Educação de surdos no ensino superior na perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X70314

Palavras-chave:

Inclusão, Surdos, Ensino Superior

Resumo

Esta pesquisa objetivou descrever a produção científicasobre a inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior, a partir dedados disponibilizados na base de dados da CAPES. A busca se concentrou em artigos científicos publicados no período de 2010 a 2020. Dentre esses, quatorze (14) pesquisas vinculadas ao Ensino Superior se enquadravam na temática e constituíram o foco de análise deste estudo. Utilizando o processo analítico da Análise de Conteúdo, emergiram três categorias: I) Políticas de Inclusão voltadas ao Ensino Superior; II) Desafios e Adaptações para Inclusão do Surdo no Ensino Superior; e III) Capacitação Docente para o Ensino de Surdos no Ensino Superior. Os resultados demonstram que, mesmo com os inúmeros avanços, em especial nas políticas públicas que possibilitam o acesso à Universidade, os surdos ainda encontram barreiras para permanecer de forma exitosa nessa modalidade de ensino, revelando a necessidade da contratação de mais profissionais intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Também apontou a necessidade de adaptações que respeitem a língua e a cultura dos estudantes surdos, assim como de formação docente continuada no que tange às estratégias de ensino dos professoresque atuam no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Bruna Delanhese, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Educação Inclusiva e em Libras. Proficiente no Uso e Ensino da Libras pelo Prolibras e na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa pelo Prolibras. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Jacarezinho-PR. Membro do Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFPR.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Paraná

Realizou estágio de pós-doutorado em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Possui doutorado e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ambos da UENP. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP-líder) e Estudos de Língua Falada - ELIFA (UFMS). Integra o Projeto Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP). É co-fundadora e co-coordenadora do Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino - LABOR. É membro do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - LILA (IES do Paraná). 

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Publicado

2024-03-19

Como Citar

Delanhese, B., & Storto, L. J. (2024). Educação de surdos no ensino superior na perspectiva inclusiva. Revista Educação Especial, 37(1), e9/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X70314

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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