Trabalho docente no ensino superior: dialética da transversalidade entre deficiência, raça e gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88632

Palavras-chave:

Trabalho docente, Indicadores sociais, Pessoas com deficiência

Resumo

A partir das bases epistemológicas do materialismo histórico, o artigo objetiva analisar o trabalho docente de pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro. Especificamente, busca compreender a dialética da transversalidade entre deficiência, raça e gênero e seu impacto na atuação profissional no ensino superior. Para tanto, toma como unidade de análise os microdados da Relação Anual de Informações Sociais de 2022. Os dados foram processados a partir das linguagens computacionais Python e R. com as variáveis relacionadas às categorias tipo de deficiência, gênero, raça/cor, faixa de remuneração salário mínimo e grau de instrução. Os resultados apontam o impacto da deficiência na inserção no mundo do trabalho formal, inclusive em funções que carregam vantagens salariais, culturais e sociais. A análise a partir da dialética da transversalidade evidencia que as desigualdades detectadas na docência no ensino superior não podem ser reduzidas a uma única dimensão, ao contrário, a intersecção de raça, gênero e deficiência cria um sistema complexo de opressão e de múltiplas formas de discriminação.

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Biografia do Autor

Silvia Márcia Ferreira Meletti, Universidade Estadual de Londrina

Docente do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.  Tem experiência nas áreas de Educação com ênfase em Educação Especial, política educacional, educação escolar e indicadores sociais e educacionais. Líder do NÚCLEO DE ESTUDOS CRÍTICOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL.

Vinicius Neves de Cabral, Instituto Federal de Educação

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do curso de Pedagogia Bilíngue (Português/Libras) do Instituto Federal de Santa Catarina - campus Palhoça. Pesquisador do NÚCLEO DE ESTUDOS CRÍTICOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL. Co-editor da revista Journal for Critical Education Policy Studies (JCEPS).

Jucenir da Silva Serafim, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Letras, Biblioteconomia e Pedagogia. Possui especialização em Filosofia Política e Jurídica, mestrado em Ciência da Informação e doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Londrina. Residente no Hub de Inteligência Artificial do SENAI em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná onde cursa o mestrado em Informática. Pesquisador do NÚCLEO DE ESTUDOS CRÍTICOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Meletti, S. M. F., Cabral, V. N. de, & Serafim, J. da S. (2024). Trabalho docente no ensino superior: dialética da transversalidade entre deficiência, raça e gênero. Revista Educação Especial, 37(1), e46/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X88632

Edição

Seção

Dossiê: Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar - Organizadores: Clarissa Hass e Edson Pantaleão

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