Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva e na Educação de Surdos: um estudo sobre o incentivo das potencialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69929

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Potencialidades

Resumo

O presente artigo é uma revisão teórica acerca do impacto que as práticas pedagógicas de inclusão podem trazer para o incentivo das potencialidades dos estudantes Surdos e estudantes com deficiência no Brasil. A motivação para este estudo se deu devido ao enfoque da literatura sobre o tema estar nas necessidades desses estudantes e não em suas potencialidades. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se há práticas pedagógicas que conduzem ao desenvolvimento das potencialidades desses educandos em cada uma das quatro categorias elencadas por Pescador e Domínguez (2001), sob as quais uma escola se constitui: a sala de aula na interação aluno/professor, o projeto curricular, a gestão escolar e a interação com a sociedade. O método deste trabalho ancora- se numa pesquisa qualitativa com revisão de literatura que utilizou como base de coleta de dados: a SciELO (Scientific Electronic Library Online), livros e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTB) com a temática sobre as práticas pedagógicas de Inclusão. Evidenciou-se que, apesar da visão sobre a inserção de estudantes Surdos ou com deficiência nas salas de aula comum estar se modificando, as práticas pedagógicas de inclusão ainda estão voltadas para as necessidades e não para as potencialidades desse público

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Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Federal Institute of Brasília

Doutora em Ciência da Informação (UnB). Mestra em Engenharia Mecânica (UFPE). Graduada em Engenharia Eletrônica (UPE) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFPE). Docente de Informática do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Núbia Flávia Oliveira Mendes, Federal Institute of Brasília

Doutoranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Estudos da Tradução da UFSC. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Possui graduação em Letras Libras pela UFSC. Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Proficiente em Libras, com certificação nacional de proficiência (Prolibras) na área de Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa e Língua Portuguesa/Libras. Docente de Libras no Instituto Federal de Brasília. Tradutóloga, Tradutora e Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais)/Português. 

Queila Pahim Kodama, Federal Institute of Brasília

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia de Brasília (IFB). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012); Especialista em Planejamento e Consultoria Turística pela Faculdade Estácio de Sá RN (2009); Bacharel em Turismo pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2005). Técnica de Guia de Turismo pelo SENAC RN (2005). 

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Santos, S. K. da S. de L., Mendes, N. F. O., & Kodama, Q. P. (2023). Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva e na Educação de Surdos: um estudo sobre o incentivo das potencialidades. Revista Educação Especial, 36(1), e35/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X69929