A deficiência visual em foco: estratégias lúdicas na Educação Matemática Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X35402

Palavras-chave:

Educación Matemática Inclusiva, Expresiones lúdicas, Deficiencia visual.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre o ensino de Matemática para alunos com deficiência visual, apontando expressões lúdicas enquanto estratégia de ensino no âmbito da inclusão escolar. As expressões lúdicas podem compor-se de jogos, brincadeiras e outras atividades que venham a despertar o espírito lúdico nos sujeitos que as realizam. A partir dos estudos aqui analisados e da identificação de jogos pedagógicos táteis e digitais, acredito que os materiais considerados lúdicos podem contribuir para o desenvolvimento do sistema háptico ou tato ativo, uma vez que, através deste sistema, os indivíduos sem acuidade visual percebem o mundo ao seu redor e podem construir diferentes conceitos matemáticos, potencializando a aprendizagem neste componente curricular. Por este motivo, serão descritos diferentes materiais e jogos que possibilitem tratar conteúdos matemáticos presentes na Educação Básica, especialmente aqueles construídos e testados junto a alunos cegos e com baixa visão. Os resultados apontam para a necessidade de realizar mais pesquisas que apresentem outras alternativas lúdicas, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos pouco contemplados em tais materiais ou jogos. Em sua maioria, as atividades abordam conceitos de função, geometria, progressão geométrica, as quatro operações básicas, e o reconhecimento dos símbolos que representam os números. Entretanto, há inúmeros outros conteúdos matemáticos que ainda são trabalhados em sala de aula com um forte apelo visual, demandando outras estratégias que favorecem a inclusão e aprendizagem de pessoas com deficiência visual. 

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Biografia do Autor

Érica Santana Silveira, Universidade de Brasília

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (2015). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016). Desenvolveu sua pesquisa de mestrado sobre a Gênese Instrumental de uma maquete tátil, com duas alunas, cega e vidente, no estudo de conceitos básicos de Probabilidade. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Sendo sua linha de pesquisa a Educação Matemática Inclusiva, Aprendizagem Lúdica, Ensino de Probabilidade e Estatística, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino e na Aprendizagem de Matemática. Possui experiência profissional tanto no Ensino Superior, em cursos de graduação presenciais e a distância, quanto na Educação Básica, em turmas de Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Atualmente, é membro do grupo de Pesquisa em Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto (GEPAL).

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

Silveira, Érica S., & Sá, A. V. M. de. (2019). A deficiência visual em foco: estratégias lúdicas na Educação Matemática Inclusiva. Revista Educação Especial, 32, e100/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X35402

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua