A concepção de docentes do curso de educação física: sobre o acesso e permanência da pessoa com deficiência no ensino superior

Autores

  • Bárbara Andressa Mendonça de Rocha Mesquita Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Educação / Universidade Estadual de Goiás. https://orcid.org/0000-0002-1917-3425
  • Tadeu João Ribeiro Baptista Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Educação / Faculdade de Educação Física e Dança, professor universitário. Doutor em Educação pela UFG/GO http://orcid.org/0000-0001-5140-2032

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X35737

Palavras-chave:

Ensino Superior, Pessoa com deficiência, Acesso, Permanência.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a concepção dos professores do Ensino Superior com relação ao acesso e à permanência das pessoas com deficiência no curso de licenciatura de uma faculdade de Educação Física do município de Goiânia. A abordagem escolhida para análise dos dados pesquisados é qualitativa, trata-se de um estudo descritivo de caráter transversal. Para a técnica de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada aplicada a dois professores do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da cidade de Goiânia, que já lecionaram ou estejam lecionando alguma das disciplinas obrigatórias do curso para algum acadêmico com deficiência. O estudo demonstra que esses professores possuem consciência sobre a formação de estereótipos pela cultura e as situações de preconceito que as pessoas com deficiência sofreram e ainda sofrem na sociedade, inclusive no contexto educacional. Defendem que existem poucas ações, tanto por parte da universidade quanto dos professores, que correspondam a uma perspectiva inclusiva, excetuando-se a criação do núcleo de acessibilidade e algumas ações pedagógicas isoladas por parte dos professores. Portanto, apontam que são necessárias mudanças na cultura educacional da universidade capazes de promover o acesso e a permanência das pessoas com deficiência nessa instituição de Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Bárbara Andressa Mendonça de Rocha Mesquita, Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Educação / Universidade Estadual de Goiás.

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2012), pós-graduada em Docência Universitária, pós-graduação em Fundamentos da Educação Infantil e séries iniciais e pós-graduação em Movimento Humano. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Trabalha com enfase nas temáticas prática pedagógica, Educação Física escolar, inclusão, natação e saúde. Atualmente é professora concursada pela Prefeitura de Goiânia, exercendo a função de professor regente no Ensino Especial - APAE/GO e Professora Universitária no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Goiás.

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Educação / Faculdade de Educação Física e Dança, professor universitário. Doutor em Educação pela UFG/GO

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação física, indústria cultural, estética, saúde e atividade física/práticas corporais.

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

Mesquita, B. A. M. de R., & Baptista, T. J. R. (2019). A concepção de docentes do curso de educação física: sobre o acesso e permanência da pessoa com deficiência no ensino superior. Revista Educação Especial, 32, e84/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X35737

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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