Inclusão de alunos surdocegos e a atuação de professores no ensino comum: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X26295Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, SurdocegoResumo
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática de estudos sobre a inclusão dos alunos surdocegos e a atuação dos professores e equipe de profissionais, no âmbito escolar. Optou-se por pesquisas com o formato de artigos, dissertações e teses. Utilizou-se da base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para os periódicos online, e o Portal Digital de Teses e Dissertações. Selecionaram-se publicações dos últimos vinte anos, ou seja, de 1996 a 2016. Combinaram-se aos critérios anteriores, os descritores: Surdocegueira, Educação Especial, Deficiência, Aprendizagem, Inclusão, Escola, Professor, Ensino, Docência e Estratégias de Ensino e seus termos correlatos na língua inglesa. Após a seleção, por meio da leitura do título e resumo, encontraram-se 28 artigos em que 03 foram analisados. A busca pelas teses e dissertações resultaram em 11 pesquisas e 06 foram analisadas por estarem relacionadas ao objeto do estudo. A revisão possibilitou a análise de pesquisas no âmbito nacional, no geral, e 01 internacional. Foram analisados os objetivos, amostras, tipos de estudo, instrumento e ênfase nos principais resultados. Os estudos implicaram em ausência de ações planejadas e fragmentação das atividades do Atendimento Educacional Especializado, bem como falta de formação de profissionais professores e guias-intérpretes especializados na prática pedagógica ao aluno surdocego. Conclui-se que se faz necessário criar possibilidades para promoção de formação continuada em serviços a fim de oportunizarem aos professores de salas de recursos, professor de sala comum e guias-intérpretes ações articuladas entre suas práticas cotidianas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).