Inclusão de alunos surdocegos e a atuação de professores no ensino comum: revisão sistemática

Autores

  • Ana Paula Silva Cantarelli Branco UFSCAR
  • Daniela Leal Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26295

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Surdocego

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática de estudos sobre a inclusão dos alunos surdocegos e a atuação dos professores e equipe de profissionais, no âmbito escolar. Optou-se por pesquisas com o formato de artigos, dissertações e teses. Utilizou-se da base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para os periódicos online, e o Portal Digital de Teses e Dissertações. Selecionaram-se publicações dos últimos vinte anos, ou seja, de 1996 a 2016. Combinaram-se aos critérios anteriores, os descritores: Surdocegueira, Educação Especial, Deficiência, Aprendizagem, Inclusão, Escola, Professor, Ensino, Docência e Estratégias de Ensino e seus termos correlatos na língua inglesa. Após a seleção, por meio da leitura do título e resumo, encontraram-se 28 artigos em que 03 foram analisados. A busca pelas teses e dissertações resultaram em 11 pesquisas e 06 foram analisadas por estarem relacionadas ao objeto do estudo. A revisão possibilitou a análise de pesquisas no âmbito nacional, no geral, e 01 internacional. Foram analisados os objetivos, amostras, tipos de estudo, instrumento e ênfase nos principais resultados. Os estudos implicaram em ausência de ações planejadas e fragmentação das atividades do Atendimento Educacional Especializado, bem como falta de formação de profissionais professores e guias-intérpretes especializados na prática pedagógica ao aluno surdocego. Conclui-se que se faz necessário criar possibilidades para promoção de formação continuada em serviços a fim de oportunizarem aos professores de salas de recursos, professor de sala comum e guias-intérpretes ações articuladas entre suas práticas cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Cantarelli Branco, UFSCAR

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - Universidade Estadual "Julio Mesquita Filho" - UNESP -Bauru (2015). Foi membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão - GEPDI - (2013-2015) em que desenvolveu pesquisa sobre Acessibilidade no Ensino Superior de Pós-graduação. Atualmente cursa Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pertence ao Grupo de Pesquisas Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Desenvolve pesquisa na Educação Especial e Políticas Educacionais Inclusivas.

Daniela Leal, Centro Universitário Moura Lacerda

Doutora e Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Mental (PUC-SP) e Psicopedagogia (UniSant'Anna). Graduada em Pedagogia pela UniSant'Anna (1999). Atualmente é professora no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) e no curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto). Seus principais temas de pesquisa e atuação relacionam-se à educação especial, tanto em seus aspectos históricos quanto contemporâneos, e à história da psicologia, com enfoque na concepção teórica de Alfred Adler. Pesquisadora, desde 2007, do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia - NIEHPSI (PUC-SP). Membro associada da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP); da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Branco, A. P. S. C., & Leal, D. (2018). Inclusão de alunos surdocegos e a atuação de professores no ensino comum: revisão sistemática. Revista Educação Especial, 31(61), 323–338. https://doi.org/10.5902/1984686X26295

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua