inclusão dos mesmos em instituições de Educação Superior do município de Umuarama, na região Noroeste do Paraná. Para o estudo, foram entrevistados estudantes matriculados, concluintes e desistentes, no período de 2008 a 2014. Utilizaram-se os pressupostos da pesquisa qualitativa/quantitativa, descritiva, analítica por ser considerada adequada na compreensão da vida dos participantes em seu cotidiano universitário, buscando-se identificar, por meio da análise dos dados obtidos nas entrevistas, os eixos norteadores deste estudo. A base bibliográfica é de autores que discutem a educação das pessoas com deficiência e a inclusão educacional na Educação Superior. O estudo revela como unidades de significados 1- dificuldades e desafios encontrados pelas pessoas com deficiência na Educação Superior especialmente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem; 2- as situações de preconceito e 3- aspectos da acessibilidade e a importância da participação da família na vida acadêmica, como elementos fundamentais para permanência ou abandono desses estudantes nas IES. A análise dos dados revela que a permanência desses estudantes na Educação Superior ocorre em meio a dificuldades, como falta de materiais adequados e preconceito. Ações de responsabilidade das IES ficaram a cargo das famílias, que assumem papel relevante para que eles superem dificuldades impostas pela própria deficiência. A compreensão e estímulo de professores e de amigos são condições que auxiliam na permanência e conclusão do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hernestina da Silva Fiaux Mendes, UNIOESTE

Pedagoga Mestranda Especialista em: Orientação Eduacacional Psicopedagogia, Educação Especial e Pedagogia Hospitalar.

Camen Célia B. C. Bastos, UNOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ Orientação: Camen Célia B. C. Bastos

Professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, do programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE, Doutora pela Unicamp. Integrante do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente, da Unioeste e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Superior – GEPES Unioeste.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Mendes, H. da S. F., & Bastos, C. C. B. C. (2016). Um estudo sobre a realidade da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior no Paraná. Revista Educação Especial, 1(1), 189–202. https://doi.org/10.5902/1984686X17215

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua